Blast from the Past

Blast from the Past: Castle of Illusion (Mega Drive)

Neste ano, jogadores do mundo inteiro foram surpreendidos pelo anúncio de Epic Mickey: Power of Illusion para o 3DS. Isso porque o título é ... (por Unknown em 01/09/2012, via Nintendo Blast)

Castle_of_illusion_Mickey coverNeste ano, jogadores do mundo inteiro foram surpreendidos pelo anúncio de Epic Mickey: Power of Illusion para o 3DS. Isso porque o título é uma homenagem a um clássico lançado há vinte e dois anos para Mega Drive e que até hoje é considerado por muitos o melhor já criado para o personagem. Estou falando de Castle of Illusion, game de plataforma que sustentou o console da Sega até o lançamento do seu maior trunfo, Sonic, em 1991. Contando com um enredo simples e um visual cativante, o título estrelado por Mickey Mouse foi extremamente aclamado e é lembrado com carinho por todos que tiveram o prazer de aproveitar essa aventura em sua época. Hoje falaremos sobre os motivos que fazem com que o game foi e ainda é tão querido pelos fãs do rato mais famoso do mundo.

Mickey ao resgate!

Em Castle of Illusion, o jogador assume o papel de Mickey e deve salvar Minnie das garras de Mizrabel, uma feiticeira que deseja roubar toda a juventude da garota. O herói deve então recolher sete joias, que juntas formam uma ponte para o castelo da bruxa. Caso Mickey falhe em sua missão, Minnie pode pagar até mesmo com sua vida. A história é bastante simples e infantil, mas não há como não se apegar ao fantástico universo de Walt Disney e sua principal mascote. Castle of Illusion é daqueles games que a temática voltada ao público jovem contribui ainda mais para todo o carisma da aventura.

castleOfIllusion_(14)     Mickey_mouse-castle_of_illusion

Para obter as joias e partir ao resgate de sua namorada, Mickey deve atravessar fases em ambientes interessantes e inusitados, como uma garrafa de leite ou uma floresta na qual as árvores têm rosto. Para derrotar seus inimigos, o herói conta com maçãs, que podem ser arremessadas para destruí-los, além, é claro, da possibilidade de pular na cabeça dos vilões, fórmula consagrada no gênero. Basicamente, Castle of Illusion funciona como um game do Mario, englobando coleta de itens, inimigos espalhados pelo cenário e é claro, diversos segredos e passagens secretas. O título conta com cinco fases diferentes, divididas em subfases, que podem ser de exploração ou de batalha contra algum dos criativos bosses da jornada.

Acabamento de primeira

112162-castle-of-illusion-starring-mickey-mouse-genesis-screenshotO game não se destaca apenas pelo seu polido gameplay, mas também pelo visual extremamente detalhado. Na época em que foi lançado, nada do gênero sequer chegava perto da qualidade apresentada pelo título, e até hoje seus gráficos são bastante agradáveis. As animações dos personagens são leves e fluidas, tornando o universo do game muito carismático e crível, fazendo com que o jogador se sinta realmente dentro da aventura. Os cenários também são lindíssimos: muito coloridos, detalhados e com direção de arte impecável, sempre transmitindo um clima de infância e inocência inerentes ao personagem. A trilha sonora também não fica devendo, e colabora de maneira fundamental para tornar tudo ainda mais prazeroso para o jogador. É como se você estivesse no controle de um clássico da Disney, e isso ainda vale até hoje, época em que os gráficos em alta definição estão ditando os rumos da indústria.

Duplo resgate

mickey mousecapadeApesar de querer salvar apenas sua namorada, Mickey fez um trabalho maior: ajudou o Mega Drive a reagir diante do Super Nintendo. O game era tão polido e bem produzido que chamou a atenção de todos. Sendo este o segundo título do personagem lançado na história dos videogames (o primeiro se chamava Mickey Mousecapade, foi lançado para NES e não era um jogo de qualidade), ele acabou chamando muita atenção e ajudou no aumento das vendas do console da Sega, que só conseguiu se estabelecer de fato um ano depois, com a estreia de Sonic. Tanto a mídia quanto os jogadores receberam o título de forma positiva, e daí em diante, diversos games do personagem foram lançados para os consoles 16-bit.

   power of illusion     power of illusion

land of illusionCastle of Illusion ainda foi lançado para o Master System e Game Gear, o portátil da Sega que tentava sem sucesso competir com o Game Boy. Em 1998, o game foi relançado para Sega Saturn no Japão como parte de uma coletânea de jogos retrô lançadas para o console. O título ainda recebeu duas sequências: Land of Illusion, para Master System e Game Gear, e World of Illusion, para Mega Drive, ambas em 1992. Ainda muito lembrado por vários gamers das antigas, o título finalmente receberá um tributo no Nintendo 3DS – Epic Mickey: Power of Illusion, que se seguir os moldes do título que lhe originou, com certeza lembrará a muitas pessoas o porquê de elas terem se apaixonado pelo mundo do entretenimento eletrônico.

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Galera que nunca jogou ouça no youtube a musica dos bosses desse jogo. . Muito bacana

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google