Blast from the Past

Blast from the Past: Meteos (DS)

O mundo dos games está repleto de títulos do gênero puzzle , mas são poucos que oferecem mecânicas e ideias originais. Meteos, puzzle de a... (por Farley Santos em 12/09/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_meteos_000 O mundo dos games está repleto de títulos do gênero puzzle, mas são poucos que oferecem mecânicas e ideias originais. Meteos, puzzle de ação com tema alienígena, é um destes jogos que inova quando o assunto é juntar blocos de mesma cor. Idealizado pela dupla Masahiro Sakurai (Super Smash Bros. Brawl, Kid Icarus: Uprising) e Tetsuya Mizuguchi (Lumines, Space Channel 5), o jogo, lançado em 2005, foi um dos primeiros puzzles desenvolvido para Nintendo DS e mesmo depois de tantos anos ele ainda figura nas listas de melhores games do portátil. Conheça os motivos que tornaram Meteos um dos clássicos do console de duas telas.

O ataque do planeta maligno

O diferencial de Meteos já começa pela história, que chega a ser bem elaborada para um jogo de puzzle. O universo sempre esteve em um estado de paz, com os vários planetas convivendo tranquilamente entre si. Tudo muda quando um planeta chamado Meteo começa a atacar todas as civilizações das galáxias. O ato é cruel: o maligno astro lança uma quantidade imensa de estruturas parecidas com meteoritos, de nome ‘meteos’. Estas grandes rochas se acumulam na superfície dos planetas, desestabilizando seus núcleos, que explodem com a sobrecarga.

nintendo_blast_meteos_01 nintendo_blast_meteos_02

A esperança aparece por acaso no planeta Geolyte, um corpo celeste muito similar ao planeta Terra. Seus habitantes descobrem que ao aproximar três ou mais meteos do mesmo elemento, eles se fundem e tornam-se foguetes, voltando para o espaço. A notícia se espalha e os planetas passam a revidar os ataques. Várias civilizações se unem e constroem uma nave espacial chamada de Metamo Ark, utilizando-a em uma jornada a fim de derrotar o planeta Meteo.

A trama é contada através de uma bela animação feita em computação gráfica.

Reorganizando os meteoritos

nintendo_blast_meteos_03 A jogabilidade de Meteos é baseada na história do título. O jogador tem que reorganizar os meteos, unindo três ou mais estruturas da mesma cor, para que elas tornem-se foguetes e sejam lançadas para fora da área de jogo. O game utiliza a tela de toque e os meteoritos só podem ser movidos verticalmente. Reflexos rápidos e toques precisos são necessários, já que a tela é constantemente bombardeada com novas peças e erros podem ser fatais. Para perder basta deixar que uma pilha de meteos toque o topo da tela por alguns segundos, algo que acontece com frequência em dificuldades avançadas.

Uma vez no ar, a pilha de meteoritos cede à força da gravidade e passa a cair. A solução neste caso é executar ignições secundárias (ou secondary ignitions), que basicamente é unir mais blocos de mesma cor enquanto os foguetes estão ativados. Este movimento dá força extra aos foguetes, fazendo com que eles subam mais ou até mesmo saiam completamente da tela, sendo que cada ignição secundária extra multiplica a quantidade de pontos recebidos.

nintendo_blast_meteos_04 nintendo_blast_meteos_05

Entretanto nem tudo é perfeito: em alguns momentos os controles falham e blocos errados acabam sendo movidos. Este problema não atrapalha muito, mas em momentos que a tela está repleta de meteos isso pode ser fatal.

Uma galáxia variada

Meteos conta com 32 planetas, cada um contando com características únicas. A principal diferença entre os astros está na gravidade: em planetas como Gravitas é necessário fazer uma grande quantidade de ignições secundárias para lançar os blocos, enquanto em Hevendor a gravidade é praticamente inexistente e os blocos voam instantaneamente. A largura da área de jogo também varia, com alguns planetas bem estreitos e outros bem longos. Com tantas diferenças, as estratégias têm que ser alteradas de acordo com o planeta em que se está jogando.

nintendo_blast_meteos_07 nintendo_blast_meteos_06

Os planetas também se diferenciam entre si no visual e música. Cada um dos astros conta com um simpático alienígena como habitante, que se movimenta na tela de cima de acordo com o desempenho do jogador. Os blocos e fundo da área de jogo são exclusivos para cada estágio, assim como a música. A parte sonora merece destaque: as canções são dinâmicas, sempre se alterando de acordo com as ações do jogador. O resultado é uma trilha sonora que é sempre diferente a cada partida. O único ponto negativo fica por conta do desenho dos blocos de alguns planetas: os padrões e cores são parecidos, tornando a ação de juntar as peças algo confuso.

nintendo_blast_meteos_08 nintendo_blast_meteos_11

nintendo_blast_meteos_10 nintendo_blast_meteos_09

Missões e batalhas pelo universo

Como todo título do gênero puzzle, Meteos é perfeito para partidas rápidas. Vários modos nesse estilo estão disponíveis, como Time Attack (consiga a melhor pontuação em um intervalo de tempo) e Deluge (sobreviva o máximo que puder, com dificuldade progressiva). Entretanto o destaque fica por conta do modo Star Trip, que funciona como o modo história do game. Neste modo o jogador acompanha a tripulação da nave Metamo Ark em sua jornada a fim de derrotar o planeta Meteo. Existem várias rotas a serem percorridas, algumas contando com missões especificas como “termine a partida em menos de dois minutos” ou “lance 50 meteos do tipo água”. O destino final é sempre o planeta Meteo e o modo conta com vários finais diferentes.

nintendo_blast_meteos_12 nintendo_blast_meteos_13

Os meteoritos lançados no espaço em todos os modos podem ser utilizados na compra de vários extras como músicas e itens. Abrir tudo é trabalhoso, já que a quantidade de meteos exigida por cada desbloqueável é alta.

O game conta também com um modo multiplayer para até quatro pessoas. Somente com um cartão de jogo é possível batalhar com mais três amigos através do Download Play. A única limitação é que somente quatro planetas estão disponíveis, fato inexistente caso todos os participantes tenham uma cópia do jogo. Uma versão demo de Meteos também pode ser disponibilizada através do Download Play.

nintendo_blast_meteos_17 nintendo_blast_meteos_16

nintendo_blast_meteos_15 O menu de Meteos pareceu familiar? É característico de Masahiro Sakurai reutilizar alguns conceitos, algo que acabou se tornando uma espécie de assinatura do game designer. O menu rearranjável de Meteos é extremamente similar aos menus de outros jogos idealizados por Sakurai, como Kirby Air Ride (GC), Super Smash Bros. Melee (GC) e Kid Icarus: Uprising (3DS).

Para o alto e avante

Essa combinação harmoniosa fez com que Meteos caísse no gosto dos jogadores rapidamente. A jogabilidade única, aliada ao acabamento cuidadoso na parte técnica e o multiplayer por Download Play, fez com que o game fosse um sucesso de vendas e crítica. A série teve versões para celulares e Xbox Live Arcade, assim como uma espécie de continuação para Nintendo DS baseado no universo Disney, mas a primeira versão continua sendo considerada a definitiva. E vocês, tiveram a oportunidade de lançar meteos no espaço?

nintendo_blast_meteos_18

Revisão: Marcos Vargas Silveira


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google