Blast from the Past

Blast from the Past : Fire Emblem (GBA)

Quem teve a chance de jogar Fire Emblem no Game Boy Advance, como eu, deve ter se surpreendido com toda a qualidade presente no estrat... (por Gustavo Rocha em 02/09/2012, via Nintendo Blast)

Quem teve a chance de jogar Fire Emblem no Game Boy Advance, como eu, deve ter se surpreendido com toda a qualidade presente no estratégico RPG do portátil. Com uma história fascinante, gráficos primorosos, jogabilidade precisa e uma trilha sonora orquestrada de cair o queixo, o game se consagrou como um dos mais divertidos e encantadores jogos presentes no console. E na época, quem achava que o Game Boy Advance não tinha força para aguentar jogos tão épicos, veio uma das maiores provas do potencial do console, que você confere a análise agora!

Sementes em Advance Wars

Para quem não sabe, o primeiro Fire Emblem de Game Boy Advance foi produzido pela mesma produtora do clássico Advance Wars, exclusivo do console (que viria a migrar futuramente para o DS). Ou seja, ao jogar pela primeira vez Fire Emblem, é bem provável que você sinta certa semelhança com o título.

Entretanto, é notável a diferença entre os dois títulos. Fire Emblem se concentrava totalmente nos personagens e em suas histórias ao longo das campanhas, diferente de Advance Wars em que o foco são os pequenos exércitos. A grande sacada de Fire Emblem são as características de RPG, que abrem um novo leque de estratégias e possibilidades no jogo.

(Quase) um RPG sem precedentes

Fire Emblem é um jogo de estratégia com elementos de RPG, onde o jogador deve remanejar personagens (que formam o seu exército) ao longo de mapas, a fim de explorá-los para conseguir novos itens, descobrir novos personagens e destruir inimigos.

Cada unidade/personagem de Fire Emblem possui uma classe (profissão), a qual ela consegue evoluir através do ganho de experiência ao longo do jogo e das batalhas para subir de nível. Ao subir de nível, os guerreiros são recompensados com maiores poderes e habilidades. Ao chegar a certo ponto, um personagem pode evoluir também de classe, o que o torna muito mais forte.


Além destes pequenos fatores, o jogo pode ser visto como um RPG por outro quesito: a história.

A narrativa de Fire Emblem foi incrivelmente bem elaborada e, ao todo, o jogo possui 3 campanhas para três personagens diferentes. O bacana é que as histórias são totalmente interligadas, sendo que os atos ocorridos em uma sempre serão relacionados também à outra campanha.


Isso sem contar todas as sidequests presentes em toda a narrativa. Através delas é possível encontrar itens, upgrades e até novos personagens para preencher a sua trupe. Essas quests aumentam muito a longevidade do jogo, pois é inevitável explorar para encontrar coisas novas.


Um pouco mais do jogo


Como já foi dito, a jogabilidade de Fire Emblem é voltada às táticas de guerrilha de unidades. Os personagens ficam representados em pequenas miniaturas no mapa, mas a graça mesmo é na hora de atacar.

Ao entrar em combate, é mostrada a cena dos dois personagens em batalha. Nesse tempo é executada uma animação de seu personagem e o inimigo atacando um ao outro. As animações são incrivelmente bem feitas, sendo que as mais legais são as dos golpes especiais.

As batalhas também mostram o melhor dos gráficos do jogo, apresentando diversos efeitos em 3D. Desde a bola de fogo do Mago até ao golpe crítico fatal do Paladino. As cenas de luta eram um atrativo e tanto, principalmente para um console tão pequeno.

Outro ponto do jogo é o de que quando um personagem seu morre em batalha. Ele não pode ser usado para lutar novamente, mas mesmo estando fora de combate, caso ele seja necessário para a história, nas cenas estáticas ele vem a aparecer.

Música orquestrada no portátil

Fire Emblem de GBA possui uma das melhores trilhas sonoras presentes no portátil. São diversas músicas completamente orquestradas. E por mais que o Game Boy Advance apresentasse algumas limitações de som, o console não fez feio, e através desse jogo provou ser digno de grandes trilhas sonoras.


Multiplayer à la Xadrez


Um grande jogo como esse precisaria de um atrativo a mais. Algo que o fizesse se equipar mais a Advance Wars. Por isso foi criado para ele um modo multiplayer via game link, no qual o jogador deveria deslocar suas tropas a fim de destruir todas as do oponente. Simples e eficaz.

Fire Emblem foi um grande jogo do GBA, que inspirou outros títulos subsequentes, no mesmo console, e também no DS. Você chegou a jogar esse jogo? Tem algum personagem preferido? Comente!
Revisão: Leandro Freire 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só lembrando que este título se chama Fire Emblem: Rekka no Ken (ファイアーエムブレム 烈火の剣,Fire Emblem: A Espada das Chamas/Espada em Chamas) no Japão. O fato de ele ser chamado simplesmente de Fire Emblem no ocidente é simplesmente porque a Nintendo of America decidiu não lançar nenhum título da série por estas bandas, sendo exclusividade apenas do Japão. Rekka no Ken foi o primeiro FE a aparecer oficialmente no ocidente, sendo que a série já continha mais seis títulos antes de seu lançamento, que ficaram somente no Japão. O primeiro título teve um remake para DS e, devido à popularidade do personagem Marth na série Smash Bros., este remake acabou vindo para as américas também.

    Só um pouco de conhecimento trivial sobre a série, já que o post, mesmo que não seja de propósito, acaba passando a impressão que este foi o primeiro título da série, e que foi baseado em Advance Wars (Advance Wars foi lançado em 2001, sendo que o primeiro Fire Emblem foi lançado para o Famicon, em 20 de abril de 1990).

    ResponderExcluir
  2. Eu amo FE e gostaria muuuuito de jogar as outras versões, mesmo que em Japonês de novo!!
    :-P

    ResponderExcluir
  3. Eu amo FE e gostaria muuuuito de jogar as outras versões, mesmo que em Japonês de novo!!
    :-P

    ResponderExcluir
  4. Eu amo FE e gostaria muuuuito de jogar as outras versões, mesmo que em Japonês de novo!!
    :-P

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google