Moderação das postagens do Miiverse do Wii U desperta preocupações

A Nintendo já havia informado anteriormente que todas as postagens realizadas por usuários no Miiverse do Wii U seriam moderadas, uma te... (por Gustavo Assumpção em 18/11/2012, via Nintendo Blast)

A Nintendo já havia informado anteriormente que todas as postagens realizadas por usuários no Miiverse do Wii U seriam moderadas, uma tentativa de evitar flood, conteúdo impróprio e abusos. Até aí, algo extremamente aceitável. O que desperta preocupação neste momento é que a política de julgamento do conteúdo parece ter a rigidez de um governo tirano do oriente médio.


Eis o exemplo: o jornalista Jim Sterling, do Destructoid, postou no Miiverse um comentário sobre Batman: Arkham City Armored Edition, um dos launch titles do console. Veja a mensagem:

"A melhor parte é quando o Homem Morcego chuta Doctor Octopus na cabeça e diz "Cala a boca, idiota!", diz a mensagem

Algumas horas depois de postada, a mensagem foi apagada por culpa de um suposto "conteúdo violento". Ao que parece, a Nintendo vai ser bem rígida nas mensagens, seguindo a sua política voltada para a "família" que ela sempre prezou. Só que avaliando esse caso, parece existir um claro exagero. Com bem disse o jornalista em sua consideração sobre o fato, é meio absurdo censurar uma mensagem desse tipo na comunidade de um game assumidamente violento, onde braços são quebrados e a Mulher-Gato é chamada de "bitch" centenas de vezes.

Vamos esperar que tamanha rigidez seja só um acidente de percurso, ou a Nintendo pode realmente ver uma de suas funções mais bacanas simplesmente flopar.

Uma bagunça


  1. Bom, eu acho que as censuras devem ser de acordo com o game. Você não poderia postar uma mensagem assim para um jogo como Nintendo Land, mas um jogo voltado pra um público adulto que usa uma linguagem até mesmo pior do que essa deveria aceitar este tipo de mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Isso não é Facebook não que você pode postar o que quiser. Nintendo é família velho.

    ResponderExcluir
  3. Por isso que sempre digo,nintendo mude sua política para que muitos adultos e gamers hardcores possam usufruir dos seus produtos,e não só aquele público mais jovem,assim fica preocupante mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Exagero.
    Isso foi exgero.
    Ele não tava falando do game,a melhor parte do game é...
    Nintendo tá rigída até demais....

    ResponderExcluir
  5. Tinha que deletar mesmo pois era spoiler, lol. Detalhe: os moderadores certamente não serão americanos, provavelmente indianos, serviço de moderação pesada desse tipo consumiria muitos recursos num país com salários altos. Geralmente essas coisas meio escrotas de TI são feitas na Índia. O próprio console em si é feito na China com mão de obra praticamente escrava, e ainda infantil. Dinheiro fala mais alto.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google