Discussão

Discussão: Sucesso? Fracasso? Analisamos as novidades do lançamento do Wii U. Opine e participe!

Se você ficou ligado aqui no Nintendo Blast durante todo o dia de hoje, já deve estar por dentro dos detalhes do lançamento do Wii U no ... (por Gustavo Assumpção em 13/09/2012, via Nintendo Blast)


Se você ficou ligado aqui no Nintendo Blast durante todo o dia de hoje, já deve estar por dentro dos detalhes do lançamento do Wii U no Japão, Europa e Estados Unidos. A estratégia parecer ser a mesma nos três locais: investir em uma linha de títulos inicial forte, mas pela primeira vez focada em games vindos de terceiros, sempre tentando mostrar do que o novo controle é capaz.

Qual é a da Nintendo?



A ideia também é mostrar que o Wii U é muito mais que um console: ele tem o potencial de se tornar o centro de entretenimento da sua casa - daí a importância estratégica da Nintendo TVii, que engloba vários serviços de streaming de vídeo em um único lugar, permitindo que o jogador consulte críticas, comentários e indique programas, filmes e séries para seus amigos. É mais ou menos o que já vemos em outros consoles, só que simplificado pelo uso do GamePad e com maior profundidade.

Somando a Nintendo TVii com a possibilidade de usar o controle como um tablet e as interações entre o controle e a TV, temos um console que tem potencial para conquistar toda a família, assim como aconteceu com o Wii.

Como já adiantamos, a launch window do console é curiosa. Entre novembro de 2012 e dezembro de 2013, mais de 50 games serão lançados, mas apenas alguns poucos deles são desenvolvidos pela Nintendo - o que vai na direção contrária dos últimos tempos, quando a própria Nintendo segurou o período inicial de seus consoles.  Dá pra dizer, sem medo, que esta é a melhor linha inicial de títulos da história de um lançamento de console da Big N, englobando boas exclusividades, várias versões melhoradas de best sellers e alguns games que claramente estão na lista por sua popularidade e relevância para o mercado - ei Monster Hunter 3 Ultimate, estamos falando de você.

Da linha de títulos inicial, New Super Mario Bros. U parece ser o preferido dos jogadores, seguido de ZombiU e Assassin's Creed III, dois games desenvolvidos pela talentosa equipe da Ubisoft. Os anúncios de hoje ainda revelaram boas surpresas: 007 Legends, Call of Duty Black Ops II e o exclusivo Transformers Prime, todos da Activision, são importantes para atingir públicos que a Nintendo, estrategicamente, precisa conquistar. Esse também é o caso de Bayonetta 2, até agora o principal game exclusivo do Wii U desenvolvido por terceiros.


Lançar o console em dois pacotes é algo inédito na história recente da Nintendo, mas já é uma estratégia de marketing repetida por suas concorrentes. À primeira vista, o pacote básico parece inferior demais ao pacote deluxe - não é de se estranhar se o pacote mais robusto vender muito mais do que o mais simples. Em uma enquete realizada nesta tarde na fanpage do Nintendo Blast no Facebook, 83% dos usuários responderam que pretendem adquirir o Deluxe Set, uma indicação de que a diferença de $50 parece não ter assustado os que pretendem comprar o console logo no lançamento.



Sobre o preço, ele parece não ser um problema. Também entre os leitores do Nintendo Blast, 87% consideram o preço justo e apenas 13% dizem que vão esperar uma redução para adquirir o console. Analistas importantes, e outros nem tão importantes assim, como o falastrão Michael Pachter, se surpreenderam positivamente com os anúncios. Ou seja: o Wii U é sim competitivo.

Mas é necessário ter os pés no chão, principalmente porque o mercado americano está desaquecido.  Números do NPD (órgão conhecido por computar dados do mercado de games nos Estados Unidos) revelaram que a quantidade de jogadores ativos está em queda, talvez porque  os consoles atuais já estejam há muitos anos no mercado, talvez porque os games estejam falhando em agradar jogadores mais inexperientes. O Wii U é um  tiro bem calculado, que pode atingir em cheio um público que já está cansado do que o mercado oferece agora. Se esse objetivo será atingido, só o tempo dirá, mas a capacidade da Nintendo para enxergar esses gaps no mercado é essencial.

