Vem aí

Prévia: Pikmin 3 (Wii U)

Pikmin surgiu do hobby de jardinagem de Miyamoto e da ideia de como poderia ser interessante observar pequenas criaturas interagindo ent... (por Luciana Anselmo em 28/12/2012, via Nintendo Blast)

Pikmin surgiu do hobby de jardinagem de Miyamoto e da ideia de como poderia ser interessante observar pequenas criaturas interagindo entre si. Após dois ótimos títulos lançados para o GameCube, ouvimos a promessa que se arrastou por anos de que Pikmin 3 seria lançado para o Wii. Para nosso azar ele foi adiado e a espera continuou, mas para nossa sorte foi por um bom motivo: o novo título seria lançado em alta definição no Wii U, aproveitando as ótimas possibilidades que o Gamepad poderia oferecer. E finalmente depois de tantos anos, estamos perto do lançamento de um dos jogos mais aguardados pelos nintendistas! Então vamos aproveitar e conferir se toda essa expectativa é justificada.


Grandes responsabilidades para pequenos Pikmin


Já faz onze anos desde que Shigeru Miyamoto, inspirado em sua jardinagem, nos fez o favor de lançar uma nova franquia com a qualidade que nós sabemos muito bem que só ele consegue conceber. Em 2001, o primeiro Pikmin foi lançado e logo conquistou inúmeras críticas positivas que ressaltavam, principalmente, seu visual impressionante e sua originalidade. A história era bem simples: um cometa atinge a nave do Capitão Olimar e ela cai em pedaços em um território desconhecido. Ao retomar sua consciência, Olimar percebe que está em um planeta onde a atmosfera é venenosa para ele e que seu sistema de suporte de vida só permitiria que ficasse nesse local por trinta dias. Logo ele encontra as pequenas criaturas chamadas de Pikmin, que estão quase extintos e precisam de liderança para sobreviver. E assim, Olimar começa a criar e guiar os Pikmin para conseguir arrumar sua nave e sair do planeta desconhecido.

O segundo título, lançado em 2004, seguiu o mesmo caminho nas críticas positivas e foi considerado um bom avanço para a franquia, levando-se em conta principalmente as melhorias feitas a partir de seu antecessor. Desta vez, Olimar voltava ao planeta dos Pikmin na companhia do Capitão Louie e não havia mais o tempo limite de trinta dias. Os dois títulos foram relançados anos mais tarde para o Wii como parte da série New Play Control!, que consistia de jogos de Gamecube com certas melhorias, mas com o foco voltado diretamente à possibilidade de jogá-los com os controles de movimento do Wii. Agora, em 2013, a franquia chega ao Wii U em sua terceira edição com a grande responsabilidade de agradar seus milhares de fãs, já com o status de uma das séries mais importantes da Big N.

A longa espera cheia de mistérios


Após anos de espera, Miyamoto finalmente confirmou em 2008 que um terceiro título da franquia de Pikmin estava em desenvolvimento para o Wii, mas em 2011 foi confirmado que ele seria adiado para o Wii U. Somente na E3 deste ano Pikmin 3 foi apresentado ao grande público. E, pelo o que parece, a espera de nove anos por um título inédito vai valer a pena, já que teremos cenários super detalhados, coloridos e em alta definição.

Desta vez, ao invés de controlar um ou dois personagens, teremos quatro líderes diferentes para comandar os pequenos Pikmin. Infelizmente nenhum deles é Olimar ou Louie, que até agora permanecem em mistério quanto às suas participações no jogo, e Miyamoto parece disposto a guardar segredo sobre isso.

Os Pikmin de pedra batalhando contra
um inimigo mais resistente
Desde o primeiro game, temos diversos tipos de Pikmin, com diferentes cores, tipos físicos e principalmente habilidades, o que ajuda muito na estratégia do jogo. No primeiro game tinhamos três tipos de Pikmin: o vermelho, o amarelo e o azul, cada um com suas vantagens e desvantagens. Em sua sequência, dois novos tipos de Pikmin foram apresentados: o roxo e o branco. Como não poderia deixar de ser, teremos novos membros para a espécie no novo título, como por exemplo o Pikmin de pedra, que tem grande facilidade de destruir objetos e inimigos mais resistentes, e até agora foi o único novo Pikmin confirmado, sendo que a Nintendo afirma que haverá outros tipos novos de Pikmin. Lembrando que um Pikmin rosa voador pôde ser visto brevemente na apresentação da E3, mas nada foi confirmado ou negado sobre ele.
O misterioso Pikmin rosa com a habilidade de voar apareceu discretamente na E3

“How U will play next”


Parece que teremos muitas coisas novas para nos acostumarmos, mas é o mínimo que a Nintendo poderia fazer pelos fãs de Pikmin depois de tantos anos de espera, afinal uma geração inteira se passou e a única coisa que ganhamos foram versões dos jogos de GameCube para o Wii. Mas não bastando os gráficos coloridos e detalhados em alta definição, os quatro novos personagens, os novos tipos de Pikmin e o mistério referente à aparição e participação de Olimar e Loiue, ainda teremos os novos modos de jogabilidade.

Nós poderemos escolher entre o Gamepad, que nos mostra o mapa muito bem detalhado em sua tela, diferente do mapa que estávamos acostumados nos jogos anteriores que podiam ser um pouco irritantes já que não ajudavam em muita coisa, ou utilizar a velha conhecida combinação do Wii Remote com o Nunchuck e ainda, para os mais tradicionais, teremos a possibilidade de jogar com o Wii U Pro Controller.

Grandes expectativas


Iwata, Miyamoto e Reggie brincando com seus Pikmin
Podemos perceber que todos estes anos sem novidades no mundo de Pikmin não foi puro descaso da Nintendo, já que parece existir um grande carinho da empresa com a série. Afinal houve interesse de relançar os dois jogos para o Wii  e mesmo na E3 podemos sempre ver Miyamoto brincando com seus Pikmin guardados no bolso. Não podemos esquecer também que Pikmin 3 está em desenvolvimento há muitos anos e foi adiado somente para que nós pudéssemos ter o melhor que o Wii U poderia nos oferecer e, caso não houvesse um grande interesse por parte na Nintendo em fazer algo grandioso, eles poderiam, no mínimo, ter lançado uma simples sequência muitos anos atrás. O problema que isso gera é a enorme expectativa que os fãs estão colocando em cima do novo título, ainda mais considerando a expectativa que todos tem com o Wii U e suas funcionalidades. Será que Pikmin 3 conseguirá se igualar ou até mesmo superar seus antecessores? Será que a Nintendo saberá aproveitar bem os recursos que o Gamepad pode oferecer?

É claro que como muitos dos admiradores do trabalho de Miyamoto, eu também espero que tudo o que foi prometido e esperado até agora seja cumprido e que a Big N saiba manter esse legado maravilhoso e com muita originalidade que começou tantos anos atrás no GameCube. Mas como sempre, podemos simplesmente confiar no mestre Miyamoto, afinal, se tem alguém que sabe fazer jogos inesqueciveis e memoravéis, é ele.


Pikmin 3 - Wii U
Desenvolvimento: Nintendo
Gênero: Estratégia
Lançamento: 2° trimestre de 2013 
Expectativa: 5/5

Revisão: Alex Sandro

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google