Blast from the Past: Pulseman (MegaDrive/VC)

Lançado no Japão em 1994, para o Mega Drive e relançado mundialmente para o Virtual Console do Wii em 2009, Pulseman é um game desenvolvid... (por Unknown em 10/02/2013, via Nintendo Blast)

Lançado no Japão em 1994, para o Mega Drive e relançado mundialmente para o Virtual Console do Wii em 2009, Pulseman é um game desenvolvido pela Game Freak, a mesma responsável pela franquia Pokémon. Com uma jogabilidade simples, ritmo empolgante e visual agradável, Pulseman conquistou o coração dos nossos amigos na terra do sol nascente há quase duas décadas. Apesar de não ser muito popular no ocidente, o game traz consigo muitos dos elementos usados pela Game Freak e Junichi Masuda em outros games desenvolvidos nos anos seguintes, dentre eles, Pokémon, a atual franquia-chefe da Game Freak.

Um mundo novo de aventuras


Ou quase isso. Quem conhece Pulseman buscando a origem de tantas referências em Pokémon, talvez espere um mundo com diversas criaturas e ter que derrotá-las ou aprisioná-las (ou ambos!), competir em grandes torneios e ser o campeão. Entretanto, o jogo passa bem distante disso. Pulseman é uma história de sci-fi e apesar de muitos pensarem ter tantas semelhanças com Rockman em primeira vista, esse game tem uma história muito diferente.

A história começa no "futuro" de 1999, onde cientistas buscam um meio de criar "Artificial Life" (A-Life) e essas pesquisas resultam na criação da "Creative Life" (C-Life) que é um ser vivo e inteligente, dentro de um computador. O Doutor Yoshiyama (ou "Yoshiyama-hakase", professor Yoshiyama) se apaixona por uma C-Life e desenvolve um meio de entrar no computador para viver junto de sua amada. Em 30 de Maio de 2001, nasce Pulseman, como resultado desse amor. Pulseman herdou o tipo sanguíneo de seu pai (A), apesar de ser meio humano e meio C-Life. Assim sendo, Pulseman adquiriu características de ambas formas de vida.


O cenário atual do game é o "distante" ano de 2015, onde Pulseman luta contra a "Galaxy Gang", uma organização criminosa que pretende dominar a galáxia. Para isso, seu líder, Doutor Waruyama, desenvolve um dispositivo chamado EUREKA, que tem a capacidade de, por meio da teoria do caos, materializar C-Lives em nosso mundo. Uma dessas é Beatrice, após sair da organização, tornou-se namorada de Pulseman. Veil, o rival, também é um caso do uso do dispositivo EUREKA.

Uma curiosidade sobre os C-Lives é que, ao que parece, eles não seguem as ideias de tempo-aparência que temos para um ser humano comum. Pulseman, nascido em 2001, aparenta ter 14 anos no ano de 2015. Já Beatrice, parece ter a mesma idade que Pulseman, foi criada em 28 de Junho de 2010. Doutor Waruyama, por sua vez, nasceu em 31 de Dezembro de 1999 e aparenta ter cerca de 40 anos (até C-Lifes sofrem de calvície, observem).

Já vi isso em algum lugar


Podemos começar com o fato de o Pokémon Rotom ter sido inspirado em Pulseman. O mesmo para a relação entre Veil e a versão shiny do Pokémon. O nome japonês do golpe "Volt Tackle", do Pikachu, é "Volteccer" (ボルテッカー) que tem um nome bem semelhante à técnica de Pulseman, Voltecker. As semelhanças não param por aí: repare no Final Smash de Pikachu, Volt Tackle, em Super Smash Bros. Brawl, onde ele basicamente se transforma em uma esfera de energia para atacar os oponentes, exatamente como Pulseman. Muitos Pokémon tiveram o conceito baseados em inimigos de Pulseman. Remoraid (Gunfish, Stage 6), Xatu (os pássaros no Stage 2) e Registeel (boss Stage 4), por exemplo. Por fim, "Galaxy Gang".




Desculpe, encanador; mas Pulseman é mais legal


Um segredo que deve ficar apenas entre nós é que, antes do Dreamcast encerrar suas atividades, eu era um "seguista". E como seguista, fui um espião na Nintendo jogando Pokémon no Game Boy e até comprei um Nintendo 64, também pelos monstrinhos de bolso. Isso pelo ouriço azulado ter me conquistado, ao contrário do encanador bigodudo. Sonic era mais descolado, dinâmico, "cool". Mario ... bem, era "só o Mario". E esse dinamismo, encontrei em Pulseman: ele corre, pula, vira uma bola de energia, chuta, bate e conquista meu carisma. Mas bem, não contem para a Pedra! Se não, ela me manda embora!



Apesar de ter quase 20 anos, Pulseman tem um visual agradável para os dias de hoje. A jogabilidade suave e dinâmica faz você esquecer que está jogando um game da época dos 16 bits. Vale conhecer, levando em consideração que hoje em dia são raros games nesse molde.

Revisão: Bruno Nominato



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mim ajude kara como matar o outro carinha que é de eletricidade tbm tento bater mais ele se afasta.eu emulador de mega drive

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google