Blast from the Past

Blast from the Past: True Crime: Streets of LA (GC)

Falar da indústria dos jogos e como eles se comportam entre seus usuários é algo recorrente hoje em dia, quando tudo é motivo para ser con... (por Jaime Ninice em 02/12/2012, via Nintendo Blast)

Falar da indústria dos jogos e como eles se comportam entre seus usuários é algo recorrente hoje em dia, quando tudo é motivo para ser considerado influenciável, desde jogos com temática violenta àqueles que se consideram livres. Desenvolvido pela Luxoflux e Activision, True Crime: Streets of LA foi um marco no gênero de jogo com área aberta e temática das gangues, muito popular na série GTA, da Rockstar. Vamos relembrar como foi este jogo interessante, e por que não, retirar a poeira daquele disquinho que você ainda tem guardado na gaveta e pronto para ser jogado novamente? É isso aí, vamos arrasar por Los Angeles!

Resolvendo assuntos por Los Angeles


Conheça LA em todos os detalhes!
Você é o detetive Nick Kang, um chinês-americano que, após o arquivamento da morte de seu pai e desentendimento com seu trabalho na polícia, é chamado para atuar no combate aos crimes que rondam as ruas de Los Angeles. Estando agora a serviço da polícia americana local, seu dever é dar ordem aos crimes recorrentes na cidade, com o aparecimento de gangs como a Triad, e diversos surtos de abuso do poder pelos cidadãos.


O jogo possui um mundo imenso, com avenidas, locais como: Santa Mônica, Beverly Hills, pistas como a Rosewood Ave entre muitas outras. Todo o trabalho de mapeamento da cidade para o formato digital é bem fiel ao do mundo real e o mais importante, visto sem lags, contando com aproximadamente 620 Km² de extensão. Um belo presente para quem ainda não conhece a cidade ou mesmo quer vê-la em pixels 3D detalhados. Todo o ambiente é vivo, e conta com aviões sobrevoando à distância, pedestres interagindo (e até parando para observarem uma briga de rua), carros passando - alguns lentos, outros sem muita paciência, o que pode ser perigoso para o protagonista ao ficar dando “mole” na rua.

A sensação de percorrer as ruas de Los Angeles é gratificante. Preste atenção em cada rua e se tornará um ótimo guia de viagens!

Uma nova concepção para o combate ao crime

Falando dos estilos de jogo existentes dentro da história principal, eles são muitos e variam desde missões, como perseguições, fuga de tiroteios, espionagem à la Metal Gear Solid, transporte de passageiros e até lutas mano a mano. Sobre este último é interessante observar a quantidade de combos e golpes finais que se pode conseguir, aprendidos no decorrer do game. Aliás, as habilidades de luta, tiro e direção são incrementadas nos locais de treinamento existentes em alguns pontos da cidade.
Não deixe os bandidos escaparem! 
Divididos em oito capítulos principais, com muitos extras, suas primeiras missões consistem em alcançar determinado ponto para prosseguir o enredo. Porém, durante o caminho até o local de destino, diversas notificações de crimes podem surgir e esperar de Nick uma solução, devendo o jogador, por vezes, ignorá-los para seguir com a história, o que poderia causar uma sensação de missão não completada. A liberdade de resolver as coisas do seu jeito, possibilidades de dirigir aquele carro irado que passa na sua frente e fazer o que bem entender pela cidade consiste em fator de se tornar um bom ou mau tira, através dos Good Cop points, um ranking policial para cada ponto feito no game. Porém, tudo tem um custo, e qualquer desvio de conduta pode possibilitar finais diferentes para o jogo.
Siga os criminosos e acabe com a festa toda

Cultura urbana

Comparações com a série GTA são inevitáveis ao jogar esse game. A liberdade de controlar seu personagem pelas ruas, avenidas, estradas, incluindo até vilas e jardins, é fascinante. Em alguns momentos, você se vê escapando da polícia após atropelar um monte de pessoas acidentalmente, mas se esquece de que aqui você é o policial, com licença para pegar carros emprestados por aí.

As dançarinas de LA não estão pra brincadeira. 
Temas de violência, drogas, prostituição são recorrentes no jogo. As missões que você irá investigar envolvem interromper brigas, frear assaltos, seguir criminosos corruptos, localizar corridas ilegais que acontecem e muitos outros temas ligados às contravenções urbanas em geral.

Mais de 50 músicas compõe o setlist do jogo, e elas aparecem sempre que você pegar um novo carro para dirigir. Aqui o gênero hip hop domina, com importantes bandas como: Westside Connection, DJ Quik, T.R.I.B.E., Snoop Dogg (também jogável como personagem secreto), entre outros. Um CD com a trilha sonora foi lançado na mesma época em que o jogo foi lançado. Sabe como é... para levar consigo em seu carro (cuidado para não achar que pode sair pegando outros carros por aí como no game) ou em uma festa.

Demonstração de uma das missões do jogo com o personagem secreto Snoop Dogg.

O game também conta com um ótimo trabalho de dublagem, que inclui comentários nas ruas ao esbarrar em um pedestre, pessoas xingando, além da boa atuação nas cutscenes entre os personagens.

Lançado em novembro de 2003, a entrada deste game em outras plataformas que não recebiam o famoso game da Rokstar fez história e alcançou boas notas da crítica na época. A quantidade de missões e a sensação de se sentir um verdadeiro combatente de crimes na cidade traziam satisfação e são muito recorrentes até hoje. O game possui até uma continuação, que se passa pelas ruas de Nova Iorque, mostrando assim o quão sólido foi e é até hoje este gênero de experiência gamística conhecido por ‘sandbox’.

Revisão: Catarine Aurora

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu tava em duvida se eu pegasse esse game ou eternal darkness, mas peguei eternal darkness logico né

    ResponderExcluir
  2. O game cube teve mto pouco games bons,
    Vou comprar esse pra minha colecao,
    Porq a versao do ps2 axei com graficos apagados...tbm o cubo e mtoooo melhor.

    ResponderExcluir
  3. O game cube teve mto pouco games bons,
    Vou comprar esse pra minha colecao,
    Porq a versao do ps2 axei com graficos apagados...tbm o cubo e mtoooo melhor.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google