Blast from Japan

Blast From Japan: Neon Genesis Evangelion (N64)

Todos sabemos que Evangelion é um dos melhores animes de todos os tempos, senão o melhor. Claro, com uma história pra lá de intere... (por Gustavo Rocha em 22/09/2012, via Nintendo Blast)

Todos sabemos que Evangelion é um dos melhores animes de todos os tempos, senão o melhor. Claro, com uma história pra lá de interessante, e com personagens de características tão humanas que só falta eles saírem da tela pra falar com você, a série conseguiu se consagrar como uma das mais adoradas por fãs de animes. E claro que ao final da década de 90 a Bandai não iria perder seu tempo com besteiras, mas sim, ganhar tempo com um jogo extremamente diferente para o poderoso Nintendo 64. Uma pena ter sido lançado apenas no Japão...

Conflitos Colossais


É provável que a principal qualidade de Neon Genesis Evangelion, versão de Nintendo 64, lançado apenas no Japão em 1999, seja sua história. O jogo retrata com extrema qualidade a maior parte da história do anime, mas de uma forma diferente, já que possui um estilo essencialmente de luta que, entretanto, te dá a oportunidade de cumprir missões de diversas formas diferentes - mas nunca fugindo do enredo da série (e também do filme The End of Evangelion).

A história do anime - representada fielmente no jogo - é simplesmente fantástica.
Se passa basicamente em uma época pós-apocalíptica, em que a Terra está sofrendo o ataque dos chamados Anjos, criaturas colossais grotescas com poderes completamente incomuns. É aí que entra a NERV, uma organização militar disposta a acabar com esse mal do mundo, utilizando-se do poder de combate dos Evangelions - ciborgues colossais humanoides controlados por sincronia com alguns humanos escolhidos. É necessário assistir ao anime (ou ler o mangá, que ainda está em produção anual), e também aos OVA’s que contam o final, para entender realmente a trama da série.

A grande sacada de Evangelion, na verdade, são os personagens presentes em seu universo. Ao longo do enredo, é impossível não se identificar com as características completamente humanas deles e principalmente com suas complexas crises psicológicas. É bacana ver ao menos um pouco dessas personalidades em um jogo para Nintendo 64.

Quase um jogo de luta


O jogo possui visão parcialmente lateral, porém toma outros ângulos conforme são executados os movimentos do ciborgue Evangelion.
Os gráficos são fantásticos, e fazem jus ao poderio gráfico do N64. Os ciborgues Evangelions são incrívelmente bem feitos e detalhados e seus movimentos são muito parecidos com os do anime. Apesar disso, controlá-los pode, à primeira vista, não ser uma experiência tão gratificante: seus movimentos são lentos, e não existem muitas variações de golpes. É necessário bastante paciência do jogador em uma primeira jogatina, mas nada que um pouco de treino não resolva.

Anime no Nintendo 64?


O jogo possui algumas pequenas cutscenes do anime, algo difícil de se fazer em um videogame de cartuchos.
Quanto ao som, posso afirmar que é de extrema qualidade. As grandiosas músicas do anime estão presentes em todo o percurso, e representam completamente o clima épico do jogo. Sem contar os personagens, que possuem as mesmas vozes da série animada.

Se você é um grande fã do anime, tem um Nintendo 64, e procura por um cartucho raro, que só foi lançado no Japão, ou é apenas mais um colecionador compulsivo de games, Neon Genesis Evangelion é uma boa pedida.
Revisão: Leandro Freire 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sou um grande fã do anime, ja joguei ele (pelo emulador xD ), uma história fantastica, de todos os animes, Evangelion e Hunter x Hunter, pra mim, são os melhores animes/manga de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  2. Caraca que legal.. um Blast from Japan do EVA64!!

    Ta ai um jogo que sempre quis na minha coleção... sou muito fã do animê e em 2000 quando no Animecon vi esse jogo pirei por ele!!

    Depois de 10 anos consegui o meu.. completo e conservadissimo!!!

    Hoje ele faz parte da minha coleção... \o/

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que tanta gente vê de bom em Evangelion... já li alguns capítulos do mangá, já vi uns episódios (um episódio inteiro do EVA subindo no elevador! UM EPISÓDIO INTEIRO!! E no final é destruído com um único tiro!) e tentei ver o episódio final (a cena do hospital!). Bom, não sei se o anime é tão bom como dizem, mas até agora, tudo o que eu cheguei a ver só me fez perder completamente o interesse! Prefiro muito mais isto aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=zBrWKcScyOU

    ResponderExcluir
  4. Super demais o post saudades de anime bom.

    ahh se poderem visitem meu Vlog de Animes valeu.

    http://www.youtube.com/watch?v=P0W2tW9b5Ec

    um abraço para todos do deste Blog Gostei Muito.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google