Chronicle

Level-5 Chronicle: Parte 1 - Uma gigante independente

É inegável que quando pensamos na Level-5, pelo menos para os nintendistas de plantão, nos lembramos de Professor Layton ou Inazuma Eleven... (por Aurelio em 07/11/2012, via Nintendo Blast)

É inegável que quando pensamos na Level-5, pelo menos para os nintendistas de plantão, nos lembramos de Professor Layton ou Inazuma Eleven. A desenvolvedora independente, fundada em outubro de 1998, percorreu um longo caminho até conseguir respeito das publishers e depois financiar seus próprios jogos e publicá-los por conta própria (em território japonês). Como terá sido esse tal caminho percorrido pela empresa?

Um baita presidente

A empresa, com sede na província de Fukuoka, Japão, foi fundada em 1998 por Akihiro Hino, após ter se afastado da Riverhillsoft.  Idealista, o atual presidente e CEO da empresa abriu a empresa com o objetivo de levar para as crianças a mesma excitação que tinha em sua infância, quando jogava Game & Watch

Akihiro Hino começou sua carreira como programador no game Overblood (PS1, 1996), e foi promovido para diretor na produção de Overblood 2 (PS2, 1998). Após ter fundado a Level-5, ele participou do desenvolvimento de quase todos os jogos da desenvolvedora. Além disso, Hino tem um interesse muito grande em animes. O presidente da Level-5 foi responsável pelo roteiro de Mobile Suit Gundam AGE, cuja história foi aprovada pela própria Bandai.


Akihiro Hino, CEO e Presidente da Level-5
















Por trás desse conceito, Hino deixou a empresa livre de compromissos para que aos poucos pudesse traçar metas mais ambiciosas. Na fase 1, de seu plano de negócios, a desenvolvedora conseguiu confiança da indústria; Na fase 2, a Level-5 conseguiu reconhecimento dos jogadores, a partir de sucessos como Dragon Quest VIII (PS2); Em 2007, a empresa conseguiu publicar seus próprios jogos em território japonês e agora, na fase 4, já busca competir com as marcas Top da indústria de games. Incrível não é mesmo?

A empresa iniciou sua operação com apenas 11 funcionários! Sendo que o site japonês da empresa relata o substancial número de 210, registro datado em dezembro de 2009. E mais, Hino quer expandir a empresa e procura viabilizar a produção de filmes e animes, sem perder o foco em games. A empresa quer ser reconhecida pelo valor de entretenimento que leva para as casas dos jogadores, e ser reconhecida assim, como a marca de jogos número 1.
A logomarca da Level-5 também é carregada de conceitos e significados. O “V” significa “cinco”, como também tem o significado de “vitória e “visão”. A alteração nos tons de cinza cria a impressão de que o “V” está sendo iluminado, criando uma “imagem em meio a luz”, “uma presença radiante na produção de produtos e serviços”.

Os jogos e as conquistas – Level-5 e Sony

Muitos se surpreenderam quando, após dois anos de sua abertura, a Level-5 lançou, com apoio da Sony, o primeiro game da desenvolvedora, Dark Cloud, em 2000 no Japão e em 2001 nos EUA. Trata-se de um RPG bastante fantasioso, com visuais acima da média para a época. Dark Cloud fez relativo sucesso vendendo mais de um milhão de cópias pelo mundo, sendo um excelente começo para a desenvolvedora. O sucesso do jogo permitiu que a companhia, que era uma empresa privada, passasse a ser uma corporação (nesse caso, trata-se de uma pessoa jurídica que possui direitos similares a uma pessoa física). No ano de 2002, fora lançado Dark Cloud 2 que fez relativo sucesso e atingiu a marca de novecentas mil cópias vendidas pelo mundo. Sendo esse lançado nas Américas em 2003.


Em abril de 2004, foi estabelecida uma organização chamada GFF (Game Factory´s Friendship), por meio de um acordo firmado entre a organização e a Universidade de Kyushu, e tem o objetivo de unir empresas de games na ilha de Kyushu, para que possam desenvolver juntas projetos mais ousados e levar reconhecimento para a região. A Level-5 é uma das doze empresas que fazem parte do grupo da GFF.

