Perfil

Perfil: Samus Aran (Metroid)

Escrever sobre a maior musa que os consoles Nintendo já tiveram o prazer de conhecer é como se aventurar por uma floresta tropical: por fora... (por Unknown em 31/08/2012, via Nintendo Blast)

Mom_vignetteEscrever sobre a maior musa que os consoles Nintendo já tiveram o prazer de conhecer é como se aventurar por uma floresta tropical: por fora vemos uma beleza estonteante, mas por dentro percebemos que há muitas camadas onde se escondem perigos, frio, feras, e ao mesmo tempo algo acolhedor. Pensar em Samus Aran como simplesmente a moça de Metroid é não entender o que realmente ocorre em um mundo onde apenas força não é o suficiente para se combater todo e qualquer medo. Ela é muito mais do que um rosto bonito por trás de uma armadura.

 

Do nascimento à recompensa

Rodney e Virginia Aran trouxeram a linda Samus à vida na colônia K-2L. O universo ainda não sabia que uma forte e silenciosa mulher estava dando seus primeiros passos. Após uma visita dos Chozo e uma eventual negação por parte do pai da pequena garota em ajudá-los, uma triste coincidência ocorreu: Piratas Espaciais, liderados por Ridley, chegaram até a colônia e começaram uma maléfica destruição. Mesmo após tentar dialogar com o grande vilão para que o mesmo parasse com a matança, Samus471150 sofre um ataque que poderia ter sido mortal se não fosse pelo sacrifício de sua mãe para salvar sua vida. A garotinha se tornaria orfã pouco depois, quando seu pai se infiltrou na nave dos Piratas e usou uma substância que havia sido roubada da colônia para destruir tudo, ele inclusive. Ridley é ferido e foge. Samus acaba se tornando a única sobrevivente do massacre. Ela acaba sendo adotada pelos Chozo e levada para Zebes, onde teria DNA de Chozo integrado ao seu e ganharia um tipo de vestimenta chamada Power Suit para conseguir viver normalmente no novo planeta.

Após anos de treino, Samus passou a aceitar a Power Suit como parte de si mesma. Ela foi preparada para ser forte, obstinada, e ágil. Mas o verdadeiro motivo era o de sobreviver e proteger os outros. A força dentro dela ainda não era o suficiente, mas quando se esforçou enormemente para proteger uma raça de seres parecidos com borboletas chamada Iono Feria, ela descobriu que estava pronta para se sacrificar em prol dos outros. Sem preceber, Samus Aran havia acabado de se tornar a maior protetora que o universo jamais presenciou.

samus

Samus passou a integrar a Federação, onde se tornou um forte componente na luta contra os Piratas Espaciais. Por muito tempo ela foi liderada por um homem sério e frio chamado Adam Malkovich, que mesmo sem saber, passou a ser como um mentor para a nossa querida loira. Por causa de seus problemas com ordens, Samus eventualmente deixou a Federação e se tornou uma caçadora de recompensas [bounty hunter] para assim ser a dona de seu destino. É claro que a Federação, de vez em quando, ainda clama por seu trabalho, mas não mais com a intenção de colocar uma coleira na heroína.

images


Gritos do silêncio

Poucos conhecem quem realmente é Samus Aran. Por trás da Power Suit há uma bela mulher loira, com feições graciosas e um carinho maternal pelos seres vivos. Ela não possui o costume de se comunicar usando palavras, mas qualquer um que notar 0 (1)os seus olhos consegue perceber todo o sentimento que está por trás deles. Quando ela enfrentou Mother Brain no final de Super Metroid e foi salva pelo bebê Metroid, seus olhos disseram tudo o que havia para ser dito, como o fato de alguém ou algo se sacrificar por ela mesmo ela achando que sempre iria salvar os outros. Outro momento onde os olhos de Samus agem como uma balada triste em uma ópera vazia é quando ela é obrigada a destruir aqueles que antes foram seus colegas em Metroid Prime 3: Corruption. Cada tiro que reluz em seu capacete mostra claramente que lágrimas estão prontas para jorrar, isso sem nunca precisar de uma palavra sequer. Samus não precisa gritar, seu silêncio é o grito mais ensurdecedor que pode existir.

0 (2)

A determinação e força interior são os pontos mais fortes de qualquer herói, mas em Samus isso não é apenas palpável, é extremamente relevante para entendermos quem ela realmente é: uma pessoa que se sacrifica sem pensar duas vezes, alguém que decide estar no olho do furacão para resolver qualquer problema, aquela que se foca em sua missão para salvar o mundo, mesmo que com isso haja a necessidade de enormes perdas.

Samus Aran é uma mãe, uma amiga de verdade, uma esposa fiel, alguém que não precisa falar para demonstrar força ou fraqueza. Ela simplesmente age conforme acredita ser o certo, pois desta forma nunca haverá arrependimentos.

samus_aran_and_baby_metroid_by_aznjoker2-d3bvg24

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. De fato, uma ótima matéria. Entretanto, mesmo que tudo dito seja verdade, ainda não consigo aceitar a personalidade que deram para ela em Other M.

    ResponderExcluir
  2. NÃO, NÃO NÃO! A representação de Samus em Metroid Othe M não merece ser levada a sério! É uma profunda traição a tudo que sempre tornou Samus um personagem legal, pois tudo que esse jogo faz é mostrar circunstâncias que provam o quanto ela seria uma personagem fraca, e contradiz tudo o que ela foi até o momento em outros jogos da série.

    ResponderExcluir
  3. Porra! O artigo está considerando os fatos do mangá na estória!

    O mangá não é canonico, sequer foi traduzido oficialmente para o Ocidente (só chegou a ser traduzido por fãs da série) e algumas pessoas só consideram oficial porque ele usa eventos dos próprios jogos. Para terem uma idéia, a versão em quadrinhos de Super Metroid foram traduzidas e publicadas pela Nintendo Power, mas esse mangá não foi. Tirando algumas imagens similares entre os jogos e a obra, uma vez que foi publicado no mesmo ano em que Zero Mission foi lançado, não há relação confirmada entre os storyboards dos games e o mangá.

    Além do mais, o mangá é horrendo, usa de nada mais que clichês que você vê aos montes em shounens de baixa qualidade e não respeita Samus como personagem.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google