Pokémon Blast

Pokémon Blast: Mitologia Pokémon, Parte 1 - Arceus e a criação do Universo

Com a nova geração anunciada e dois novos guardiões revelados, Xerneas e Yveltal, é natural que surjam dúvidas sobre qual será o papel del... (por Unknown em 13/01/2013, via Nintendo Blast)

Com a nova geração anunciada e dois novos guardiões revelados, Xerneas e Yveltal, é natural que surjam dúvidas sobre qual será o papel deles dentro do grupo de Pokémon lendários e guardiões que já temos. Ainda mais para aqueles que não entendem perfeitamente como funciona a mitologia dos nossos amados monstrinhos de bolso. Na primeira parte dessa matéria, que será dividida em três partes, vamos nos situar no contexto de mitologia e então entender um pouco mais sobre o Pokémon criador do universo, Arceus. Peguem seus Pokémon e vamos juntos embarcar nessa jornada para descobrir os mistérios das lendas Pokémon.


Equilíbrio


A religião é um código de valores morais, culturais e de crenças que, tal como a própria origem da palavra (latim: religare), tem o propósito de "religar" os humanos a Deus. Um deus é basicamente um ser superior com capacidade além da compreensão humana, mas outras características variam entre culturas. Tanto em religiões monoteístas (único deus) como politeístas (diversos deuses), trindades estão presentes. Os Celtas consideravam o número três sagrado. Em razão disso podemos encontrar diversas descrições "triplas" em seu sistema religioso, onde podemos usar como melhor exemplo as três deusas com três símbolos distintos. O conceito de existirem três deusas com algum traço diferente pode parecer confuso para alguns de vocês, mas não para aquele Hylian que costuma correr atrás de uma certa princesa que tem o péssimo hábito de ser raptada quase que semanalmente.

A dualidade apresenta oposição. Tudo possui seu oposto: bom e mau, alto e baixo, dentro e fora, quente e frio etc. Muitos atributos possuem seu oposto, essa é a dualidade. Já a trindade apresenta um equilíbrio. Em um exemplo prático, você pode apoiar uma folha de papel em três dedos em posição de pontas de triangulo, mas não consegue fazer isso efetivamente com dois dedos. O mesmo vale para um tripé de uma câmera que não funcionaria com duas pernas. Temos trindades como o trimúrti do hinduísmo ou até Zeus, Hades e Poseidon, mas em uma linha mais próxima temos aquilo que chamamos por aqui de "Santa Trindade" no cristianismo que em seu conceito já apresenta uma ideia de equilíbrio. 

Apesar de tudo isto parecer fora de contexto, é importante para entender melhor a estrutura do sistema dessas lendas em Pokémon. O conceito de trindade e dualidade (tal como sua importância) estão ali, em nossos amados monstrinhos de bolso. Da mesma forma, trindade apresenta equilíbrio (Articuno, Zapdos, Moltres, por exemplo) e dualidade apresenta oposição (Cresselia e Darkrai, por exemplo).

O início

"Alpha" é a primeira letra do alfabeto grego clássico. E a segunda sendo "beta", já podemos entender melhor a palavra "alfabeto". Com a última letra sendo "omega", alpha frequentemente representa "o início" e omega "o fim". No cristianismo, Cristo é conhecido como "o alpha e o omega" (o início e o fim) com base em alguns escritos antigos. Isso firma o cristianismo como uma religião monoteísta, pois Cristo é "tudo" e a trindade, ainda é "uma". Já no hinduísmo, o trimúrti funciona diferente: Brahma é conhecido como "o criador", enquanto Vishnu é conhecido como "o preservador" e Shiva como "o destruidor". Nesse exemplo podemos conectá-los a início, meio e fim ou passado, presente e futuro.

Arceus é categorizado como "o Pokémon alpha". Assim sendo, ele é o início, o criador, o começo, o passado dos Pokémon. Nesse contexto, podemos esperar que a mitologia dos Pokémon esteja seguindo pelo conceito hinduísta da criação e não da crença cristã. Logo, se existe um criador, devemos conhecer um preservador e um destruidor, ou melhor descrito, seu omega.

De acordo com a lenda, Arceus surgiu de um ovo em meio ao "nada". Entenda-se "nada" por vazio, uma situação pré-existencial, onde nem mesmo o universo existia ainda. Assim sendo, Arceus deu forma ao que hoje é o mundo Pokémon, o universo e outras formas de vida. Com 3,2m de altura e pesando 320kg, muito sobre Arceus ainda é desconhecido. Ele possui uma habilidade curiosa, que permite que ele mude seu tipo de acordo com um certo item equipado a ele. E, diferente de muitos Pokémon, seu nome continua o mesmo em diversos idiomas e o descreve muito bem, sendo "eus" visto em nomes já conhecidos por nós como Deus e Zeus e "arc" que é explicado em sua própria aparência. Mas em outra ocasião podemos falar mais sobre o sentido religioso de "arc" que conota origem, início.

Temos que pegar!

Por mais absurdo que possa parecer, nós podemos capturar o criador do universo e não há apenas uma maneira de obtê-lo. Nas versões Diamond, Pearl e Platinum, por meio de um item especial, Azure Flute, podemos ter acesso ao "Hall of Origin" (que nome apropriado, não?) o qual nos dá acesso pelo "Spear Pillar", mesmo local onde capturamos Dialga e Palkia. Em eventos, há ocasionais distribuições desse Pokémon também, principalmente para nossos amigos da terra do sol nascente. A primeira ocasião foi em seu filme "Arceus and the Jewel of Life" (12º filme da franquia) em que ele foi distribuído com golpes exclusivos. Por meio deste, é possível participar de um interessante evento nas versões HeartGold e SoulSilver.




Na próxima semana falaremos sobre os Pokémon que foram criados diretamente por Arceus, tal como suas funções, histórias, dados e como obtê-los. Dentre eles Mew, os Unowns, Jirachi e algumas trindades.

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito bom, não sabia sobre esse evento. Vou tentar no meu Gold Sun!

    ResponderExcluir
  2. Peguei o Arceus no diamond, ele apareceu pra mim em um matinho, normal, como qualquer outro, não sei como, e eu não usei hack, mas oque importa é que agora eu tenho ele XD

    ResponderExcluir
  3. Tenho três Arceus diferentes... Um eu usei hack - confesso - na Platinum, gerando um código que liberou pra mim a Azure Flute e assim tive acesso ao Hall of Origin, e o capturei no lv 80.

    O outro foi de um evento, que possui os golpes do Palkia, Dialga e Giratina, jah veio Lv. 100.

    O terceiro eh do dream world, num evento pelo site que elegeu o pokemon que seria distribuído por tempo limitado na américa e o Arceus foi o escolhido!

    Ele eh o equilíbrio propriamente dizendo, com base 120 em todos os status (chega em Nature boa a se não me engano 372 pontos de stats se effortado direito e com IVs Max), nunca vi um ser deitado com um hit, eh difícil Ateh mesmo com dois...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse especial, principalmente pq as origens de Pokémon são extremamente emboladas.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google