No mesmo ano a empresa ganhou a confiança da Square Enix para desenvolver, sobre a supervisão de Yuji Hori, Dragon Quest VIII, game exclusivo para PS2, que vendeu incríveis 5,21 milhões de cópias, conforme dados do VGCharts. O sucesso de crítica tornou a Level-5 uma das principais desenvolvedoras de RPG do Japão. O game foi lançado em 2005 nos EUA.


O game a tornou uma das mais importantes desenvolvedoras de RPG do Japão!


O bom momento da desenvolvedora ainda estava longe de acabar, e, no ano de 2005, Rogue Galaxy, outro título exclusivo para PS2, chegou às lojas japonesas e recebeu boas notas da crítica. O game vendeu pouco mais que oitocentas mil cópias e game foi lançado em 2007 nas Américas.


Ainda no ano de 2006, com o objetivo de fazer da província de Fukuoka maior cidade em desenvolvimento de games a GFF, a Universidade de Kyushi e a prefeitura da cidade estabeleceram em conjunto a Agência de promoção à indústria de games de Fukuoka (Fukuoka Game Industry Promotion Agency). O ano de 2006 também foi marcado pelo lançamento de Jeanne d´Arc, exclusivo para PSP. O título publicado pela Sony foi outro grande sucesso de crítica e o game foi lançado em 2007 nas Américas. Em 2007 a desenvolvedora exibiu seus games na Tokyo Game Show, tão importante quanto a E3 em terras ocidentais, pela primeira vez!

Em 2010 a empresa abriu um escritório em Tokio e se estabeleceu em território norte americano com a abertura da Level-5 International America. Mesmo ano em que lançou White Knight Chronicles nas américas, exclusivo para PS3, publicado pela Sony nos Estados Unidos, e no mesmo ano lançou sua sequencia White Knight Chronicles II, no Japão. Mesmo sendo games medianos, conforme a crítica, os títulos foram bem recebidos pelos fãs, tornado-se um game cult, mesmo sendo um RPG relativamente simples.

A abertura de operações norte americanas da desenvolvedora no ano de 2010, traz consigo algumas promessas importantes como facilitar a localização de games japoneses e desenvolver jogos que o público americano possa aproveitar, pois Hino acredita que os públicos americano e japonês são bastante distintos e deixou um recado para que os fãs fiquem atentos pois muita coisa surpreendente está por vir! 


Level-5 America International Inc.


Outra grande conquista da desenvolvedora é a LEVEL5 VISION, uma conferência que a própria empresa promove desde 2008 para demonstrar seus jogos abertamente para a imprensa. A conferência já revelou games importantes como o primeiro Inazuma Eleven.


2011 foi o ano de lançamento de NI NO KUNI para PS3 (somente no Japão, as versões americana e européia ainda estão em fase de localização e serão publicadas pela Namco Bandai), o game se destacou primeiramente no DS por trazer uma experiência diferenciada que exigia a interação do jogador com um livro mágico, onde o jogador deveria desenhar as magias na tela de toque conforme instruções do livro. A contraparte HD tem uma versão digital do livro incluído no disco do game. 

E a história da Level-5 com a Nintendo?

O que a Level-5 ainda tem a nos revelar?
Acalmem-se, eu não esqueci dessa relação tão frutífera entre as duas gigantes. Na segunda parte iremos abordar sobre a Nintendo e também falar um pouco de alguns membros importantes dentro da Level-5, como também, falar de algumas conquistas importantes que acabaram ficando de fora dessa primeira parte.

Mas já deu para perceber o quanto a Level-5 é competente e tem um conceito muito diferente com relação ao seu desenvolvimento e interação com sua própria cidade sede, criando parcerias para garantir a qualidade de suas publicações.

 Um ditado popular que muito se assemelha a história da desenvolvedora é: “a união faz a força”.

E você? Está empolgado para saber mais dessa brilhante desenvolvedora independente?

Revisão: Rafael Neves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ah...Rogue Galaxy,este sim é uma obra de arte da Level-5.

    ResponderExcluir
  2. Impressiona muito os estilo anime de fazer os jogos
    pena que o meu dragon quest morreu

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google