Perfil

Perfil: Shiki Misaki (The World Ends With You)

Repararam que nenhum herói é o mesmo no começo e no final de sua jornada? Algo sempre acontece, alguém aparece, mas sempre a sua opinião a... (por Fellipe Camarossi em 29/07/2012, via Nintendo Blast)

Repararam que nenhum herói é o mesmo no começo e no final de sua jornada? Algo sempre acontece, alguém aparece, mas sempre a sua opinião acaba por mudar, sua perspectiva se expande, seus conceitos são renovados. Hoje iremos falar sobre uma personagem que teve um papel crucial na vida de Neku Sakuraba, o protagonista de The World Ends With You. Com seus próprios conflitos e traumas, Shiki Misaki se mostra a parceira ideal que Neku precisaria para poder ver o mundo com outros olhos.

Possuidora de uma personalidade forte, Shiki faz um contraste deveras interessante com o herói, Neku. O negativismo do protagonista bate de frente com o positivismo de Shiki, que tenta ver o lado bom das coisas e mostrar que com esforço, tudo é possível. Sua atitude acaba por influenciar pesadamente a perspectiva de Neku, mas isso deixaremos pra explicar em sua história.

Aviso: O texto a seguir contém revelações sobre o enredo (spoilers), leia por sua conta e risco.

Um jogo em duplas



Objetivo: Conseguir chegar em 104, um dos muitos distritos de Shibuya. Parece uma tarefa simples pra alguém que passou a vida dando voltas e mais voltas pelo grande bairro, mas uma barreira a impede de chegar até lá. Para ultrapassar a barreira, Shiki vai precisar de mais do que somente sua determinação; ela precisa de um parceiro. Após circular pelo bairro fugindo dos Noise, enfim ela encontra um parceiro em potencial, um rapaz de vestes azuis e cabelo espetado. Eles formam um pacto... Algo que mudaria suas vidas para sempre.

Neku Sakuraba, o rapaz com o qual ela formou o laço de sobrevivência, logo se mostra extremamente antissocial, evitando ao máximo formar um contato mais próximo com sua parceira, deixando-a sempre encabulada em sua presença. Este problema se torna ainda pior quando, no segundo dia do caótico “Jogo dos Ceifadores” cujo participavam, uma representante dos ceifadores convence Neku de que, ao matar sua parceira, poderia se libertar daquela brincadeira de mau gosto que chamavam de “jogo”. Felizmente, a vida de Shiki é salva por Sanae Hanekoma, homem que aparentemente entende muito bem do jogo e consegue aconselhar a dupla e livrá-los da influência dos ceifadores.

A partir dali, Shiki e Neku começam a aprender muito um com o outro, principalmente quando é revelado ao rapaz qual foi o “custo de entrada” da moça: sua aparência. No sexto dia do jogo, a dupla encontra Eri, a melhor amiga da Shiki, e Neku surpreende-se ao notar que as duas são exatamente iguais. A jovem acaba por confessar que nunca gostou da sua real aparência e sempre invejou o estilo da amiga, e precisou perder aquilo que sempre menosprezou para aprender a dar valor ao que tinha. Essa lição acaba por servir para o próprio Neku, que passa a tratá-la de forma diferente, começa a ver as relações humanas de uma nova perspectiva, aprende a dar mais valor ao que tem. Toda essa situação, somado a informação de que aquele jogo servia para voltar a vida – visto que todos seus participantes eram espíritos - serviu para começar a transformação de Neku, de um garoto antissocial e frio em uma pessoa que se preocupa com os outros, e Shiki foi o catalisador dessa mudança.

Após o confronto com o Game Master daquela seção do Jogo dos Ceifadores, o gourmet Yodai Higashizawa, Shiki enfim vê o fim daquela brincadeira doentia formada pelos antagonistas. Logo na conclusão do embate, a moça se vê junto de seu parceiro diante de um homem em trajes negros, afirmando que somente um dos dois poderá sair do jogo, enquanto o outro terá de permanecer por mais algum tempo, participar de outra rodada e torcer para ser capaz de sair. Shiki é escolhida para retornar a vida, e por incrível que pareça, Neku está satisfeito com isso e Shiki não. A relação dos dois evolui a tal ponto que o altruísmo mútuo faz dessa decisão algo realmente constrangedor. O rapaz está disposto a deixá-la voltar, apesar de ela achá-lo mais merecedor, mas não há como mudar a decisão do suposto jurado que estava diante deles. Acabam então por aceitarem, e separam-se, com a promessa de se reencontrar quando voltarem à vida.

Infelizmente, eles são pegos por uma armadilha, e Shiki torna-se o custo de entrada de Neku na segunda semana. Mas não irei além disso... Afinal, o bom contador de história sempre deixa um gostinho de quero mais!

Os dois lados da adolescente



Shiki aparece para nós como uma moça no auge de seus quinze anos, trajando sempre as melhores roupas que a moda pode oferecer. Se tem alguém que entende sobre as tendências e as marcas, é ela. Apesar de soar superficial, a ruiva tem valores importantíssimos e valoriza demais suas amizades, estando sempre disposta a proteger seus amigos. É também extremamente sociável, característica que é demonstrada em diversos trechos no decorrer do jogo.

Shiki traja uma minissaia verde, uma camiseta regata vermelha e curta, coberta por um casaco amarelo igualmente pequeno e uma boina que encobre seus cabelos avermelhados. Tudo isso contrasta de forma interessante com seu corpo esguio e suas botas escuras. Contudo, como informado no decorrer da história, essa aparência foi dada a ela baseada em sua amiga Eri, como seu custo de entrada. Sua verdadeira aparência não pode ser colocada aqui por ser um spoiler dos grandes, mas caso sua curiosidade seja mesmo grande, pode vê-la clicando aqui nessas palavras azuis e brilhantes.

Em combate, a moça demonstra uma capacidade diferenciada: ela luta usando de um estilo que se assemelha ao controle de marionetes com seu ursinho de pelúcia: Mr. Mew. Conforme seus comandos, o pequeno brinquedo avança nos adversários e os golpeia, sendo capaz até de aumentar o seu próprio tamanho e esmagar inimigos em estágios avançados. É, não é uma boa ideia subestimar a garota – e nem seu brinquedo!

Visitando Traverse Town




Shiki também aparecerá no novo título Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS), que será lançado na próxima semana. Neste game, o Jogo dos Ceifadores aparentemente se passa em Traverse Town, cidade já comum da série Kingdom Hearts, e Shiki tem a oportunidade de interagir com Riku, que a salva de um ataque de Dream Eaters, sendo apelidado por ela como “Mr. Knight”. O rapaz de cabelos prateados nega o adjetivo (“cavaleiro”), o que faz com que a moça o lembre que ele precisa ter mais senso de humor. Ainda não se sabe se o papel de Shiki será mais importante no decorrer da trama, mas considerando a ressurreição do elenco de The World Ends With You em Kingdom Hearts 3D, supõe-se que sejam todos importantes.


É meus amigos e leitores, aprendemos algo novo todos os dias. Da mesma forma que de vez em quando a vida nos mostra que é importante darmos valor ao que temos, Shiki nos transmite o quanto somos fúteis às vezes com tudo o que temos. Por vezes é preciso perder tudo pra dar valor ao que temos a nossa volta e aprender a ver o mundo de outra forma... Mas o que acham de não precisar de um choque de realidade pra ver o mundo de uma nova perspectiva? Se o seu mundo termina com você, expanda seus horizontes, antes que a vida te force a isso!

Revisão: Lucas Oliveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google