Plug and Blast

Plug and Blast: Expansion Pak (N64)

Nunca se falou tanto em poder de hardware como nos tempos atuais. O primeiro questionamento referente a um novo console seja ele, portátil o... (por Aurelio em 06/07/2012, via Nintendo Blast)

623px-N64-Expansion-PakNunca se falou tanto em poder de hardware como nos tempos atuais. O primeiro questionamento referente a um novo console seja ele, portátil ou de mesa, é seu poder de processamento. Essa discussão é antiga e as empresas tinham que se superar e se virar com o que tinham para driblar os problemas técnicos. Na época do Nintendo de 64 bits, a forma de otimizar o desempenho do console foi o Expansion Pak, lançado em 1998.

Expandindo as coisas

516FSHY0YBLO Nintendo 64 foi para sua época extremamente poderoso, possuía um poder técnico invejável. Sua GPU (unidade de processamente gráfico) era capaz de criar efeitos como fumaça, luz e transparência e texturas diversas. Porém o console possuía vários problemas: o primeiro e mais comentado era a terrível decisão de manter o cartucho como mídia do console e a sua fraca memória RAM, sendo somente 4mb.

Para quem não sabe, a memória RAM é a principal responsável pelo desempenho. Nesta memória são transferidos os arquivos dos jogos. Imaginem o cartucho de jogo como um HD, esse HD transfere de forma temporária os arquivos para a memória RAM que inicia um processo de leitura das informações junto da GPU e outras unidades internas.

j1F5aiuYKj7JA2321882648_9ec8e643aa

O Expansion Pak dobrava a RAM do console, ou seja, o processamento tornava-se baseado numa memória RAM de 8mb! Em outras palavras, a velocidade de leitura e escrita dobravam. Ele era colocado numa gaveta na face superior do console, no lugar do Jumper Pak, acessório que acompanhava o console.

Mais modos de jogo, maior definição…

ngbbs4b6cfe4597332Adicionar 4mb de memória abriu a possibilidade do console rodar jogos como Star Wars: Rogue Squadron ou StarCraft 64 em uma resolução melhor, 640 x 480 pixels. No caso de StarCraft 64, haviam estágios extras ao utilizar o acessório. Nesses exemplos o uso do acessório é opcional, caso o jogador quisesse desfrutar de jogos com melhor qualidade gráfica.

Perfect_Dark_N64_Box_ArtEm alguns jogos, a necessidade de utilização do acessório era agravada. No caso de Perfect Dark, que além de possuir modos de jogo inéditos para o acessório, ainda tinha alguns problemas relacionados a taxa de frames no modo multiplayer. Logo na caixa fica clara a necessidade do acessório para que haja uma experiência de jogo plena.

No Japão o jogo protagonizado pela bela Joanna Dark foi vendido em um bundle com o acessório.

Veja o comercial de Perfect Dark:

O comercial também deixa clara a necessidade do acessório para uma experiência completa.

250px-DonkeyKong64CoverArtSó foram lançados dois jogos que tornaram a utilização do acessório totalmente obrigatória, Donkey Kong 64 e The Legend of Zelda: Majora’s Mask. Ambos utilizaram os 4mb adicionais para trazer gráficos mais sofisticados do que os apresentados até então para o console. As maiores diferenças notadas nesses jogos são os efeitos mais refinados, cores mais vibrantes e cenários mais ricos em detalhes em comparação a outros jogos do sistema.

Comercial japonês do jogo que obriga a utilização do Expansion Pak.

MMBoxArtDonkey Kong 64, lançado junto ao acessório em 1999, foi um sucesso comercial e vendeu 5,27 milhões de unidades pelo mundo, conforme dados disponibilizados pelo VGChartz. Logo o jogo foi o principal responsável pelo sucesso do acessório e também de Majora´s Mask, lançado um ano depois, esse por sua vez vendeu 3,36 milhões de cópias pelo mundo.

Wii Motion Plus ou Circlepad Pro do 64?

N64-ResidentEvil2Se fossemos pensar na Nintendo administrativamente e preenchêssemos um C.A.R. (técnica de seleção, a sigla significa: contexto, ação e resultado. Basicamente verifica as ações passadas e pressupõe que essas se repetirão no futuro) a Nintendo seria muito bem sucedida quando o assunto é originalidade na criação de acessórios. Claro que por outro ponto de vista, verificamos que a Nintendo lança acessórios para que possa preencher lacunas do design de seus videogames, o que muitas vezes parece não ser o mais acertado quando visto de forma mais ampla. E quando vemos o contexto do Nintendo 64 e seus componentes de ponta para a época, a ação de criar o Expansion Pak demonstrou um calcanhar de Aquiles do console e o resultado foram dois jogos best seller do mesmo. Nesse caso foi uma decisão até bastante elegante da Nintendo. Mas nem sempre a mesma terá essa sorte.

Turok 2 of Evil SeedsA Nintendo está lançando um novo console que precisa desde o primeiro momento convencer como produto. Este precisa amalgamar características que o tornem completo para que não haja a necessidade de nenhum acessório tapa buraco, como foi o Expansion Pak.

Afinal, a memória de 4mb que vinha com o console não era suficiente para aproveitar todas as possibilidades dos demais componentes de hardware.

E você? Teve um Expansion Pak e aproveitou os jogos do Nintendo 64 de forma otimizada? Conte-nos suas experiências!

Revisão: Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Não tive o Expansion Pak, o acessório mais legal e importante que tive foi o transfer pak, que acompanhava o jogo de pokemon e permitia jogar Red/Blue/Yellow do Gameboy no 64.

    Eu tinha o cartucho do yellow sem nem mesmo ter o portátil.

    ResponderExcluir
  2. tenho transfer pak moemory pak volante e o expassion achei ele magnifico perfect dark é um dos fps q mais adorei até hj nao troco ele por qualquer fps q tem hj em dia nao comparado aos consoles de hj ele tinha mto mais detalhes e era bem mais divertido possibilitando até 12 players em um mapa só 8 bots e 4 players XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google