Jogamos

Análise: Candle Route (DSiWare/eShop)

Amantes de puzzles têm, nas lojas virtuais dos portáteis da Nintendo, um mar de opções de títulos do gênero. Todas as quintas-feiras, há a... (por Alex Sandro de Mattos em 30/01/2013, via Nintendo Blast)

Não sabemos se são os dedos do Sparky ou as chamas do cabelo...
Amantes de puzzles têm, nas lojas virtuais dos portáteis da Nintendo, um mar de opções de títulos do gênero. Todas as quintas-feiras, há atualizações nas lojas digitais e, diferentemente do WiiWare, que está escasso de novos títulos, o DSiWare ainda recebe novos jogos e Candle Route é um deles que está disponível na loja virtual do DSi e 3DS. Confira conosco se é só mais um título do gênero puzzle ou se vale o seu investimento.

O traço azul vai
pegar fogo!

Acenda as velas

Candle Route usa, especificamente, apenas a tela inferior do portátil. A superior somente exibe a movimentação de Sparky, o protagonista do jogo que se assemelha a uma chama. A tela de toque é onde se apresenta o mapa das fases e o lugar onde o gameplay ocorre.

Um dos destaques do jogo é o seu visual, carismático e estiloso. Todos os personagens, itens e menus parecem desenhos pintados em papel que foram recortados e transferidos para a tela do portátil. Até mesmo para acessar o menu você deve movimentar a stylus pela tela tátil para “cortar um papel”.

Detonar explosivos pode
render novos caminhos
Há dois modos distintos no jogo, chamados Side A e Side B. No primeiro, a jogabilidade é realizada apenas pela tela inferior. Seu objetivo é acender as velas espelhadas pelas fases, recolhendo os fósforos (matches) pelo caminho, sendo que cada vela exige um número específico de fósforos. Como o mapa da fase é dividido em pequenos quadrados, tudo o que você precisa fazer é tocar em algum deles para, assim, verificar o caminho que Sparky fará para recolher os fósforos e, se julgar apropriado, mandá-lo andar. É importante lembrar que há limites de toques, ou seja, Sparky poderá se movimentar um número pré-determinado de vezes, levando o jogador a pensar em todos os possíveis trajetos. Somente avança para a fase seguinte após acender todas as velas.

Pode parecer simples, mas a dificuldade é crescente e diversos obstáculos são inseridos para variar a jogabilidade. Desde buracos que impedem seu caminho, passando por caixas explosivas, gelos que precisam ser derretidos, e até botões que lhe obrigam a seguir por um caminho determinado. A cada dez estágios concluídos, uma fase bônus e desafiadora é apresentada. Nela, será necessário recolher todas as chamas espalhadas e, claro, também dentro de um limite de movimentação.

As fases bônus possuem
desafio na medida certa

3, 2, 1... Rocket!

Side B é mais repetitivo do que tentativas
frustadas de acender velas de aniversário
O modo Side B é o mais difícil. Primeiramente, porque a jogabilidade é diferente: Sparky passa a ser controlado com o direcional digital, precisando coletar fósforos para lançar foguetes ao espaço. Segundo, a sua visualização é limitada, pois o mapa é “coberto” e você só observa os quadrados ao redor do personagem. Muitas vezes, é preciso jogar novamente para, inicialmente, descobrir as localizações dos fósforos e só depois lançar os foguetes. E ainda há a inserção de um contador de tempo. Mesmo assim, o Side B é repetitivo demais, não possui a mesma variedade de estágios do Side A.

Para aqueles que querem um desafio maior, podem tentar fazer um Nice Par, que é quando você passa a fase sem utilizar todas as movimentações necessárias, recolhendo um tesouro no Side A; ou quando lança todos os foguetes antes do limite de tempo proposto no Side B. Muitas vezes, realizar um Nice Par é complicado, mas, infelizmente, Candle Route não oferece extra algum para quem superar todos os desafios, só a sensação de ter tido um bom desempenho. Em estágios mais avançados, superar as fases se tornam tentativas de erro e acerto.

O interessante é que sempre há diferentes formas de se completar uma fase. Mesmo aqueles que não conseguem superar um nível podem pedir uma dica (hint) ao pressionar o botão X. O áudio do game  possui pouca variação e você pode se irritar ao ouvir a mesma música em todas as fases. Além disso, seria interessante um modo de criação para compartilhar fases criadas pelos jogadores, assim como ocorre com Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again! – título também de DSiWare – , ao menos para estender a vida útil do jogo.

"Vela de acender, vela de apagar..."

Para os amantes de jogos desse estilo, o título é agradável e acessível, pois custa apenas 200 pontos no DSiWare ou R$ 2,99 no eShop do 3DS. Para aqueles que não gostam muito do gênero puzzle, Candle Route é um bom título para jogar descompromissadamente, mas enjoará fácil. Mas jogue-o em doses homeopáticas, pois a sua vontade acabará tão rápido quanto o derreter de velas.

Derreter gelo libera novos caminhos e passar sobre o chão rachado
faz com que crateras apareçam. Planeje o seu caminho!

Prós

  • Jogadores iniciantes não encontrarão dificuldade;
  • Preço acessível;
  • Visual carismático.

Contra

  • Áudio repetitivo;
  • Ausência de recompensas por altas pontuações;
  • Side B possui pouca variedade;
  • Falta de modo de criação de fases e compartilhar pontuações para estender a vida útil do jogo.
Candle Route - DSiWare/eShop (3DS) - Nota: 7,0
Revisão: Rafael Neves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google