Pokémon Blast

Pokémon Blast: Um guia para o seu pokémon nunca mais dormir em campo

“Empoleon is paralyzed! It can’t move!” Essas pequenas frases significam o puro desespero dos treinadores. Afinal, quem nunca foi atingido p... (por Unknown em 23/09/2012, via Nintendo Blast)

“Empoleon is paralyzed! It can’t move!” Essas pequenas frases significam o puro desespero dos treinadores. Afinal, quem nunca foi atingido por um golpe que induz efeitos de status enquanto jogava Pokémon? Burn, Freeze, Paralysis... O que não faltam são opções para complicar a vida do jogador. Nesse texto, você irá saber mais sobre como funcionam essa parte importantíssima do jogo e, é claro, como utilizá-la contra seus adversários.
Presentes na franquia desde a primeira geração, os efeitos de status são
fatores determinantes no andamento de uma batalha, e o jogador que conseguir
utilizá-los a seus favor terá a vitória praticamente assegurada. Para fins didáticos fica mais facil dividí-los em dois grupos. Ao grupo principal pertencem os
efeitos que não podem ser curados quando o pokémon sai de campo, e que
deixam um ícone próximo ao nome do seu monstrinho. Pertencem a essa
categoria: burn, freeze, paralysis, sleep e poison. No grupo secundário estão todos os outros efeitos que não se encaixam na categoria anterior: confusion, encore, infatuation e taunt. Vamos conhecê-los melhor separadamente.

Efeitos de status principais

  • Paralysis - É de longe o efeito mais visto, em razão da grande quantidade de pokémon que possuem acesso ao golpe Thunder Wave, a maneira mais fácil de causar esse efeito. O pokémon afetado por paralisia tem sua Speed diminuída para 25% da sua velocidade em condições normais e há também 25% de chance de ele não executar sua ação nesse turno. É possível paralisar seu adversário através de golpes como o já mencionado Thunder Wave e Glare ou através de habilidades, como Static.
  • Burn -  Esse é o efeito mais peculiar da lista. Aparentemente, ele apenas reduz o HP do monstrinho em ⅛ por turno, mas há uma outra função muito interessante. Analisando com mais calma, ele ainda corta o Attack pela metade, acabando com a felicidade de pokémon muito fortes. Will-O-Wisp e Fire Blast são ataques que podem infligir esse efeito, assim como a habilidade Flame Body.
  • Sleep - Essa é a última condição na qual você possa querer ver seu pokémon sofrer. Deixando o monstrinho inútil entre 1 ou 3 rodadas, esse efeito muda o curso de batalhas. Os principais golpes que causam esse status são Spore e Hypnosis, assim como a habilidade Effect Spore.
  • Freeze - Com efeito similar ao descrito acima, porém, a quantidade de turnos para o efeito não é definida. Ou seja, teoricamente seu pokémon pode ficar congelado eternamente. Na prática, ele só permanece assim até que seja atingido por um golpe do tipo Fire, até que seja usado um item como
    Ice Heal, até que ele desmaie ou até que ele descongele naturalmente. Diferente dos outros status apresentados, este não possui um golpe exclusivo que o inflija naturalmente. Apenas se você usar um golpe como Blizzard, é que há 10% de chance de congelar. Também não há habilidade que deixe congelado.
  • Poison - Aqui temos dois status condensados. Algo que os jogadores mais desatentos deixam passar batido é o fato de haver diferença entre
    um pokémon estar “poisoned” ou “badly poisoned”. Enquanto o primeiro apenas tira ⅛ do HP total por turno, o segundo é muito mais letal, diminuindo o HP do pokémon em 1/16 do HP total do pokémon no primeiro turno e dobrando a cada cada rodada! Devaste times defensivos utilizando a estratégia Poison + Protect. Um pokémon é envenenado quando é atingido pelos golpes Toxic ( badly poisoned ) ou Poison Jab ( poisoned ). A habilidade Poison Point possui o mesmo efeito. Outra maneira é sujar o campo
    do adversário com o golpe Toxic Spikes.



