Plug and Blast

Plug and Blast: Joystick do Nintendo 64

Partindo de uma época em que os joysticks eram simples e não tinham tantos botões, a Nintendo revoluciona mais uma vez trazendo à tona um ... (por Gustavo Rocha em 14/07/2012, via Nintendo Blast)

Partindo de uma época em que os joysticks eram simples e não tinham tantos botões, a Nintendo revoluciona mais uma vez trazendo à tona um controle que, de tão versátil, parecia até mesmo uma nave espacial. Com um design espetacular, seu conceito foi tão bem aceito mundialmente que até hoje as empresas se utilizam das ideias nele aplicadas. Esse foi o Joystick do saudoso Nintendo 64, que você confere a análise agora. Plug and Blast!



Esquisito, mas fantástico


Que o Nintendo 64 foi um console muito bacana, todos nós sabemos. Mas também sabemos que boa parte de seu carisma estava no Joystick, que mesmo tendo parecido esquisito para alguns, proporcionava uma liberdade e uma sensação de conforto inigualável.

Para começar, seu design foi totalmente proporcionado para ser segurado de até três formas diferentes: lado esquerdo e meio, meio 
e direito ou esquerdo e direito. Não entendeu? Então tire o pó do seu joystick antigo de N64 e teste todas essas posições. Aproveite também para jogar os minigames de Pokémon Stadium e vai perceber como todas essas formas de segurar são úteis e funcionam perfeitamente.

Muitos botões, muita diversão



O controle do N64 era munido de dois direcionais e mais 10 botõs, todos muito aproveitáveis. Os botões “A” e “B” simplificavam tudo (até hoje ao jogar Star Fox 64 eu vejo o botão “A” como “Atacar!” e o “B” como “Bomba!”), sendo perfeitos para qualquer jogo.

O botão “C” pela primeira vez na história foi desmembrado em quatro, sendo que, de acordo com o jogo, ao mesmo tempo em que poderiam ser utilizados para diversas funções, como tocar a ocarina em Zelda, também serviam como direcionais, como foi o caso do clássico FPS Turok.


Os botões “R” e “L” mantiveram a essência dos botões do Super Nintendo, apesar de possuírem um tamanho um pouco mais esticado, o que melhorava a posição dos dedos.

Mas talvez o botão mais bacana do controle tenha sido o fabuloso “Z”, posicionado exatamente na parte inferior traseira do objeto. Como o joystick possuía um centro “apalpável”, o botão caia perfeitamente na posição do dedo indicador, o que se tornava perfeito, principalmente, para jogos de tiro, já que dava a impressão de se ter um gatilho no controle. Literalmente era a arma. O botão “Z” foi uma ideia tão boa que a Nintendo voltou atrás no Nintendo Wii e o aplicou no Nunchuk. Aliás, note que o formato inteiro do Nunchuk lembra muito a parte central do controle do N64.


O pai do Analógico


Apesar de possuir um direcional de até 8 direções do lado esquerdo, a parte que realmente brilhou no joystick de N64 foi o direcional analógico, considerado mais uma grande inovação da Nintendo. Pois, por mais que o Atari tivesse um controle que permitia a movimentação em todos os ângulos, foi no 64 Bit da Nintendo que a ideia realmente foi pra frente e seu direcional não só passaria a permitir qualquer direção, como seria possível agora obter com total precisão o controle do movimento do jogo, seja ao usá-lo para andar e correr em Super Mario 64, como para controlar o voo do seu personagem em Pilot Wings.



O analógico foi uma criação tão bem vinda no universo dos video games que todas as empresas concorrentes aderiram ao periférico e, até hoje, qualquer Joystick deve possuir esse tipo de direcional. Por sinal, a Nintendo continuou utilizando o mesmo estilo e design do direcional de N64 em seus futuros consoles, até o Nintendo Wii, e só mudou agora com a chegada do 3DS, que possui um analógico diferenciado.


O Joystick com um buraco nos fundilhos


Uma coisa interessante no controle do N64 era seu suporte traseiro para periféricos.
O espaço servia para encaixar diversos objetos, como o inovador Rumble Pak ou o Memory Card.
Serviu de espaço também para o interessante Transfer Pak, que permitia ao pessoal interagir com o Game Boy, nos jogos Pokémon Stadium 1 e 2.
Com isso o controle se firmava não apenas como um Joystick, mas sim como uma verdadeira máquina!


Cores, cores e mais cores


Os controles de N64 eram dispostos em várias cores, mas, ao comprar um console, o felizardo geralmente recebia a clássica versão cinza.
Com o lançamento das versões especiais do console Nintendo 64, foram lançados também diversos Joysticks com cores alteradas, sendo que os consoles translúcidos (versões jabuticaba, kiwi, etc) acompanhavam também Joysticks transparentes.
Legal mesmo era colecionar todos, não é?



O mundo tem que admitir que o Joystick de Nintendo 64 revolucionou não apenas em sua época, mas serviu de exemplo para todas as gerações futuras de como fazer controladores de qualidade. Você também gostava do controle? Tinha algum game que achava especial jogar com ele? Comente!  

Revisão: Thyago Coimbra Cabral

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pra quem é fã de N64

    http://www.youtube.com/watch?v=PXt6S0QpttM

    ResponderExcluir
  2. Controle muito bom especialmente para mario 64. .. So perde pro maravilhoso controle do dreamcast

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google