Stage Select

Stage Select: Several Bridges Too Far (Medal of Honor: Frontline)

Em setembro de 1944 foi realizada a maior operação de paraquedismo da história: cerca de 35 mil soldados estadunidenses, britânicos e polo... (por Lucas Palma Mistrello em 07/11/2012, via Nintendo Blast)

Em setembro de 1944 foi realizada a maior operação de paraquedismo da história: cerca de 35 mil soldados estadunidenses, britânicos e poloneses foram lançados 100 km atrás das linhas alemãs com o objetivo de capturar uma série de pontes entre a Bélgica e os Países Baixos. O Medal of Honor mais bem avaliado pela crítica em consoles Nintendo recriou parte desses acontecimentos.

Os Eventos Reais - Operação Market Garden (17/09 - 25/09/44)

Iniciada em 17 de Setembro de 1944, a Operação Market Garden consistia na rápida captura de 100 km de uma série de pontes fluviais entre Lommel (Bélgica) e Arnhem (Países Baixos) por mais de 35 mil soldados paraquedistas. Eles deveriam mantê-las até a chegada por terra de uma coluna de milhares de veículos, tanques e blindados para captura definitiva. Tudo isso em menos de dois dias. O objetivo final era construir uma rota de suprimentos dentro das próprias linhas de defesa nazistas e atravessar o Rio Reno, chegando ao coração industrial alemão.

Como já diria a velha máxima, faltou combinar com os alemães. Embora os aliados conquistassem várias vitórias no início das batalhas, libertando a grande Eidhoven e capturando a importante ponte de Grave, a logística da operação se mostrou muito mais complicada do que se planejou e a resistência muito maior do que se imaginava. A ponte do rio Son foi implodida pelo inimigo, sendo necessária a construção de outra pré-moldada no lugar; e pouco depois, uma grande batalha para atravessar a penúltima das pontes, Nijmegen. Quanto mais tempo os veículos e a infantaria demoravam para percorrer os cem quilômetros, mais tempo os paraquedistas britânicos que já estavam em Arnhem - lar da última ponte - precisariam resistir como podiam,completamente cercados pelos alemães em vários pequenos pontos da cidade, com suprimentos apenas para dois dias.

Medal of Honor: Frontline - Missão 4 - Several Bridges Too Far

Em Medal of Honor: Frontline, você é o Tenente Jimmy Patterson, cuja tarefa é causar dano e obter novas informações sobre alemães por trás das linhas inimigas. Na missão anterior, você já estava na Holanda, onde conseguira informações referentes a um projeto de um novíssimo caça a jato nazista, que daria à Alemanha a supremacia nos ares. Agora é preciso novamente infiltrar-se pelas defesas inimigas, seguir até o coração do terceiro Reich e capturar o protótipo do avião. Um membro da resistência holandesa em Arnhem te ajudará nessa tarefa, e a oportunidade de fazer isso desapercebidamente é justamente devido ao alvoroço causado pela Operação Market Garden.

A missão 4 de MoH: Frontline é baseada na superprodução britânica de 1977, Uma Ponte Longe Demais, um épico de guerra com quase de três horas de duração que recria parte desses eventos. Contando com elenco recheado de estrelas do cinema britânico e estadunidense (todos vencedores ou indicados ao Oscar ou Bafta) como Sean Connery, Anthony Hopkins, James Caan, Robert Redford, Michael Caine, Gene Hackman, Edward Fox, Dick Borgade e Laurence Olivier, o filme com seu nome original "A Bridge Too Far" inspira também o título da missão, traduzido como "várias pontes longes demais". Supostamente, ao ouvir a estratégia do General Montgomery,  o comandante britânico, o General. Browing, responsável pela 1ª Divisão de Paraquedismo, teria respondido sobre a ponte de Arnhem - a última ser capturada - "acho que estamos indo uma ponte longe demais." (I think we may be going a bridge too far).

