Blast from the Past

Blast from the Past: Yoshi (NES/GB/VC)

Lançado no oriente em 1991, chegando aos outros cantos do mundo em 1992, Yoshi também é conhecido como " Mario & Yoshi "... (por Unknown em 22/02/2013, via Nintendo Blast)


Lançado no oriente em 1991, chegando aos outros cantos do mundo em 1992, Yoshi também é conhecido como "Mario & Yoshi" (Europa) e "Yoshi no Tamago" (ヨッシーのたまご, Japão) lançado para NES e Game Boy. Distribuído pela Nintendo, produzido pelo deus Miyamoto e desenvolvido pela Game Freak, Yoshi possibilita que a jogatina se estenda até dois jogadores! Apesar de ter sido lançado para Virtual Console do Wii em 2007 e em 2011 pro 3DS, foi ontem, dia 21, que recebeu sua versão completa para 3DS. E vale mesmo relançar tantas vezes esse jogo? Vejamos os motivos dele ter uma atenção tão especial de nossa amada Nintendo.


It's-a-me, Yoshi!


Honestamente, junto de Daisy e Toad, Yoshi sempre foi meu personagem favorito em Mario Kart. Como sei que dificilmente teremos Daisy e Toad em franquias próprias com boa frequência, me contento com os eventuais lançamentos dos games de Yoshi e Wario. O dinossaurinho verde, além de simpático e fofo, tem um jogo esquecido pelo tempo, talvez por não ser uma plataforma com diversos Power Ups como os fãs das franquias de Mario estão acostumados. Apesar de ter sido fortemente criticado em sua época de lançamento, Yoshi está bem com isso. Não é um jogo ambicioso, com uma mecânica incrível e que vai surpreender à todos. É um Tetris com cores (design por Satoshi Tajiri) e som (composto por Junichi Masuda), nada muito além disso. A ironia fica por conta de você jogar com Mario (ou Luigi, no modo para dois jogadores) em vez de Yoshi. Pois é, enquanto o "protagonista" do jogo fica em um lugar tranquilo apenas observando a situação, são os irmãos encanadores que tem que se virar (em ambos sentidos) para completar os níveis do jogo. E que, diga-se de passagem, costumam ficar bem difíceis como em qualquer Tetris que se preze.



Um pouco diferente do Tetris tradicional


Yoshi tem uma jogabilidade simples. Você está abaixo de quatro plataformas, onde pode controlar duas por vez. Com os direcionais pode ir para os lados, mudando sua localização para manipular as plataformas que deseja. Com os botões A e B (ou 1 e 2, no caso do Wiimote) você inverte as plataformas, trocando-as de lado. Diversos ícones com os inimigos de Mario caem e quando você coloca dois iguais, eles somem, somando pontos. Há também parte de ovos que caem: completando a parte inferior com a superior, esse choca, vira um Baby Yoshi e vai para o contador de Yoshi que está apenas observando o encanador fazer todo o trabalho. Um tipo de vingança pelos anos que passou com ele nas costas?

O jogo possui dois modos para jogar individualmente: A-Type e B-Type. O primeiro é bem simples, basicamente tudo o que já foi explicado. A diferença para o B-Type é ter um contador de tempo que além de arrecadar a pontuação ao final de cada nível, também registra o tempo gasto para concluir aquele nível. O modo para dois jogadores é uma disputa para quem consegue formar três ovos primeiro. E, meus caros, é muito divertido para jogar com uma namorada ou aquele amigo que não curte muito games, pois é Tetris! E para dois jogadores. São risadas e diversão garantida já que não precisa ser nenhum expert para juntar dois blocos iguais ou juntar duas partes de um ovo.

Mas não falam bem dele por aí


Os comentários negativos feitos sobre o game são baseados em sua jogabilidade vista como "pesada para os tempos atuais" ou como um jogo lento. Desconsiderando as limitações de 20 anos atrás, quando o jogo foi lançado, Yoshi nunca teve ambição de ser algo incrível e um exemplo de novas mecânicas. É Tetris. Um Tetris para se divertir com amigos e namorada ou jogar naquele tempo livre no trabalho, nada muito além disso. De certo, um remake seria bem vindo, mas se formos falar disso, vamos falar sobre tantos outros bons games que precisariam de um remake para serem atualizados para tecnologia de hoje.

Yoshi é um game divertido e casual. Apesar de poder te garantir algumas dores de cabeça em níveis mais avançados, pode te arrancar risadas proporcionalmente no modo multiplayer. Isso possibilita que um publico maior possa se divertir com o game. Desde o mais casual, até aqueles que buscam mais desafios. E você, buscará a risada, desafios ou ambos?

Revisão: Ricardo Bach

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google