Top 10

Top 10: Os melhores Just Dance do Wii

Os controles de movimento do Wii trouxeram a possibilidade de se desenvolver jogos de dança que dispensam o uso de algum equipamento extra, ... (por Fábio Garcia em 18/10/2012, via Nintendo Blast)

just dance coverOs controles de movimento do Wii trouxeram a possibilidade de se desenvolver jogos de dança que dispensam o uso de algum equipamento extra, como tapetes ou sensores adicionais. Na tentativa de simplificar ainda mais, a Ubisoft criou um game contagiante e que vendeu milhões no mundo inteiro. A fórmula é básica: junte coreografias intuitivas e uma jogabilidade simples. Com mais de dez títulos lançados para o Wii, podemos assim elaborar o nosso Top 10 da franquia.

10- Just Dance Summer Party

É a primeira coletânea da série, juntando as músicas disponíveis apenas por DLC de Just Dance 2. O título possui repertório variado e a jogabilidade excelente do segundo game da série, mas nenhuma grande música que fará todo mundo querer jogar, com exceção de “Firework“ da Katy Perry. O jogo tem duas músicas inéditas “Jai Ho!” e “Funkytown”, mas isso não muda o fato de que foi apenas um DLC lançado em disco sem muita novidade.

09- Just Dance Kids 2

just dance kids 2A linhagem infantil de Just Dance deu tão certo que ganhou continuação. Além das canções para crianças (disponíveis em três idiomas), acrescentaram outras mais “cool” para o jogo não ser taxado como extremamente infantil. O game traz Justin Bieber, Selena Gomez, Miley Cyrus, mas a melhor música ainda é “Whip My Hair” da Willow Smith. Mesmo com o repertório variado, este título ainda ficou bem atrás de...

08- Just Dance Kids

just dance kids 1No primeiro jogo para crianças da série prevalecem as músicas infantis mesmo. A princípio assusta um pouco ver pessoas de verdade dançando na tela ao invés daquelas formas sombreadas típicas de Just Dance, mas você se acostuma. É o game da série Kids que mais segue à risca a classificação infantil, por conta do repertório. E, pra falar a verdade, este jogo tem a música mais engraçada de todos os títulos da série Just Dance: a dança do passarinho. Jogue-a com seus amigos e você entenderá por que o game pode ser considerado melhor que sua segunda versão.

07- Just Dance Greatest Hits

Esta segunda coletânea de Just Dance tem uma motivação nobre: foi a desculpa que a Ubisoft arranjou para lançar as músicas clássicas dos dois primeiros Just Dance no Xbox 360 (que só passou a receber a franquia a partir da terceira edição). Sem contar que foi também uma oportunidade para lançar em disco as músicas exclusivas do Just Dance de Wii, vendido em algumas lojas específicas (como a BestBuy). Os mais divertidos hits dos primeiros jogos estão aqui, como “Eye of the Tiger”, “Girlfriend”, “Step by Step” e “Jump in the Line”.

06- Just Dance Wii 2

justdancewii2A primeira versão japonesa do Just Dance foi lançada pela Nintendo, e o sucesso rendeu esta nova edição (que permaneceu durante semanas na lista de mais vendidos). Além de trazer ao público nipônico músicas da versão ocidental do jogo, canções japonesas (e com coreografias dificílimas) foram incluídas. Destaque para músicas populares que grudam na cabeça (um brinde para quem se lembrou de “Pop Star” de Ken Hirai) e a participação de bandas coreanas.

05- Just Dance 3

just dance 3O terceiro jogo canônico (engraçado usar essa expressão para uma série de games de dança) da franquia decepcionou um pouco este que vos escreve. As músicas tinham uma pegada mais eletrônica, e a nova modalidade em grupo não acrescentou muita coisa, parecendo uma evolução natural do modo de dupla do segundo jogo. Mesmo assim, algumas músicas se destacaram, como “Pata Pata” e “Crazy Little Thing Called Love”.

04- Just Dance Wii


justdancewiiEsta versão japonesa de Just Dance seguiu o mesmo esquema do que viria ser a segunda edição: algumas músicas americanas importadas dos outros jogos da série e várias canções japonesas para você se divertir, sentindo-se um hipster musical. O jogo merece uma posição no ranking melhor que sua sequência por dois simples motivos: a inclusão da música tema do Mario Bros. (que virou DLC em Just Dance 3) e de “Cutey Honey” da Koda Kumi. Ambas são canções obrigatórias.

03- Just Dance

just dance 1O primeiro jogo da série aparece em terceiro lugar no ranking, em especial por ser o ponto de partida dessa epidemia de dança criada pela Ubisoft. A ideia de ignorar pontuações e comandos complexos que seriam afetados pela baixa sensibilidade do Wiimote deu super certo, e Just Dance se revelou um jogo cujo objetivo, mais do que fazer pontos, é se divertir com os amigos. Desta primeira edição se destacam “Cotton Eye Joe”, “Girls Just Want to Have Fun”, “Le Freak”, “Surfin’ Bird” (para lembrar de Family Guy) e “Wannabe”. O game é tão eclético que é possível passar horas jogando com pessoas de todas as idades.

02- Just Dance 4

just dance 4Este quarto jogo da série já conquistou o segundo lugar da lista no meu coração. O modo de batalha foi uma adição criativa, e as coreografias das novas canções são inspiradíssimas. Na seleção musical eles fugiram um pouco do clima repetitivo de Just Dance 3 e tentaram globalizar. Vários países fora do eixo americano estão representados desta vez, como podemos ver em “Asereje” (versão original com coreografia fiel de “Ragatanga” do Rouge), a brasileira “Mas que nada” e a italiana “Cercavo Amore”. O que mais? “Moves like Jagger”, “Rock Lobster”, “Call me Maybe” e “Jailhouse Rock”. Se acrescentassem um “Gangnam Style” esse jogo seria o mais vendido da história, vão por mim.

01- Just Dance 2

just-dance-2Enfim, o melhor jogo da franquia ainda é, na minha opinião, Just Dance 2. Ele pegou tudo o que deu certo no primeiro game da série e conseguiu aprimorar de um jeito absurdo. O diferencial desta vez está na inclusão das danças em duplas, que são todas muito divertidas e combinam bastante com o estilo festivo do jogo. Para completar, o título tem a melhor seleção musical de toda a franquia com “When I grow up”, “Sway”, “Girlfriend”, “Toxic”, “Crazy in Love”, “Big Girl”, “Hot Stuff”, “I Got You (I Feel Good)”, “Jump in the Line”, “Proud Mary”, “S.O.S.”,  Soul Bossa Nova”, “Take me Out”, “Tik Tok”… haja espaço para puxar tanto o saco da Ubisoft por conta da trilha sonora. Simplesmente o melhor jogo para se animar uma festa.

Este foi o nosso top 10 de Just Dance. Como em todos os rankings desse tipo, a opinião do redator é bem subjetiva, então é normal você sentir que determinado jogo foi injustiçado. De qualquer forma, a série Just Dance é uma agradável surpresa no Wii e deveria ser obrigatória para todos que gostam de se divertir com os amigos sem medo de passar vergonha. Não concordou com a colocação do seu jogo favorito da série? Conte para nós dentro dos comentários!

Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. “Girlfriend”, “Toxic”, “Crazy in Love”,"S.O.S" Gaaaaaaaaaaaaaaaay!! hahaha Mas concordo que a seleção e músicas do 2 é muito boa! Take me out, Big Girl, Hey ya, Hot Stuff, Vampire Weekend, I Want you back, That's Not my name, Monster Mash, Rasputin... muita coisa legal!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google