Several Bridges Too Far é divida em três partes:

 1ª Parte - Nijmegen Bridge

A penúltima ponte a ser conquistada durante a operação, Nijmegen, estava pronta para ser implodida pelos alemães em 20 de setembro, como maneira de impedir o avanço aliado que já estava próximo. Era a ponte mais longa da missão e perdê-la significaria fracassar. A primeira tentativa foi impedida por um membro da resistência holandesa, morto logo em seguida, e agora cabe a você - em seu caminho a Arnhem - não permitir a segunda, e fatal, tentativa.
O feito de evitar a implosão da ponte foi único e é atribuído ao holandês Jan van Hoof, membro da resistência à ocupação nazista. Executado pouco tempo depois durante as batalhas que se seguiram à travessia dos aliados, após, ironicamente, ter sido o único sobrevivente de um batalhão atacado pelos alemães que ele guiava pela cidade. Recebeu uma série de condecorações postumamente e hoje há monumentos e placas dedicados a ele em Nijmegen e sua ponte.

Todo o nível se passa na própria ponte durante a noite. Você deve atravessá-la, derrotando os soldados alemães e desarmando as cargas de dinamite posicionadas na parte de baixo da estrutura. A recriação do local é belíssima, inspirada pelas tomadas realizadas no filme. E a fase ainda conta com uma incômoda neblina proveniente do rio, que realmente atrapalhou as tropas aliadas nas batalhas pela ponte em 1944. Logo no início da missão você consegue um rifle alemão Gewehr 43 adaptado com mira telescópica, e ele será seu melhor parceiro durante este e os próximos níveis.

Contando com um sistema de tiro semi-automático, você poderá tirar seus inimigos de combate rapidamente. O rifle é particularmente útil quando passamos pelos arcos principais da ponte, onde, no alto da estrutura, em vigas e grades, estão posicionados hábeis franco-atiradores alemães vigiando a pista. Ao atravessar toda a ponte e desarmando as cargas de dinamite, você deve aproveitar para roubar um caminhão de suprimentos médicos do inimigo e levá-lo até Arnhem, onde os britânicos enfrentam duras batalhas.




2ª Parte - Yard by Yard

Ao atravessar a ponte chegamos até os subúrbios de Arnhem com o caminhão de suprimentos para os aliados, mas a cidade está completamente tomada pelos alemães combatendo os britânicos. Para que o caminhão que roubamos passe pelas ruas da cidade será necessário destruir os pontos de controle - cheios de soldados inimigos e metralhadoras - espalhados pela vizinhança. O que, claro, não é um tarefa nada simples.

Você não poderá ir andando pelas ruas até os postos, evidentemente, senão será alvo fácil das metralhadoras. É necessário caminhar casa por casa, cômodo por cômodo, quintal por quintal (daí vem o nome da fase) enfrentando hordas de inimigos e derrubando os postos de controle nas ruas ao longo do caminho a partir das janelas das casas, permitindo que o caminhão avance Arnhem adentro.



O trajeto pelo mapa é difícil, ainda que bem linear. Nas primeiras vezes que jogar você poderá se perder facilmente andando em círculos, ou então ir de encontro às patrulhas alemãs ou a blindados posicionados em alguns becos sem saída (também tal como ocorre no filme). Pelas residências trombaremos com a população civil holandesa dentro das casas e nas ruas. Alguns estarão sofrendo nas mãos alemãs e precisarão de sua ajuda, outros vão se juntar a luta.

Este talvez seja o nível mais baseado no filme Uma Ponte Longe Demais. A representação dos subúrbios da cidade é muito parecida às cenas que se passam nesse local quando o General Roy Urquhart, interpretado por Sean Connery, precisa atravessar Arnhem para voltar ao seu quartel general de campanha. Clique nas imagens para ampliar:













3ª Parte - Arnhem Knights 


Após atravessar inúmeras casas e quintais o caminhão segue seu caminho, enquanto nós finalmente chegamos ao centro da cidade, completamente devastado pelas batalhas e bombardeios.Tropas britânicas estão espalhadas pelas ruas e prédios, ou que sobraram deles. E, como não poderia ser diferente, cercadas pelos alemães em todos os lados. Iniciamos a missão ao lado do Sargento Kelso, e ele te dará uma B.A.R, uma das armas mais icônicas do conflito, um potente rifle/metralhadora ligeira automática. Além do presente, Kelso te guiará pelo que restou de Arnhem até, enfim, chegarmos ao contato da resistência que prometeu te passar para dentro das zonas ocupadas alemãs.