 












 

 

Efeitos de status secundários

Aqui estão todas as outras condições que não se encaixam na categoria anterior. Apesar de serem menos comuns e aparentemente mais fracas, não devem ser subestimadas, pois qualquer movimento incauto pode causar uma grande dor de cabeça ao jogador. Anote aí:
  • Confusion – É um dos efeitos mais comuns do jogo. Com ele, o pokémon possui 50% de chance de se machucar, com um ataque de dano neutro com 40 de Base Power. O efeito dura entre 1 e 4 rodadas, ou até que o monstrinho saia do campo. Para confundir seu inimigo, basta usar golpes como Confuse Ray e Swagger.
  • Encore - Esse efeito é causado apenas por um golpe, de mesmo nome. Após ser afetado por ele, o pokémon usa o mesmo ataque durante os três próximos turnos. É um dos efeitos menos vistos na série.
  • Infatuation - Quem disse que pokémon não ama? O efeito mais incoveniente, na minha opinião, deixa o seu pokémon apaixonado, “immobilized by love”, pelo monstrinho adversário e com 50% de chances de ele não atacar a cada
    turno. O amor entra em campo através do golpe Atract ou da habilidade Cute
    Charm.
  • Curse – Esse é um efeito muito diferente, para não dizer esquisito. Acionado por um move de mesmo nome, até o início da quinta geração ele era do tipo ???. Isso mesmo, três interrogações seguidas. Como esse era o único move a pertencer a esse tipo, com a mudança ele foi para a categoria Ghost. Quando utilizado por um pokémon desse mesmo tipo, ele faz com que o monstro adversário perca 1/4 do HP total a cada rodada. Sinistro!
  • Taunt - Agora que o leitor já sabe que existem inúmeros efeitos, como fazer para previní-los? Uma das maneiras mais eficazes é contra-atacar com
    um outro efeito! O golpe Taunt inflige um staus em que o pokémon só pode usar moves que causam dano. O pokémon atingido não poderá usar golpes como Recover, Protect, Calm Mind, Swords Dance e muito mais durante os próximos três turnos. Esse ataque é muito útil, e serve principalmente pra acabar com aquele Snorlax chato que fica usando Rest pra recuperar HP sempre.
A wild Snorlax appears!

Ajustanto os efeitos de status ao seu time

Agora está na hora de sair um pouco da teoria e pensar na melhor maneira de
encaixar esses conceitos nos seus times. Atualmente, é muito comum utilizar as
habilidades dos pokémon para elevarmos seus poderes ao máximo. E quando
falamos de efeitos de status, podemos destacar o uso de três pokémon: Sableye, Whimsicott e Thundurus.
“Legal, são pokémon maneiros mas o que eles têm em comum?”
Leitor apressadinho

O que eles têm em comum é uma habilidade chamada Prankster, que dá um aumento de prioridade a todos os golpes que não dão dano ao oponente. Ainda
está difícil entender? Imagine que você esteja diante de um pokémon com grande
Attack, como Garchomp, que está de dando muito trabalho. Deixe o Sableye entrar em campo e usar o move Swagger, para confundi-lo e atrapalhar a estratégia do oponente.
Se você se deparar com o pokémon ao lado em uma batalha, pode esperar por Thunder Wave. Ele possui essa cara de marrento não é à toa.



Como se livrar deles

Breloom é um dos pokémon que melhor se aproveita de Poison HealSe os efeitos de status estiverem atrapalhando o seu time, há algumas maneiras de contornar a situação. A mais fácil é usar o move Taunt e ganhar um pouco de tempo para montar sua estratégia. Outra excelente maneira de contornar esse problema é usar um pokémon para absorver esse efeito. Por mais estranho que possa parecer, existem alguns casos em que o efeito Poison pode te ajudar sim. Saiba que existe uma habilidade chamada Poison Heal, que recupera ⅛ do HP total do pokémon a cada turno. Existe também a habilidade Guts, que aumenta o Attack do pokémon em 50% se ele estiver sob um dos efeitos principais.
Ainda há a possibilidade de você usar um pokémon envenenado para “absorver” um possível Will-O-Wisp, já que um efeito não sobrepõe o outro, e é impossível você ser afetado por dois ao mesmo tempo. Se você não estiver satisfeito, ainda há uma maneira um pouco mais trabalhosa. Existem os pokémon chamados “Cleric” que curam efeitos de outros monstros. Através de ataques como Aromatherapy, eles podem eliminar as “doenças” de determinados pokémon, fazendo-os úteis novamente. A enfermeira Blissey é o melhor pokémon para se desempenhar essa função.

Finalmente ação!

Pra encerrar essa matéria, deixo aqui um vídeo de uma batalha que ocorreu no GameWorld 2012. Quem está lutando são os experientes treinadores Xaruto ( LOP-RJ) e Vinícius Santiago ( LOP-SP). A batalha é muito didática e sua escolha se justifica pela grande presença de moves que alteram status:
Vinícius Santiago ou Xaruto? Façam suas apostas…
Nessa partida vemos muito o uso dos golpes Protect e Thunder Wave, de ambos
os lados. Note que o Latios, um pokémon poderossíssimo, é derrotado aos poucos através dos efeitos de status Paralyzed e Confusion. Outro ponto muito interessante a se observar é o Suicune, que usa o move Rest para recuperar todo o seu HP.
Se houver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. Bom estudo a
todos!
Revisão: Thyago Coimbra Cabral

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google