Blast from the Past

Blast from the Past: Phantasy Star (Master System/VC)

Os jogos de RPG têm muitos seguidores nos dias de hoje e muitas opções de escolha também, mas na década de 80 eles não eram tão comuns. Phan... (por Alberto Canen em 16/08/2012, via Nintendo Blast)

Phantasy_Star_SMS_ScreenShot1Os jogos de RPG têm muitos seguidores nos dias de hoje e muitas opções de escolha também, mas na década de 80 eles não eram tão comuns. Phantasy Star, do Master System, foi um dos precursores do gênero no mundo, entrando facilmente em qualquer lista de RPGs mais importantes de todos os tempos, ao lado de Final Fantasy e Dragon Quest, seus rivais na época. Ele também foi o primeiro de uma série de jogos de sucesso que perdura até a geração atual. No Brasil, o sucesso foi ainda maior que em outros lugares do mundo, pelo sucesso que o console da Sega fez por aqui. Agora, os donos de Nintendo Wii podem curtir esse clássico pelo Virtual Console.

Lançado em dezembro de 1987 no Japão, Phantasy Star só chegou ao nosso país em 1991. Nessa época, o Master System já contava com grande aceitação do público brasileiro, graças ao excelente trabalho realizado pela Tec Toy (hoje Tectoy) no mercado local. Dessa forma, o jogo foi responsável por introduzir grande parte dos jogadores tupiniquins daquele tempo ao gênero dos RPGs. Outro grande motivo para o sucesso do game por essas bandas foi justamente a tradução do jogo para o nosso idioma pela Tec Toy. É bem verdade que a qualidade do trabalho deixou a desejar, possuindo algumas falhas, muitas advindas da própria versão em inglês que não fez um serviço tão bom ao traduzir do japonês. Mesmo assim, não há como negar que a barreira do idioma é algo que atrapalha em jogos que muitos diálogos são essenciais para o desenrolar da jogatina, e qualquer ajuda nesse sentido era muito interessante, como ainda é.

Uma jornada por justiça

O jogo começa com um triste acontecimento. Alis, a protagonista da aventura, depara-se com o seu irmão Nero à beira da morte, na cidade onde vivem (Camineet, Palma), e escuta as suas últimas palavras, que revelam o responsável pela sua morte - o maligno Rei Lassic - e a existência de uma trama a ser desvendada sobre uma possível destruição mundial. Além disso, ele dá a primeira pista do que deve ser feito: procurar o guerreiro Odin, para juntar forças contra o mal. Diante do acontecido, Alis jura vingar o assassinato de seu irmão e parte em sua jornada.

Pena que a versão do VC não é em português

Um ponto interessante é o fato de a protagonista ser uma garota. Na época, isso não era nada comum, e as personagens femininas serviam apenas para serem resgatadas. Mesmo hoje em dia, que temos muitas mulheres protagonistas, elas aparecem com uma imagem estereotipada, com proporções anormais do corpo. Alis, por outro lado, era uma garota normal, de 15 anos, que também era uma guerreira e estava apenas buscando por justiça, o que só demonstrou como a equipe de produção estava bem à frente do seu tempo.

Apesar de o jogo começar em Palma, um planeta verde com muitas florestas, o Sistema solar de Algol contava ainda com mais dois mundos para serem explorados: Motavia, um local amarelo e desértico, e Dezoris, predominantemente branco e gélido, com muita neve. Todos os planetas contavam com monstros próprios - ainda que alguns aparecessem em mais de um deles - e características bem marcantes que os diferenciavam. Durante a aventura, era necessário viajar de um mundo para o outro através de espaçonaves, o que era bem curioso, já que se tratava de uma ambientação predominantemente medieval, mitológica e mágica. Mas essa mistura com a alta tecnologia (claramente inspirada em Star Wars), como naves, robôs e armas lasers, apesar de inusitada, foi uma adição que não atrapalhou em nada, diversificando ainda mais a história do game.

scionMotavia

ps1PhantasyStar-SMS-MotaviaSpaceport

Paciência e estratégia

Até esse dava trabalho no inícioO jogo não dava moleza para os apressados. Era necessário subir de nível antes de conseguir avançar em determinadas áreas de Algol. No início, inclusive, Alis só conseguia enfrentar o mais fraco dos adversários, e a cada luta já precisava retornar e "descansar" para recuperar as forças. Dessa forma, Phantasy Star pode ter assustado àqueles acostumados com a cultura de sair atirando ou dando bundadas nos inimigos. Era necessário traçar uma estratégia e ter paciência.

