Perfil

Perfil: Pikachu (Pokémon)

Desde o fim dos anos 90, esse ratinho amarelo de bochechas vermelhas chamado Pikachu conquista todos com seu carisma, se torn... (por Luciana Anselmo em 11/01/2013, via Nintendo Blast)


Desde o fim dos anos 90, esse ratinho amarelo de bochechas vermelhas chamado Pikachu conquista todos com seu carisma, se tornou um grande ícone e um dos personagens mais conhecidos e adorados no mundo inteiro. Seja nos jogos, mangás, no anime, em brinquedos ou até em ações de marketing, Pikachu sempre recebe destaque especial. Neste perfil veremos suas principais características, habilidades, sua trajetória nos games e no anime que o tornou popular e até mesmo o porquê de ter sido escolhido como mascote oficial em uma das franquias de maior sucesso no mundo.

A primeira e mais importante escolha



Pikachu, como já sabemos, é uma das muitas espécies de Pokémon existentes. Foi o primeiro Pokémon do tipo elétrico a ser criado e seu design foi intencionalmente voltado para o conceito de eletricidade. Além de ser o Pokémon mais popular, se tornou um ícone da cultura japonesa nos últimos anos e é tido como o mascote oficial da franquia e um dos principais personagens da Nintendo atualmente.

Inicialmente, Pikachu e Clefairy foram escolhidos como os principais protagonistas para promover a franquia. Mas na produção do anime, Pikachu foi escolhido como mascote definitivo, na tentativa de fazer com que ele fosse reconhecido como um animal de estimação amigável e confiável às crianças. Ele também era popular com meninos e meninas, o que talvez não acontecesse com Clefairy, e sua cor amarela era ideal por ser chamativa e mais fácil de reconhecer, levando as crianças em consideração. E como esperado, Pikachu logo ganhou uma enorme popularidade com o anime e passou a ser o símbolo de algo que estava apenas começando, a inesquecível febre Pokémon.

O início da febre Pokémon

Sua primeira aparição aconteceu nos dois jogos lançados simultaneamente em 1996 para Game Boy, Pokémon Red e Green, sendo a última exclusiva no Japão. Devido a popularidade do anime, uma versão melhorada, chamada de Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition, foi lançada em 1998 para o Game Boy Color, planejada para coincidir com a estréia do primeiro filme da franquia. Como essa versão tinha o anime, que estava no auge do sucesso, como base para história, alguns personagens da série foram incluídos. Pikachu era o único Pokémon inicial e assim como no anime, se recusava a ficar dentro da Pokébola. Mesmo assim, Satoru Iwata já comentou que muitas pessoas consideraram que Pokémon Yellow foi um pouco desnecessário já que o lançamento das versões Gold e Silver ocorreu pouco tempo depois.

Pikachu, obviamente aparece em todos os outros games da franquia, mas nunca como protagonista nos jogos principais. Porém, isso não impediu que ele ganhasse destaque em games alternativos. Em Hey You, Pikachu! o jogador interagia com seu Pikachu através de um microfone; o jogo Pokémon Channel seguia uma premissa parecida de interação mas sem o uso dos comandos de voz. Pikachu também apareceu em quase todos os níveis de Pokémon Snap, é o protagonista de PokéPark Wii: Pikachu’s Adventure e um dos dezesseis pokémons iniciais de Pokémon Mystery Dungeon e sempre faz sua aparição na franquia Super Smash Bros.

Ensinamentos da Pokédex

A espécie Pikachu é descrita como um rato pela Pokédex e pode ser encontrada facilmente em florestas, geralmente em grupos. Como é do tipo elétrico, é capaz de armazenar eletricidade em suas bochechas vermelhas e pode descarregá-la em diferentes níveis de intensidade para diferentes propósitos. Eventualmente toda essa energia realmente precisa ser descarregada para que o Pikachu não sofra nenhuma consequência como paralisia ou morte, nos piores casos.

Ele evolui de sua primeira forma, Pichu, por um alto nível de felicidade e evolui para sua última forma, Raichu, quando é exposto à pedra de evolução “Thunderstone”. Aliás, Pikachu e sua família evolutiva são os únicos, dentre as espécies Pokémon, que conseguem aprender a técnica Volt Tackle. Em casos raros, eles podem aprender a manipular a água e com ajuda de uma prancha, utilizar a técnica Surf e até mesmo com a ajuda de balões, usam a técnica Fly. Essa espécie também é conhecida pelo acurado sentido de audição, graças às suas longas orelhas, e aqueles que são domesticados podem entender e interpretar a fala humana melhor do que a maioria dos animais domésticos.

Ganhando dinheiro com Pokémon...

Já foi dito que Pikachu era como um Mickey Mouse japonês, e até que faz sentido, os dois são ratos, são ícones de suas empresa, conseguem manter o sucesso através das gerações e claro... geram enormes quantias de dinheiro para as companhias que representam com muito merchandising. Sendo o mascote de uma das maiores franquias existentes faz com que Pikachu seja incrivelmente explorado de diversas formas e podemos até citar vários exemplos em que sua imagem foi usada: carros, aviões, brindes, brinquedos, roupas, acessórios e até consoles em versões especiais. Além disso, Pikachu também já foi alvo de muitas paródias, com destaque para os desenhos Os Simpsons, South Park e Drawn Together, que já representaram de alguma forma Pikachu e a franquia Pokémon.

E claro, com tudo isso em mente, quem melhor para fazer um grande anúncio sobre Pokémon senão Pikachu? Como muitos de vocês devem ter visto, o trailer dos novos jogos da série começa com Pikachu nos dizendo que tem grandes notícias e que quer compartilhá-las com todos, e do topo da Torre Eiffel, ele espalha sua eletricidade pelo mundo inteiro, deixando os fãs com muitas expectativas e teorias sobre possíveis significados do que Pokémon X e Y poderão trazer para o futuro da franquia, que já não contava com verdadeiras inovações há algum tempo. Agora é só esperar, mas podemos ter a certeza que não importa quantos jogos ou surpresas apareçam no universo Pokémon, Pikachu sempre estará lá de alguma forma, pois um verdadeiro ícone como esse nunca será esquecido.

Revisão: Marcos Vargas Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Adoro Pikachu, dizem que nos jogos ele é fraco, mas mesmo que seja não me importo, com um bom treinamento ele fica demolidor! Adoro Pokémon e Adoro Pikachu!

    ResponderExcluir
  2. O Pikachu é uma verdadeira lenda, e como toda lenda ele jamais será esquecido... :D

    ResponderExcluir
  3. Certamente um dos personagens animados mais conhecidos do mundo... Eu pelo menos NUNCA, NUNCA MESMO vi uma pessoa nascida nos anos 90 e até mesmo antes que não saiba quem é o Pikachu!

    É carismático e é uma graça, realmente inesquecivelmente e eterno no coração daqueles que como eu, tiveram a infância marcada pela "febre Pokemon"! Hahaha

    E conpetitivamente falando há sim boas estratégias com Pikachu! Com todos os fatores favoráveis a ele (Bons IVs de satk e spd, distribuição correta dos EVs e uma Nature bacana), aliados a uma Light Ball tornam o Pikachu uma fera capaz de fazer ofensiva beeeem pesada! Soh não tem salvação a defesa, mas até morrer ele deita facilmente pelo menos um mais lento ou fraco na sdef! ;)

    ResponderExcluir
  4. Piiiii... Pikachuuuuuuuuuououououo !!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google