Ubisoft explica porque Rayman Legends não é mais um título exclusivo do Wii U

A história se repete mais uma vez: outro título até então exclusivo para um console da Nintendo é anunciado para os concorrentes. Foi assi... (por Alex Sandro de Mattos em 07/02/2013, via Nintendo Blast)

Rayman sem braços e a Nintendo sem exclusividade...
A história se repete mais uma vez: outro título até então exclusivo para um console da Nintendo é anunciado para os concorrentes. Foi assim com Resident Evil: Revelations, Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate (ambos do 3DS) poderá trilhar por esse caminho e, agora, com Rayman Legends. Em entrevista ao IGN, o diretor do estúdio francês Xavier Poix explicou que essa decisão foi em prol dos fãs, porém, a versão para Wii U continua "exclusiva" pela jogabilidade variada. Confira a seguir a declaração:

"Quando vi todos os comentários, ao anunciarmos que o jogo seria focado no Wii U, todas as pessoas que possuem PlayStation 3 e Xbox 360 ficaram realmente decepcionadas. Então, pensei que faria mais sentido levar o jogo de onde ele era originalmente. Isto é, PlayStation 3 e Xbox 360. Então, decidimos que seria um lançamento multiplataforma simultâneo."
"É um tipo diferente de experiência se você tem um Wii U. Obviamente, haverá cooperação no PS3 e X360, mas no Wii U ainda há essa magia de ter um jogador que pode jogar em uma sistema com uma nova experiência e outro com a jogabilidade habitual. Isto o torna um exclusivo do Wii U, por definição."
"Se eles adoraram a experiência de Origins, Legends está próximo desse mesmo sentimento, mas com um nível de imersão e novas configurações que nunca foram vistas antes. Há outras características que eu não posso revelar agora, mas é realmente um jogo novo. Mesmo em termos de visual, nós construímos um novo motor gráfico em termos de iluminação e elementos 3D, para que você possa ter dragões voando na sua cara e ao fundo. É um tipo único de experiência de plataforma 2D".
"É realmente para os fãs. Em ter um universo muito interessante, uma mistura de loucura e poesia, tudo junto. Estamos muito felizes em trazer isso para muitos, muitos fãs do Rayman e quanto mais puder, melhor."
Precisamos ser realistas: um título ser exclusivo de determinado console, sendo de propriedade de uma third-party é, praticamente, impossível, no máximo temporário. Talvez, para os fãs da Nintendo, o que mais impactou em ser até então um jogo exclusivo para o Wii U (alguns donos do console podem se sentir lesados por serem "enganados" dessa "exclusividade") é que, mais uma vez, o título já adiado foi adiado novamente. E está mais do que óbvio que, além dos fãs, trata-se de uma questão lógica e financeira: manter Rayman Legends exclusivo para Wii U enquanto o console não atinge as expectativas de vendas da própria Nintendo, com pouco mais de três milhões de unidades vendidas, e ignorar uma base de dezenas de milhões de PlayStation 3 e Xbox 360 seria absurdo.

Ao menos os donos de Wii U terão uma experiência única com Legends. O jeito é aguardar até setembro e não se surpreender com novas "exclusividades não tão exclusivas assim".

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O problema maior aqui é a falta de carinho da Ubisoft com os Nintendistas. Com o Wii, nós perdemos muitos títulos que ficaram exclusivos para o PS3 e/ou 360, e os títulos exclusivos para o Wii foram, na maioria avassaladora, jogos bobinhos onde só é necesário balançar o controle sem razão alguma. Finalmente nós teríamos algum conteúdo de qualidade exclusivo.

    Mas acho que a pior parte é o adiamento para setembro. Nós tivemos que esperar um console novo surgir para termos ports de títulos de sucesso de outras plataformas, principalmente pela falta de interesse das third-parties de se esforçarem para fazer um port para o Wii de qualidade (poderiam muito bem sacrificar os gráficos em HD para melhorar a qualidade, o que já provou ser rentável e de muito sucesso), os gamers de outras plataformas terão esse tratamento especial que nós nunca tivemos. A Ubisoft poderia ao menos lançar a versão de Wii U agora e a dos outros consoles em setembro, sem problema nenhum.

    Eu estava extremamente ansioso pra jogar Rayman Legends no meu futuro Wii U, mas agora não sei se comprarei logo no lançamento. Essa decisão da Ubisoft diminui todo o hype que eu tinha pelo jogo. Provavelmente comprarei o game, mas será bem depois de adquirir uma biblioteca maior.

    ResponderExcluir
  2. Essas desculpas aí nao vão consertar a merda já feita. Querem se desculpar? Entao lancem a porra do jogo na data prometida.

    ResponderExcluir
  3. Lançaram em outras plataformas,simplesmente por que querem ter um maior lucro,e somente com a versão wii u,não teriam tanto retorno financeiro,vide sua base instalada,terão mais lucros fazendo versões para ps360,ainda acho que pode acontecer o mesmo com zumbi u e talvez bayonetta 2,é só questão de tempo.

    ResponderExcluir
  4. @jonatas, isso não acontecerá com Bayoneta 2 porque a Nintendo retém parte dos direitos sobre esse título. Na verdade, se não fosse pela BigN, esse jogo nem veria a luz do dia.

    ResponderExcluir
  5. Ubitroll,tantos jogos que poderiam ser lançados para a plataforma da Nintendo mas sao exclusivos so para o Xbox 360 e PS3 e eles nao tem um pingo de coragem de fazer,o que mais me intriga é que eles querem lançar no mesmo mes de GTA 5 e ainda por cima cancelam a data pro Wii U,pelo menos Bayonetta 2 vai ser exclusivo para Wii U,ou nao,por causa dos fans kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google