BoloNão era só aumentar o nível, mas também reunir uma boa quantidade de mesetas (o dinheiro local), para conseguir comprar armas necessárias para enfrentar os inimigos sem sofrer tanto e também equipamentos sem os quais seria impossível avançar na aventura, como lanternas para iluminar as escuras cavernas, ou mesmo o famigerado bolo para o governador, com o "singelo" valor de 1.000 mesetas. O curioso é que apesar de o vendedor pedir esse alto valor, ele vendia a guloseima por apenas 280 mesetas, ou seja, não era necessário penar matando monstros naquele momento da jogatina. Mas não há porque se torturar, já que a grana era muito bem vinda.

As lutas contra os inimigos eram feitas por turnos. Nada muito complexo. Na maior parte do tempo bastava usar o ataque para enfrentar os monstros comuns que apareciam durante a jornada - e como fazia falta uma opção de ataque automático. Depois de estar com os quatro membros da trupe heróica, era possível variar um pouco mais, na medida que cada um possuía características próprias. Odin, por exemplo, não podia usar magia, mas em compensação era o perito em armas, podendo usar algumas que Alis não conseguia, mais pesadas e poderosas; Noah era o feiticeiro do grupo, usando mais magia do que ataque físico; já Myau, o gato algoliano falante, era capaz de atacar, mas também contava com magias de cura importantes para ajudar a manter cheios os pontos de vida. Ao enfrentar os monstros mais poderosos era fundamental saber usar o que cada um tinha de melhor.

Deadtreefishman

Esse dava um trabalhãoLassic

A beleza de Algol

Um dos grandes destaques de Phantasy Star estava nos belos gráficos, bem melhores do que os dos concorrentes. O cenário era diferente do que se via na época, pois além de contar com uma grande variação, com florestas, desertos e neve, não era completamente estático e podíamos, por exemplo, ver a água dos oceanos e as passarelas que ligavam as cidades moverem-se. Durante as batalhas o ambiente também era dinâmico e os monstros contavam com algum movimento para atacar, uns de forma rápida e outros tão lentos que mesmo que fossem bem mais fracos que os personagens não valia a pena engajar-se em uma luta, já que poderia demorar mais do que o necessário.

A água sempre mexendoEsse durava uma eternidade batendo as asas antes de atacar

Esse cenário todo era alterado ao entrar em uma caverna ou masmorra, pois a visão que era 2D em terceira pessoa passava para 3D Dungeonuma 3D em primeira pessoa muito bem feito. Até mesmo a música mudava drasticamente, deixando o jogador ansioso pelo que poderia aparecer a qualquer momento. Por sinal, era muito fácil se perder nesses calabouços que eram verdadeiros labirintos, com vários níveis e repletos de armadilhas. Então era necessário jogar com lápis e papel à mão, ter uma memória excepcional ou esperar que alguma revista lançasse os mapas, já que Internet não era uma opção naquela época.

Um clássico eterno

082_phantasystar_redencaogamistica_glstoque_012Phantasy Star, como diz a descrição da Nintendo, é um clássico que foi pioneiro no gênero dos role-playing games. Muitos jogadores têm nele o seu primeiro jogo no gênero (contando comigo) e tiveram a sorte de contar com um excelente trabalho da Tec Toy em oferecer a tradução completa de todos os diálogos, fazendo com que os brasileiros pudessem curtir ainda mais a jogatina. A versão do Virtual Console não está no nosso idioma, mas mesmo assim é imperdível. E você, caro leitor, teve a oportunidade de curtir esse jogo na época do Master System ou apenas pelo Virtual Console? Conte sua experiência nos comentários.

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google