Vem aí

Prévia: Rayman Legends (Wii U)

No ano passado, a Ubisoft deu um sopro de vida aos games do gênero plataforma com o lançamento de Rayman Origins . O título, com jogabilidad... (por Unknown em 07/10/2012, via Nintendo Blast)

Rayman_Legends_Box_ArtNo ano passado, a Ubisoft deu um sopro de vida aos games do gênero plataforma com o lançamento de Rayman Origins. O título, com jogabilidade side-scrolling, encantou os jogadores não apenas por sua direção artística arrebatadora, mas também pelo seu gameplay sólido e sua engraçadíssima trilha sonora. Um ano depois, a empresa presenteará os donos dos primeiros Wii U com uma sequência exclusiva que promete elevar todos estes elementos a um patamar ainda maior. Rayman Legends, título de lançamento do novo console da Nintendo, é uma ode aos games de plataforma, gênero que perde espaço na indústria a cada dia, e promete seguir o bom trabalho de seu antecessor na tentativa de provar que games mais simples podem ser extremamente divertidos e desafiadores.

Rufem os tambores!

Todos os elementos necessários para um bom game de plataforma estarão presentes em Rayman Legends. Saltos desafiadores? Sim. Inimigos adoravelmente irritantes? Sim. Chefes de fase épicos? Sim! Mas Legends adiciona diversos elementos à fórmula, sendo o primeiro deles a musicalidade dos estágios. Em determinadas fases, o herói sem braços e pernas deverá correr e saltar de acordo com o ritmo das músicas, que vão sendo tocadas de acordo com elementos dos cenários. É quase um Rhythm Thief (3DS), mas com gameplay de plataforma. Essas fases prometem ser muito desafiadoras e divertidas, além de trazer um ar de novidade para o gênero, que está cada vez mais saturado e cheio de games idênticos (estou olhando para você, New Super Mario Bros.).

O fator Wii U

Rayman Legends é um título desenvolvido exclusivamente para o novo console da Nintendo, sendo assim, a Ubisoft está fazendo de tudo para se aproveitar ao máximo de todas as inovações trazidas pela Big N. Além dos gráficos espetaculares que parecem um desenho animado controlável, o título se utilizará bastante do novo controle do console. Isso porque Legends possibilita partidas em modo cooperativo para até cinco pessoas, sendo que quatro utilizam o Wiimote e uma o Wii U GamePad. Se você tiver a sorte de utilizar o novo controle nessas partidas, seu personagem será Murphy, um bizarro ser verde que tem como função ajudar (ou atrapalhar) os heróis a completarem os desafios. O personagem é controlado com a tela de toque e os sensores de movimento do GamePad.
rayman_legends_screen
Esta característica do gameplay pode não ser completamente nova, já que New Super Mario Bros. U utilizará um artificio bastante semelhante, mas o que torna ela extremamente interessante são as possibilidades oferecidas, que vão muito além de fazer plataformas aparecerem na tela. Em uma das muitas situações inusitadas do game, Rayman deve atravessar um caminho repleto de pequenas plataformas. O problema é que algumas delas não são estáveis o bastante para que o personagem possa atravessá-las. Neste momento entra a ajuda de Murphy. O portador do Wii U GamePad pode ver na touch screen quais plataformas são seguras e quais vão desabar no momento em que Rayman tocá-las. Murphy poderá segurá-las, para permitir que o herói atravesse seu caminho, ou sabotá-las, tornando a brincadeira muito mais divertida. Em outra situação, Murphy deve ajudar Rayman a derrotar um chefe atirando projéteis com um estilingue enquanto o protagonista está propriamente dentro do campo de batalha. É a jogabilidade assimétrica utilizada com perfeição, proporcionando experiências completamente diferentes às pessoas que estão jogando o mesmo jogo e compartilhando a mesma tela.
raymanlegends        rayman0427-610 (1)
Outra inovação que deveria estar presente no título, mas infelizmente foi deixada de lado durante sua produção era a utilização da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permitiria a interação entre objetos reais e a ação que ocorre na TV. A funcionalidade foi divulgada em um dos primeiros trailers do game e ainda não se sabe porque foi deixada de lado. Uma pena.

Exclusividade de peso

A criação de Michael Ancel parece estar mais em forma do que nunca. Depois de sua reinvenção no ano passado, nada mais propício que o lançamento de um console inovador para acompanhar os novos caminhos que a já muito consagrada franquia está seguindo. O conjunto da obra de Rayman Legends parece ser tão polido que me arrisco a dizer que o título é o melhor game de plataforma anunciado até agora para o novo console da Nintendo. É muito bom ver que finalmente as third parties estão dando grande atenção para a Nintendo e seus produtos.
Rayman Legends – Wii U
Desenvolvimento: Ubisoft Montpellier
Gênero: Plataforma
Lançamento: 1º trimestre de 2013
Expectativa: 4/5
Revisão: Alex Sandro

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. aquele filho da puta do canal play tv disse que rayman legends era uma versão de origens para o wii u.

    ResponderExcluir
  2. Aah, que vontade eu tenho de jogar Rayman Legends.

    Já vi gente dizendo que não será exclusivo do Wii U e que irá para outros consoles mesmo depois de a Ubisoft afirmar veemente que será, sim, um título exclusivo. Fanboys... XD

    De fato, Rayman Legends fez um uso muito mais inteligente e divertido do GamePad do que a Nintendo e New Super Mario Bros. U. Criar plataformas pode até ser útil, mas é uma função que está presente somente quando se joga em multiplayer, e a tela de toqueé a única função que existe no jogo. Vacilou nessa, hein Big N!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google