Jogamos

Análise: Just Dance Disney Party (Wii)

A série Just Dance recebe mais versões que um Call of Duty. Além da série original, que já conta com quatro títulos numerados, a franquia ... (por Fábio Garcia em 25/11/2012, via Nintendo Blast)

A série Just Dance recebe mais versões que um Call of Duty. Além da série original, que já conta com quatro títulos numerados, a franquia se estende por coletâneas e spin offs. Querendo levar mais uma graninha dos amantes da dança, a Ubisoft lançou outro jogo, desta vez com músicas da Disney. Parece a combinação perfeita, não é mesmo? Pois une um jogo com ótimo multiplayer e músicas contagiantes. Nesta análise, vamos ver se este jogo (o terceiro Just Dance lançado em questão de meses) consegue se mostrar relevante diante de tantos títulos consagrados.

Vizinho de Just Dance Kids

Vale uma pequena explicação de como funciona o Just Dance, caso haja algum jogador que não faz a menor ideia do que se trata. Nesta franquia da Ubisoft, você segura o Wiimote com a mão direita e repete todos os passos do dançarino na tela, como se estivesse olhando para um espelho. Pronto, a mecânica do jogo foi explicada, mas não a diversão e a fama, que só se justificam quando você chama seus amigos para jogar.


Em Just Dance: Disney Party, a Ubisoft deixou o desenvolvimento com a “Land Ho!”, que já adianto ter feito uma versão bem fraca dos controles de Just Dance. Parece que a Land Ho não recebeu nenhum auxílio da Ubisoft, que deveria estar ocupada produzindo o Just Dance 4, e o resultado foi um jogo que mal compreende os gestos que fazemos. Para tornar tudo mais irritante, o controle vibra quando você acerta cada passo, e de certa forma é meio frustrante você fazer um movimento e sentir o controle imóvel na sua mão. Fica claro que o jogo não foi produzido pela empresa original porque as coreografias são muito diferentes do que se espera de um Just Dance, bem pouco intuitivas.

Assim como Just Dance Kids, os dançarinos são pessoas de verdade e se caracterizam criando harmonia com o ambiente dos filmes. Falando em ambientes, todos estão muito bem feitos e animados, estando um passo além dos mais belos cenários feitos pela Ubisoft nos jogos “canônicos” da série de dança. É impressionante o número de detalhes que lembram passagens dos filmes (na música de “Encantada”, em certo ponto aparecem pombas carregando uma coroa de flores, como no longa). De vez em quando, os personagens dos desenhos animados aparecem no fundo dançando com você.

Enfim, as músicas

A Disney é conhecida por fazer excelentes filmes musicais, então a ideia de ter um jogo de dança com músicas da empresa é muito bem vinda. Infelizmente, a seleção musical deixou muito a desejar esquecer um dos melhores momentos dos musicais Disney: a década de 1990. Aceite que você não vai encontrar nenhuma música de “Aladdin”, “O Rei Leão”, “Pocahontas”, “O Corcunda de Notre Dame”, “Hércules”, “Mulan” e outros. As faixas foram divididas em categorias: séries do Disney Channel, clássicos Disney e músicas recentes.


Ao escolher a canção, você deve selecionar o idioma no qual ouvi-la (o Just Dance Kids 2 tinha a mesma opção de idioma), e nove das 25 músicas estão em português! O problema é que a escolha das canções brasileiras é completamente arbitrária e ilógica. Por exemplo, fui procurar a versão em português de “Under the Sea” de “A Pequena Sereia” e não havia, e na hora pensei que o motivo era devido o filme ser mais antiguinho, de forma que a empresa poderia não ter encontrado o áudio com qualidade o jogo. Mas, ao mesmo tempo, “Somente o Necessário” de “Mogli – O Menino Lobo” está lá, e é uma música muito mais velha. Outra arbitrariedade é vista nas músicas de “Enrolados”: uma das músicas tem o português, e a outra não. A coerência deve ter passado longe do Disney Party.


No fim, o game parece incompleto, com alguns modos de jogabilidade diferentes colocados só para que ninguém se canse tão rápido das músicas de coreografias complicadas e dificuldade alta para um jogo destinado ao público mais novo. Desculpa, Disney Party, mas você é um Just Dance muito fraco.

Just Dance: Disney Party é um exemplo excelente de jogo que funciona no papel, mas que é um desastre dentro do console.  Nem todo o carisma Disney e o poder da franquia Just Dance conseguem tirar esse game da faixa do mediano. Talvez, se fosse produzido pela Ubisoft, o jogo poderia chegar aos pés dos jogos tradicionais da franquia. Enquanto isso, ficamos sonhando com músicas divertidas de uma eventual continuação. E você, experimentou o game? Conte para nós nos comentários.

Prós


  •  Músicas da Disney
  • Músicas da Disney em português

Contras


  •  Só 9 músicas no nosso idioma
  • Jogabilidade desajeitada
  • Frustrante
  • Cadê “O Rei Leão”, “Aladdin”, “Pocahontas”, “Hércules”...?

Just Dance: Disney Party – Nintendo Wii – Nota: 6,5
Visual: 7,0 Som: 9,0 Jogabilidade: 7,0 Diversão: 6,0
Revisão: Bruna Lima 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google