Para muitos, a Nintendo tem um grande desafio pela frente, quase insuperável. Enquanto o Wii se popularizou quase que de maneira viral por ser algo diferente e inovador, o Wii U não traz em si uma ideia completamente diferente - ele é, sim, um apanhado de tendências e ferramentas já existentes. Some isto ao fato de que o console é visto por muitos como ultrapassado tecnicamente (pra que comprá-lo se tenho um PlayStation 3 ou Xbox 360?) e temos uma grande questão: como o mercado vai reagir ao lançamento?

Para longo prazo, já sabemos o que é necessário: novas ideias, exclusividades e a criação de novas franquias, algo que demanda tempo e é arriscado demais para um momento inicial.

Dúvidas, muitas dúvidas

Mesmo com o saldo positivo das apresentações desta quinta-feira, muita coisa ainda ficou de fora. Detalhes sobre a dashboard do console, o Miiverse e a Nintendo Network ficaram para uma próxima oportunidade. Só que essas dúvidas precisam ser respondidas logo, já que faltam apenas 66 dias para o lançamento do console.


Sobre a chegada do Wii U ao Brasil, nada foi anunciado oficialmente. A Gaming do Brasil ainda não se pronunciou sobre o lançamento - e é provável que não faça isso antes de outubro. Há grandes chances, inclusive, do Wii U chegar por aqui somente no início de 2013. Aliás, não está confirmado oficialmente, mas é bem provável que o console apareça na Brasil Game Show 2012, evento que acontece em São Paulo no próximo mês. É nesta oportunidade que mais informações devem ser reveladas.

Agora, queremos saber suas impressões sobre o console. Sucesso? Fracasso? Imperdível? Dispensável? Opine!

Uma bagunça
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sucesso sem dúvida..

    O console conseguiu suprir a dúvida que foi criada sobre o mesmo!!

    Pelo visto o console atendeu ao gosto da maioria dos gamers e ainda surpreendeu.. não é atôa que até o falastrão Pachter teve de dar o braço a torcer..

    Os titulos são fortes.. e como se ja não bastasse Mario e os fortes Assassins e Mass ainda tivemos o anúncio de Bayonetta 2 exclusivo que fez um estrago enorme..

    Podemos esperar pelo melhor do console e se continuarmos com todo esse apoio a proxima geração sera da Big N..

    ResponderExcluir
  2. É sem duvidas um forte candidato, pois possui tudo de necessário pra agradar tanto gregos, quanto troianos. Mas é como sempre digo, o Wii U traz tudo que a Nintendo nao utilizava, e que a concorrência levou vantagem. Porem nao vai competir nem com a atual, nem com a proxima geraçao. Pois a Nintendo criou a sua propria. Vou comprar um com certeza, pois a Nintendo sempre me divertiu muito.

    ResponderExcluir
  3. Sucesso o wiiu ja nasceu para vencer as outras digo ps3 e 360 n vao ter vez agora no fim do ano o wiiu vai quebrar todos os recordes de venda num lançamento de video game pena nao saber como vai ser aqui no brasil e tambem parece qur nosso umilde guerreiro (nao estou falando do Link kkkk) o pequeno wii vai ser logo esquecido uma pena o wii para min foi o melhor console do mundo pena que as produtoras nao aproveitaram o potencial do pequeno e muitos jogos saiam com cara de ps2 mas o wiiu e diferente ele e poderoso o suficiente para arrebentar a velha geraçao e competir com a nova que vem por ai e como vai ter um ano de vantagem as outras vao ter que ser bem originas com os ps4 e x720 mas todos sabemos que elas so copiam

    ResponderExcluir
  4. A única impresa no mundo do nível da Nintendo é a outra branquinha a APPLE !

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google