Novamente será um caminhada difícil. Passando por dentro de edifícios em ruínas e ruas estreitas, ajude os colegas encontrados pelo caminho a se livrarem do cerco inimigo. Alguns se juntarão a você e te escoltarão por algum tempo. Também circulam pela cidade tanques de guerra alemães caçando os britânicos. Eles aparecem sem avisar, derrubando paredes e casas e é necessário destruí-los para completar a missão, auxiliando na batalha pela ponte. Caçando aliados também está um batalhão de soldados com laçadores de foguetes (Panzerschrecks) que implodem os prédios para destruir esconderijos e impedir que os britânicos mantenham posições na cidade e, como você já deve imaginar, exterminá-los é obrigatório. O cenário é curto mas muito intenso, normalmente tido como o melhor de todo o jogo.


Toda a ação neste e nos demais níveis desta missão, na versão do Game Cube, é acompanhada por uma belíssima e triste melodia, que também é tema do menu de seleção, e o tema do jogo.

Conclusão - Uma Ponte Longe Demais

Enquanto em MoH: Frontline Jimmy Patterson conseguiu passar para a lado alemão com sucesso, na História o resultado não foi tão satisfatório. Dos mais de 11 mil homens lançados sobre Arnhem a maioria ficou espalhada pela cidade enfrentando forte resistência alemã pois, devido as condições dos terrenos próximos a ponte, o salto foi realizado a aproximadamente 10 km longe do objetivo - por causa das condições dos terrenos próximos a ela. E logo depois, o inimigo capturou os locais onde aviões aliados estavam ordenados a lançar os suprimentos, impedindo assim que os britânicos recebessem mais recursos para continuar
Ponte de Arnhem fotografada logo após a derrota do Cel. Frost.
Ao gravarem o filme na década de 70, não foi possível utilizar a ponte original como set de filmagem, tendo em vista que, como apresentado no jogo, o centro de Arnhem foi completamente devastado. Após o término da guerra foram construídos então novos prédios com arquitetura mais moderna do que a original, impossibilitando uma recriação fiel da época.
Apenas um batalhão de aproximadamente 750 soldados, liderados pelo Coronel John Frost, conseguiu chegar até a ponte (que hoje leva seu nome em homenagem) e ocupar uma de suas das pontas. Lá tentaram chegar até a outra extremidade sem sucesso e resistiram aos diversos ataques inimigos durante cinco dias até o limite: até ficarem sem munição, água ou comida e com mais da metade dos homens mortos ou feridos. Após ser gravemente atingido nas pernas, impossibilitado de andar, o coronel decidiu ficar para trás e ser capturado, a fim de ganhar tempo para que o restante de seus comandados em condições de combate tentasse fugir e se juntar aos outros grupos lutando pela cidade.

A resistência enfrentada pela coluna de blindados por terra transformou os dois dias de batalha planejados em nove, quando o comando finalmente assumiu a derrota em Arnhem, que se mostrou realmente uma ponte longe demais para o avanço aliado. Foi montada uma operação de resgate dos combatentes presos na cidade na noite do dia 25 para 26 de Setembro. A Operação Berlim conseguiu trazer de volta aproximadamente 2.400 homens dos 11 mil lançados sobre a cidade holandesa (cerca de 2 mil foram mortos e 6.800 capturados). Embora ajudasse a libertar boa parte dos Países Baixos, a falha aliada na captura da ponte de Arnhem foi a principal derrota dos mocinhos após o Dia D, e acabou com as esperanças de terminar a guerra ainda em 1944. Tropas aliadas conseguiram atravessar a ponte (e o rio Reno) apenas seis meses depois, em março do ano seguinte.

Os eventos da Operação Market Garden também estão presentes na aclamada minissérie Band of Brothers. A divisão dos protagonistas (101st Airborne) saltou sobre Eindhoven, libertando após cinco anos de ocupação alemã a primeira cidade do país. A festa foi enorme e se caracterizou (como em outras cidades libertadas posteriormente) pelo uso da população de roupas, acessórios e faixas laranjas. Laranja é a cor nacional dos Países Baixos, e seu uso foi proibido durante o domínio nazista. Um detalhe que também é registrado no filme e rapidamente no jogo.

Por fim, segue o trailer do filme "Uma Ponte Longe Demais" (A Bridge Too Far), MGM/United Artists Corp. (Reino Unido/Países Baixos/Estados Unidos, 1977):



Revisão: Bruna Lima 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google