Top 10

Top 10: Momentos tensos da série Zelda

The Legend of Zelda é uma série que se consagrou pelo seu estilo de narrativa diferenciado, repleto de fatores artísticos memoráveis e momen... (por Gustavo Rocha em 12/08/2012, via Nintendo Blast)

The Legend of Zelda é uma série que se consagrou pelo seu estilo de narrativa diferenciado, repleto de fatores artísticos memoráveis e momentos impressionantes, que sempre fazem com que os jogadores fiquem de boca aberta. Mas o mais legal de Zelda é que, além de ser épico, suas narrativas apresentam trechos muitas vezes inesperados, e monstros que sempre fazem  Link paralisar de medo (por mais que sua parte da triforce seja a da coragem). E agora, você confere uma seleção de momentos um tanto quanto nervosos da série, que com certeza valem a pena serem presenciados de novo!

Obs: Alguns spoilers podem ser encontrados no texto, por isso fique alerta!

10. A chegada de Zant, e o desaparecimento de Midna (Twilight Princess)


O momento em que Zant, o grande vilão de Twilight Princess surge e coloca Midna em frente ao Light Spirit é sem dúvida impressionante, pois a cena mostra o sofrimento da personagem ao perceber que não tem a mínima chance de derrotar um ser tão poderoso quanto aquele. E o tirano ainda chama a criatura de traidora do próprio povo Twili. É de arrepiar o momento em que ela desaparece - e reaparece logo depois nas costas do Link lobo.

9. Iron Knuckles (Zelda II: The Adventure of Link, Ocarina of Time e Majora’s Mask)


Em Ocarina of Time, a primeira vez que vi aquela armadura gigante sentada em um trono eu já imaginava que ela ia atacar, e que não seria fácil defender-se daquele machado gigante. Duro foi perceber que ela não ia se mexer enquanto Link não desse uma espadada nela. E mais complicado ainda foi descobrir que o tal machado arrancava quatro corações do pobre hylian loiro. E quando não se é um jogador excepcional, um sub chefe desse se torna bastante tenso!

8. Wallmasters (The Legend of Zelda, Oracle of Ages/ Seasons, A Link to The Past, Ocarina of Time, Majora’s Mask, Four Swords Adventures e The Minish Cap)


É ótimo estar em um lugar fechado repleto de cantos pra explorar, e de repente começar a ouvir um som crescente, e uma sombra arredondada começar a te acompanhar e crescer. E quando você menos precisa, puf, lá está você de volta ao início de tudo, e novamente perdido para chegar onde estava e correr o risco de isso acontecer de novo. Triste.

7. A morte de Ganon (Wind Waker)


A batalha pode ser épica e emocionante, mas ninguém acreditava que o fim de Ganon em Wind Waker seria de uma forma tão violenta - ao menos para os jogos da série Zelda. É inesquecível a visão da espada encravada na cabeça do tirano. E mesmo naquela situação ele ainda conseguiu falar algumas coisas. É mole?

6. Grito dos ReDeads (Ocarina of Time, Majora’s Mask, Twilight Princess e Wind Waker)

O grito. Acho que a primeira vez que ouvi realmente não o estava esperando. Tudo que pude fazer foi ver o Link ficar parado, esperando o morto-vivo se aproximar sedento para pular no pescoço do hylian, a fim de sugar o maximo de corações possível dele. Pensando bem, seria esse monstro uma referência ao famoso quadro “O Grito” de Edvard Munch?

5. A tristeza de Skull Kid (Majora’s Mask)


No início de Zelda Majora’s Mask, na primeira vez em que deixamos a Clock Town e seguimos em direção ao pântano, ocorre um flashback inesquecível da fada Tael. Ver Skull Kid ainda sozinho de baixo de um tronco, chorando e se protegendo da chuva é triste, e nos faz pensar o porquê de a vida daquela criatura ser tão infeliz, a ponto de ele vir a ser dominado pelo grande demônio de Majora. A cabeça fraca dele proporcionou isso e, convenhamos, até parece uma metáfora do que o ser humano não deve ser na vida real.
Por sorte as fadinhas - e Link - surgiram na vida dele para deixá-lo mais feliz.


4. Shadow Temple (Ocarina of Time)


Eu poderia comentar apenas sobre o sub chefe Dead Hand, que ataca link com aquela boca demoníaca gigantesca, mas isso seria pouco para ilustrar o quanto esse templo é assustador.
Paredes invisíveis, salas escuras, Wallmasters, o item místico Lens of Truth, armadilhas aterradoras, música de fundo amedrontadora, o tambor do chefe Bongo Bongo. São muitos artifícios que fazem deste templo um tremendo desafio para o Link. Ainda bem que ele tem coragem de sobra!

3. A Lua e os 5 minutos de vida (Majora’s Mask)


Como se já não bastasse ter que olhar para o céu e dar de cara com aquela lua horripilante e sorridente o jogo inteiro, Link deve aguentar os cinco minutos. Cinco minutos de pessoas amedrontadas e tristes na cidade, de música depressiva, e de um único sentimento: o de que o mundo vai acabar e Link nada pode fazer para deter isso. Na teoria, claro, pois ele é o Link, o herói do tempo, e uma catástrofe mundial é fichinha pra ele.

2. Anju e Kafei (Majora’s Mask)


Misture o terceiro colocado deste Top 10 com a história do casal Anju e Kafei. Depois de realizar uma quest pra lá de difícil, ao tentar ajudar o pobre Kafei que foi amaldiçoado por Majora e se tornou uma criança, Link deve presenciar o triste final do casal. Ambos decidem ficar juntos mesmo com o fim do mundo iminente, e Anju não se importa com o fato de seu amor ter se transformado em uma criança. Claro que Link jamais deixaria o mundo acabar, mas ver os dois abraçados dentro do quarto, com os rostos felizes, e a música dramática das vésperas do fim de Termina acabou por se tornar um momento bastante chocante e emocionante.

1. Pai de Pamela no armário (Majora’s Mask)


É inevitável lembrar do caso da garotinha Pamela, residente do Ikana Canyon, em Majora’s Mask. Depois de livrar a região das múmias que assolavam o lugar, temos um encontro não muito agradável com o pai da menina. Não muito agradável, pois ele sai de dentro do armário da casa de Pamela, transformado em uma múmia monstruosa. O susto que o povo levou ao ver aquela cena nos faz pensar o quanto aquela criança foi corajosa ao morar com um pai monstro preso dentro do armário. Ao menos os dois ficam felizes depois que Link o livra da maldição. Insano!


Estes foram alguns dos momentos tensos vistos na série Zelda. Se você lembra de algum outro momento não presente nesta lista, não deixe de comentar! E se não lembrar, comente mesmo assim!

Revisão: Vitor Tibério 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. E pensar que um jogo da série Zelda poderia ser tão assustador... infelizmente, só cheguei a jogar Majora's Mask por emulador, e não me lembro de muita coisa (até por que não cheguei a ver muitas side quests), mas quero muito jogá-lo quando puder no virtual console!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se isso se encaixa nisso dai.. Mais quando tocamos a flauta na frente da estatua e sai um passaro de dentro, no zelda do snes, Eu lembro que isso pra mim foi magico..

    ResponderExcluir
  3. Caracas! Majora's Mask ficou c/ as 3 primeiras posições e a quinta tmb! fico feliz q alguém reconheceu o quão épico foi esse jogo. tá bom, eu sei que o Ocarina é melhor, mas isso prova que qualquer Zelda pode ser épico também. Só podiam ter botado a parte em q os gigantes param a lua. Pra mim, essa foi a melhor parte de todas. (∑|:0{D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google