Future Blast

Future Blast: O que esperar da Nintendo em 2013

Em pouco mais de 10 dias, estaremos em 2013. O Wii U acabou de ser lançado, mas ele está pronto para uma possível guerra de consoles no pr... (por Unknown em 19/12/2012, via Nintendo Blast)

Em pouco mais de 10 dias, estaremos em 2013. O Wii U acabou de ser lançado, mas ele está pronto para uma possível guerra de consoles no próximo ano? Quais novidades podemos esperar para o 3DS? Vamos juntos analisar o que temos, o que podemos e o que queremos para 2013.

Nosso cenário atual


Antes tudo, vamos ver o que temos: O 3DS está vendendo bem e sua versão XL foi bem aceita por boa parte do público. Mas apesar do portátil já ter algum tempo de lançamento, ainda não surgiu nenhum game que use a tecnologia 3D de maneira tão inovadora como o Wii usou o sensor de movimento. Os games que mais tem chamado atenção dos donos do portátil são aqueles que já conhecemos como Metal Gear, Resident Evil, The Legend of Zelda, Pokémon, Mario. Não por escolha dos donos, mas aparentemente por falta de coragem ou interesse de algumas desenvolvedoras. Recordo-me ter ouvido meses atrás que "o 3D já nasceu morto" e me fez muito sentido quando vi tantas pessoas jogando 3DS com o efeito desligado.

E para consoles caseiros temos o ... Wii Mini! Piadinha (tanto o comentário, como o lançamento do console), mas temos o Wii U. "Um Wii com uma tablet" como dito por alguns donos do console. O mais triste sobre o Wii U foi a expectativa enorme de todos sobre o console. Ver que Assassin's Creed 3 e Bayoneta 2 estariam ali, na sua sala (algo que não poderiamos sonhar no Wii), mas depois surgem os comentários sobre o hardware do aparelho. Deixando as pequenas decepções de lado, mas com o coração ainda dolorido (como se uma namorada tivesse contado uma mentira), podemos ver que ele é muito diferente do Wii em sua proposta. A Nintendo "abandonou" os jogadores mais assíduos para pegar uma outra fatia da humanidade: nossos pais, irmãos e namoradas. E agora o Wii U nos abraça novamente com outros games que não esperávamos, levando em consideração a história do Wii. A expectativa é grande, mas há quem fique com um pé atrás ainda.

Com base no cenário atual, o que podemos "sonhar" para 2013?

A volta dos que não foram


Não é apenas no cinema que os remakes tornaram-se algo comum. Nos games já podemos ver isso há anos. Remakes sempre existiram, mesmo que em maior escala hoje em dia. Mesmo considerando "HD Collection" que são lançadas com bastante frequência em outros consoles e até algo semelhante que já podiamos comprar no Virtual Console. Logo, remake não é novidade e não é novidade jogarmos o mesmo jogo depois de algumas gerações.

Talvez seja cedo para sonhar com um remake de Contra (Konami) ou Ghost 'n Goblins (Capcom) pelos consoles da Nintendo, mesmo que a Big N tenha sido o doce lar tantos anos atrás. Mas podemos esperar algum remake de Final Fantasy, de Star Fox, e eu diria até com certa segurança que Ice Climbers poderá receber um remake. Aposto algumas moedinhas nisso pelo lançamento de Kid Icarus, que também era uma franquia sem tanto destaque desde os 8 bits e ganhou carisma com Super Smash Bros.

Guerra de consoles


A hype do lançamento do Wii U deve continuar até pouco depois do Natal. E então, o que teremos? Ele tem uma boa lista de jogos em seu lançamento; ele se proclama um console da próxima geração, mas quando a próxima geração realmente chegar, ele terá chance? Uma coisa que incomoda muito é saber do lançamento do Wii U tão antes de um "PS4" ou "Xbox 720". A Nintendo estava dando muito tempo e espaço para os inimigos (argh!) avaliarem o console e simplesmente fazerem algo melhor. Será que a Big N tem culhões o suficiente para aguentar uma horda de sonystas e caixistas armados exatamente com base em suas fraquezas? Provavelmente poderemos ver exército inimigo no horizonte por volta de junho, durante a E3. Estejam armados com seus Wiimotes e... "tablets".

Continuações de franquias


Fire Emblem e Breath of Fire são bem prováveis. Ambos "já são da casa" e não é surpresa alguma vê-los pelos consoles da Nintendo. Ainda mais no caso de Breath of Fire, que precisa de uma sequência urgentemente. Lembram do Final Fantasy Tactics do GBA? É, Final Fantasy Tactics Advance. Certo, apesar de sua continuação ter sido planejada para GBA, foi lançada para DS sob o subtítulo "A2". Seria natural esperar um "A3" para 3DS, apesar do foco da Square Enix estar na franquia principal (e em correr da fúria dos fãs de Final Fantasy 7 pedindo remake). Ainda nessa mesma família temos Kingdom Hearts 3, que é esperado desde a geração anterior.

De resto, temos aqueles que já sabemos que são presença confirmada: Kirby, Mario, Link e Pikachu. No caso de Pokémon, temos uma nova geração (tendo início em Black e White) e é comum que a cada geração tenhamos games para o console caseiro como foi com Stadium (N64), Colosseum (GameCube) e Battle Revolution (Wii).

Inovações


É difícil imaginar o que podemos esperar de inovações para 2013. O Wii foi realmente uma surpresa incrível, seria difícil naquela época esperar um console naqueles moldes. O Wii U não foi tão diferente, pois traz recursos muito interessantes, mas ainda não são suficientes para encarar 2013. É cedo afirmar isso com tanta convicção, pois será em 2013 que veremos esses recursos sendo realmente usados (como não foi o caso de Assassin's Creed 3). Para o 3DS, podemos esperar novas funções que deem mais relevância para o 3D. Veremos.


Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Matéria bem bacana. Eu espero muito uma sequência de Breath of Fire!

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que em 2013 seja marcado com a volta de F Zero e um novo jogo da serie Mother

    ResponderExcluir
  3. Estou preparado para o que der e vier,mas gostaria que ouvesse uniao com as 3 empresas mas isso é outra historia

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google