Nintendo passará por uma reestruturação em 2013; saída de Miyamoto da EAD será uma das mudanças

Dezembro é sempre o período de pensar nos planos para o ano seguinte. E isso não se resume apenas às pessoas, mas também às empresas. Segu... (por Alex Sandro de Mattos em 01/12/2012, via Nintendo Blast)

O lugar onde todos nós queríamos estar neste momento
Dezembro é sempre o período de pensar nos planos para o ano seguinte. E isso não se resume apenas às pessoas, mas também às empresas. Segundo algumas publicações do Guardian UK, Nikkei e Wired, Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, está planejando uma massiva reestruturação dentro da empresa japonesa a partir deste mês. E as mudanças envolvem a criação de um novo edifício e alterações na equipe, principalmente a saída de Miyamoto da EAD. Confira mais detalhes:

As mudanças começarão agora em dezembro e se estenderão até o final de 2013. Será a maior reestruturação da empresa desde 2002, quando Hiroshi Yamauchi deixou o cargo de presidente para Iwata assumir o comando. A Nintendo está planejando criar um terceiro edifício voltado especificamente para a Pesquisa e Desenvolvimento, criando mais de 1.200 postos de trabalho.

A maior divisão interna de desenvolvimento da Nintendo, a EAD (Entertaiment Analysis and Development) também será expandida. Essa expansão é focada na criação de oportunidades para desenvolvedores veteranos de outras empresas, como Square Enix, Epoch, Koei, Konami e SEGA, que contribuirão com o estúdio EAD, que possui várias divisões.

"Eu não estou saindo, só trabalharei com
os novos escravisários"
Mas uma das principais alterações será a saída de Miyamoto do EAD. Shija deixará o cargo de chefe do grupo de desenvolvimento para assumir a nova divisão de jovens talentos que produzirão pequenos jogos, algo que já era planejado desde o ano passado. Se você está preocupado com essa mudança, saiba que Miyamoto voltará a criar novas experiências com sua equipe e que a Nintendo já vinha deixando outras pessoas cuidarem das séries nas quais Shija estava controlando rigidamente desde as suas criações.

Quem assumirá o cargo de diretor-chefe da EAD será Takashi Tezuka, o braço direito de Miyamoto. Para quem não sabe, Tezuka trabalhou em vários títulos da série Mario e até produziu The Legend of Zelda: Link's Awakening (GB). Obviamente, Miyamoto não estará envolvido diretamente mais em grandes projetos que levam anos para serem produzidos, como Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Skyward Sword, mas isso não impede de ele dar os seus "pitacos" e de ainda saber de tudo o que acontece com suas franquias.

Mudanças estão por vir. A Nintendo, que sempre foi caracterizada por possuir um grupo pequeno no desenvolvimento de games, terá uma equipe maior e, assim, esperamos que novos IPs apareceram no futuro. E que o futuro nos reserve boas surpresas.

Fonte: Destructoid

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nao vejo problema algum em restruturar a Nintendo foi assim a dez anos e sera agora. Nintendo sempre Nintendo!

    ResponderExcluir
  2. Espero que dê tudo certo para a Big N.

    ResponderExcluir
  3. Novas ips?? Isso sim me anima!!!!

    ResponderExcluir
  4. essa sede na nintendo EAD parece uma prisão kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. "para assumir a nova divisão de jovens talentos que produzirão pequenos jogos,"
    BOA JOGADA!! Com miyamoto instruindo é capaz que teremos no futuro mais mentes geniais na nintendo. Pô eu quero uma aula dessas...

    ResponderExcluir
  6. Eu num tenho nada contra myamoto se afastar, mas por favor, quem tem que sair do cargo mesmo é o reggie. Ele é muito devagar em relação ao nosso mercado, a nintendo lança dezenas de títulos perfeitos no oriente e aqui agente fica chupando o dedo um ou dois se destacando no ano. Tira o reggie por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm concordo,esse reggie é muito incopetente,se ele saisse da nintendo não faria nemhuma falta.

      Excluir
  7. Nossa,mestre Myamoto me dando aula,ae sim eu ficaria focado nas aulas,nada me atrapalharia em suas aulas,Hay!

    ResponderExcluir
  8. Poxa.. o Myamoto sair da Nintendo e triste.mas pelo que eu li ele nao ficara tao ausente,e ainda ajudara jovens talentos.quem sabe eu serei um dos seus alunos futuramente ^^

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google