Future Blast

Future Blast: Realismo à toda velocidade em F-Zero U!

Criada em 1990 pela Nintendo EAD na já distante geração dos consoles 16-bit, F-Zero é uma das franquias mais desafiadoras e frenéticas da Ni... (por Unknown em 16/09/2012, via Nintendo Blast)

F-ZeroLogoCriada em 1990 pela Nintendo EAD na já distante geração dos consoles 16-bit, F-Zero é uma das franquias mais desafiadoras e frenéticas da Nintendo. É curioso como a história da franquia em consoles de mesa da empresa é marcada por constantes inovações a cada novo título. O primeiro, por exemplo, se utilizava da tecnologia Mode 7 do Snes, que permitia a simulação de gráficos em 3d, o que era incrível para a época, enquanto o mais recente, F-Zero GX (GC), possuía uma contraparte para os Arcades (F-Zero AX) que possibilitava a interação entre consoles caseiros e arcades de uma forma jamais vista, com troca de personagens e partes da nave entre as versões via o Memory Card do console.

A pouco mais de dois meses do lançamento do Wii U, console que promete modificar mais uma vez os paradigmas da indústria, é impossível não imaginar como certas franquias podem ser recriadas se utilizando das capacidades do novo hardware. No Future Blast de hoje, analisaremos de que forma a franquia pode tirar proveito de tudo que o Wii U tem a oferecer!

O cockpit na palma das mãos!

A primeira coisa que vem em mente ao imaginarmos qualquer jogo no Wii U é como o GamePad pode trazer inovações ao novos games, e, quanto mais pensamos, mais possibilidades incríveis surgem em nossas mentes. Em F-Zero, penso que as naves poderiam ser controladas com os sensores de movimento do GamePad (de forma similar a Mario Kart Wii). Enquanto isso, a touch screen mostra a corrida rolando com a visão de dentro da nave, sendo possível ativar as funcionalidades presentes no painel do veículo com um simples toque de seus dedos. Já na tv, o game rodaria com a câmera fora da nave e daria uma visão de toda a ação. Assim, o game exigiria atenção e reflexos do jogador, colocando-o no clima de tensão e sensação de perigo que as corridas do game possuem. Fora das corridas, a touch screen exibiria dados sobre as pistas, recordes, leaderboards e até mesmo os menus do game.

tba-f-zero-wii-u-20120417071120986

Customização ao máximo

Outra possibilidade em F-Zero é a adoção de um modo de customização mais robusto. É claro que isso não depende das funcionalidades exclusivas do console, mas vai em direção à sua proposta na medida em que a Nintendo deseja criar uma grande comunidade em que todos possam compartilhar o que fazem em seus games. F-Zero U possibilitaria ao jogador a criação de veículos, personagens e até mesmo pistas, que poderiam ser compartilhadas com toda a comunidade nintendista. As criações poderiam ser utilizadas tanto nos modos single player quanto multiplayer.

fzero_070803_x7         fzero_070803_x4

Os modos multiplayer seriam o ponto alto do game, mergulhando de uma vez por todas nas funcionalidades online, haveriam torneios, comunidades (tal como em Mario Kart 7), leaderboards e ghost races com os jogadores mais bem colocados dos rankings, sejam regionais ou até mesmo mundial. Além disso, o título faria uso do Miiverse para que os jogadores possam enviar dicas de atalhos e estratégias para vencer as desafiadoras corridas do game.

Realismo assustador

9769d1158444014-f-zero-gx-1_034-1-Se, no GameCube, F-Zero já impressionava pelos seus visuais, fluidez e lindíssimas CGs, no Wii U a franquia pode elevar tudo a um novo patamar tornando o título ainda mais imersivo e intenso. Apesar de possuir 29 rivais fazendo de tudo não só para vencer a corrida mas também para destruir o jogador, F-Zero U contaria com mais um desafio, talvez ainda maior: os próprios cenários! Imagine, você está lutando para ultrapassar o pentelho Samurai Goroh quando de repente uma chuva de meteoros começa a destruir toda a pista e modificar todo o trajeto. Assim, devido à rapidez das corridas você ainda terá que ter bons reflexos para desviar de todo aquele caos que acontece diante de seus olhos. Esses elementos tornariam o game ainda mais intenso e desafiador, levando a franquia para um novo patamar no que tange à sua dificuldade.

mutecity03_l          f-zero-gx-1

Ainda sobre as pistas sofrendo alterações em tempo real durante as corridas, pode haver um modo multiplayer que faça uso da jogabilidade assimétrica proposta pela Nintendo com seu novo console. Enquanto até quatro jogadores disputariam uma corrida com Wiimotes, um quinto jogador portando o GamePad provocaria o caos na pista, tentando atrapalhar ao máximo a corrida (ou favorecer algum dos jogadores).

Possibilidades infinitas!

Todas as possibilidades listadas acima podem se concretizar ou não, mas, mesmo que nada disso ocorra, é certo que as possibilidades que o Wii U oferece para o desenvolvimento de um novo F-Zero são muitas, e com certeza a Nintendo não deixará que essa oportunidade passe batida! No momento, nos resta especular o que virá enquanto a Big N não torna nada oficial.

f_zero_wallpaper_by_cepillo16-d472aul

E você? Como o Wii U pode trazer de volta essa grande franquia da Nintendo? Deixe sua opinião nos comentários!

Revisão: Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa, juro que li: "F-Zero U foi criado em 1990" xD

    ResponderExcluir
  2. Eu também ! Este blog esta assombrado?

    ResponderExcluir
  3. kk eu também li isso. Bom eu queria um f-zero U e um star-fox U pode crer, zelda vai ser lançado certamente, e metroid, lançaram faz pouco pro wii, não estou com tanta "fome" de metroid. Oque eu quero mesmo é Star Fox U e F Zero U, nada mais.

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm queria um F-Zero U e um Star Fox U..

    Ta na hora de trazer essas franquias novamente a ativa..

    Dai pra ficar perfeito a Big N compra a Rare novamente e temos um Killer instict U e um Banjo Kazzoie U..

    rsrsrsr nossa quanto U...

    ResponderExcluir
  5. A Nintendo poderia fazer um novo F-Zero tanto pro WII U quanto pro 3DS. Em qualquer um dos dois, ficaria excelente!
    Também queria um novo Metroid!

    ResponderExcluir
  6. Nintendo, por favor, LEIA ESTE POST :)

    ResponderExcluir
  7. gente, minha pergunta não tem nada haver com esse post, mas alguém sabe me responder se os games de GAME CUBE vai estar no virtual console do WII U? =S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não foi nada confirmado. Mas a Nintendo tb não deu muitos detalhes sobre a eshop do wiiu, então precisaremos esperar pelo lançamento ou por um novo Nintendo Direct pra ver se teremos essa agradável surpresa :-)

      Excluir

Disqus
Facebook
Google