Jogamos

Análise: Trivial Pursuit (Wii)

Trivial Pursuit é um jogo de tabuleiro bem popular no mundo todo e ganhou uma versão para o Nintendo Wii, produzida pela Electronic Arts. C... (por Fábio Garcia em 18/09/2012, via Nintendo Blast)

trivial pursuit wii (5) Trivial Pursuit é um jogo de tabuleiro bem popular no mundo todo e ganhou uma versão para o Nintendo Wii, produzida pela Electronic Arts. Como sou do tipo que só pega um jogo de tabuleiro quando está sem energia elétrica em casa, fiquei receoso para saber se Trivial Pursuit funcionaria no Wii. Confira qual o veredicto que este game levou nas linhas desta matéria.

Perguntas e Respostas

trivial pursuit wii A ideia de Trivial Pursuit consiste em atravessar um tabuleiro respondendo perguntas de diversos temas diferentes. Ao conseguir juntar as peças especiais, dadas quando se responde a uma pergunta nas casas importantes, você pode voltar ao início do tabuleiro para responder à pergunta final. Simples, fácil e completamente funcional, como aquele jogo de tabuleiro que você guarda no fundo do armário. No Wii, tudo isso é mantido, exceto o fato de você não precisar ficar com seus amigos ao redor de um tabuleiro. A versão para videogames decidiu pegar a linha da simplicidade, então não há grandes efeitos visuais ou uma trilha sonora orquestrada. Tudo está lá para tornar natural a experiência de se jogar um game de tabuleiro em um videogame.

trivial pursuit wii (1)

A versão para consoles ainda trouxe modos diferentes, mas nenhum deles com o mesmo brilho do modo clássico. As milhares de perguntas disponíveis no jogo são todas bem atuais, e o único contra que fica é não estarem em português. Mas caso inglês não seja a sua praia, você ainda pode jogar em francês.

Jogabilidade acertada

Minha experiência com jogos de perguntas e respostas no Wii nunca foi muito satisfatória. Boas ideias como TV Show King acabavam se tornando enfadonhas por causa de pequenas decisões de jogabilidade. Por exemplo, nunca entendi por que neste jogo você precisava apontar a resposta com o pointer ao invés de apertar um botão, o que garantiria uma precisão maior e uma maior competitividade com os não iniciados no Wiimote. Isso mostra que este tipo de jogo exige um certo carinho especial, e qualquer decisão pode atrapalhar sua partida.

trivial pursuit wii (2)

Em Trivial Pursuit, felizmente não inventaram muita firula. As respostas das perguntas estão dispostas como o direcional digital, tornando tudo mais fácil na hora de responder corretamente a pergunta nos últimos segundos de tempo que te resta.

trivial pursuit wii (3) Mas nem tudo é perfeito no jogo. Como eu disse, pequenos detalhes são importantes em jogos de tabuleiro, então por que não podemos usar nossos Miis? Não que eles sejam a mais perfeita representação de nossas pessoas no universo dos videogames, mas isso evitaria a demora quando algum jogador tivesse vontade de escolher um avatar parecido com ele mesmo.

E o jogo aparenta ser tão simples que nos perguntamos por que ele foi lançado em mídia física, e não via download. Embora seja um jogo bem divertido, fica aquela impressão de desperdício em gastar um disco de jogo para algo tão pequeno.

Prós

  • Muito divertido para se jogar com mais gente
  • Não precisa arrumar um tabuleiro para jogar

Contras

  • É tão simples que seria melhor ter saído no WiiWare
  • Não ser em português pode afastar muita gente

Trivial Pursuit – Nintendo Wii – Nota Final: 8,0
Visual: 6,0 | Som: 5,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 9,0

Trivial Pursuit, para Wii, é um exemplo de como se consegue adaptar muito bem um jogo de tabuleiro para os videogames, mesmo com as pequenas falhas. E você, chegou a jogar o jogo original? Já tentou a versão de Wii? Conte para nós nos comentários!

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google