Jogamos

Análise: Tetris Axis (3DS)

Tetris é o puzzle mais famoso do mundo dos jogos e foi lançado para praticamente todos os consoles existentes. Sendo assim, era só uma qu... (por Farley Santos em 23/08/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_tetris_axis_00 Tetris é o puzzle mais famoso do mundo dos jogos e foi lançado para praticamente todos os consoles existentes. Sendo assim, era só uma questão de tempo para que o 3DS também recebesse uma versão do clássico game. Tetris Axis oferece a jogabilidade básica e precisa de sempre, sendo a novidade da vez vários modos que utilizam a fórmula consagrada de maneira interessante. E claro, não podia faltar o modo multiplayer, no qual até oito amigos podem se enfrentar tanto localmente quanto online. Vale a pena investir mais uma vez em Tetris? Confira a seguir.

Mesmo puzzle, novas regras

Se praticamente todo mundo já jogou Tetris antes, como fazer com que um game da franquia se destaque em relação aos outros? A resposta é uma boa quantidade de modos baseados na mecânica original. Nas mais de quinze modalidades de Tetris Axis, o jogador ainda vai girar e encaixar tetriminos, as familiares peças de variados formatos, sempre se preocupando em não deixar as peças encostarem no topo da tela. Entretanto as regras variam entre os modos, resultando em situações originais e divertidas.

nintendo_blast_tetris_axis_02 nintendo_blast_tetris_axis_01

As modalidades são divididas em três categorias principais: Featured, Party e AR. Em Featured estão concentradas as modalidades básicas como Marathon (o Tetris clássico), Survival, Computer Battle e o novíssimo Fever. Na sessão Party ficam os modos mais diferentes, como Stage Racer, Fit, Tower Climber e Bombliss Plus. A sessão AR, como o nome sugere, lista os modos de Augmented Reality (realidade aumentada). Alguns modos vieram de Tetris Party Deluxe (Wii), mas foram devidamente adaptados ou alterados. Além de tudo isso, o game tem multiplayer online e local através do Download Play.

Muitas maneiras de se viciar

São tantos modos que é impossível não encontrar um favorito.  Alguns destaques:

  • nintendo_blast_tetris_axis_03Fever: Em uma área de jogo reduzida e com limite de tempo, o jogador deve conseguir a maior pontuação possível. Certas ações, como fazer linhas de cores específicas, incrementam o multiplicador de pontos e ativam situações nas quais conseguir muitos pontos é fácil. Itens que concedem vantagens podem ser comprados com as moedas adquiridas no modo. Fez uma boa pontuação? Compare com outros jogadores do mundo todo através do ranking online;
  • Jigsaw: Complete uma ilustração colocando as peças nas posições corretas. Quanto mais rápido, melhor;
  • Fit: Um tabuleiro “sobe” do fundo da tela e é necessário encaixar peças nas posições corretas antes que a área de jogo alcance o topo. Aqui o efeito 3D faz diferença, dando uma sensação de se estar observando um túnel;
  • Capture: Uma estrela colorida aparece na tela e ela precisa ser “capturada”. Para isso basta colocar uma peça de mesma cor sobre a estrela. Como era de se esperar, as estrelas surgem em locais de difícil acesso.

Salvo alguns casos, os modos são perfeitos para partidas rápidas e descompromissadas, contando com aquela sensação de “só mais uma partida” presente na maioria dos puzzles viciantes. Um caso a parte são os modos da sessão AR. Eles são basicamente versões simplificadas dos modos originais e não adicionam nada de interessante à jogabilidade.

nintendo_blast_tetris_axis_04 nintendo_blast_tetris_axis_05

Destruindo amizades

Cansou de explorar os inúmeros modos individuais? Então é hora de partir para o multiplayer. Tetris Axis oferece multiplayer local e online para até oito jogadores simultâneos. Somente com um cartão de jogo é possível aproveitar, através de Download Play, os modos Marathon, VS Battle e Fever, sendo que mais modos estão disponíveis caso cada jogador tenha uma cópia do game.

nintendo_blast_tetris_axis_07 nintendo_blast_tetris_axis_06

Sem dúvidas o modo VS Battle é o mais divertido, com partidas frenéticas e itens para atrapalhar os oponentes. Os itens são bem criativos e fazem uso dos recursos do 3DS como microfone e giroscópio. A tela embaçou e é impossível ver? Sopre o microfone para dispersar a névoa. Sua área de jogo está bem bagunçada? Use um item para organizá-la, inclinando o 3DS para a direção desejada. Agora se você realmente quiser comprar briga com seus amigos, bagunce muito a sua tela e use o item de troca de área de jogo, colocando outro jogador em situação complicada. Vários outros itens estão disponíveis para agitar as partidas.

nintendo_blast_tetris_axis_08 nintendo_blast_tetris_axis_09

Se você não tem ninguém por perto para jogar localmente, o modo online é a saída. Nele somente a modalidade VS Battle está disponível e ela pode ser disputada entre amigos ou desconhecidos. Infelizmente é meio raro conseguir fechar uma sala com oito jogadores. Tirando a demora para conseguir uma quantidade significativa de participantes, o modo online funciona bem e sem engasgos.

Visual simplificado

nintendo_blast_tetris_axis_10 Enquanto é visível o esforço colocado pela produtora na variedade de modos, o mesmo não pode ser dito da parte gráfica do game. O visual é simples, lembrando muito Tetris Party Deluxe (DS), resultando em algo sem muita personalidade. Mesmo assim, existe um certo nível de personalização: estão à disposição variados planos de fundo animados e diferentes estilos de blocos, por mais que a diferença entre eles seja bem sutil. Também é possível alterar a roupa de seu Mii e escolher uma estranha dança para ele, mas as opções são limitadas.

Já o efeito 3D serve somente para dar profundidade aos planos de fundo animados e pode ser desligado completamente sem diferenças significativas. O único momento em que o efeito 3D é interessante é no modo Fit, já que a área de jogo “sobe” em direção a tela, resultando em uma sensação de profundidade legal. A música consiste em canções clássicas da série, como o tema de Tetris, remixadas em arranjos que tendem para o estilo eletrônico. Existem várias músicas e é possível escolher qualquer uma em todos os modos, entretanto elas não são muito interessantes e enjoam rápido.

nintendo_blast_tetris_axis_11 nintendo_blast_tetris_axis_12

Um Tetris excepcional

nintendo_blast_tetris_axis_13 Tetris Axis é uma das versões mais completas do famoso puzzle. A boa quantidade de modos de jogo, variadas opções de multiplayer e rankings online tornam o fator replay alto. Tudo bem que visualmente o jogo seja bem simples, mas os controles precisos e jogabilidade viciante fazem com que isso seja só um pequeno detalhe. Fãs de Tetris vão amar este game.

Prós

  • Muitos modos de jogo;
  • Multiplayer para até 8 pessoas via Download Play;
  • Utiliza boa parte dos recursos do 3DS.

Contras

  • Visual simples e sem inspiração;
  • Música completamente esquecível;
  • Uso desinteressante de realidade aumentada.

Tetris Axis – Nintendo 3DS - Nota Final: 8,5
Visual: 7,0 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 9,5 | Diversão: 9,5

Revisão: Alex Sandro


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Se eu soubesse que tem modo on line já teria adquirido há mais tempo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google