Jogamos

Análise: Mighty Switch Force: Hyper Drive Edition (Wii U)

Lançado para o 3DS pela WayForward (Shantae) em 2011, Mighty Switch Force era um simpático game de plataforma e puzzle em que, no contro... (por Unknown em 17/03/2013, via Nintendo Blast)


Lançado para o 3DS pela WayForward (Shantae) em 2011, Mighty Switch Force era um simpático game de plataforma e puzzle em que, no controle de Patricia, uma garota meio policial - meio robô, era necessário localizar as Hoolligan Sisters para prendê-las. O título foi bastante aclamado e considerado um dos melhores lançados para o eShop até aquele momento. Pouco mais de um ano, com o lançamento do Wii U, a desenvolvedora viu a oportunidade de relançar o título com algumas adições e gráficos em alta definição. Mas será que isso vale a recompra do jogo aos que já cansaram de se divertir com ele no portátil da Nintendo?


Mais do mesmo

Mighty Switch Force: Hyper Drive Edition conta as aventuras de Patrícia Wagon, a robô policial, em sua incessante caçada pelas Hooligan Sisters, as vilãs do título que usam roupas de presidiárias. Para capturar as bandidas, a garota conta com habilidades simples de títulos de plataforma, como correr, pular e atirar. O diferencial está na forma com que é possível interagir com os cenários do jogo: em cada fase, há vários blocos – alguns visíveis e palpáveis e outros invisíveis - espalhados em posições já definidas. Com o toque de um botão, o jogador pode tornar os que estavam visíveis, invisíveis e vice-versa, de forma que os movimentos devem ser pensados para que Patricia possa avançar pelas fases. A mecânica é simples, mas há algumas fases em que o nível de dificuldade é bem alto, de maneira que muitas tentativas serão exigidas para se completá-las.



O jogo é basicamente o mesmo lançado em 2011 para o 3DS, com algumas poucas adições que podem fazer certa diferença. No total, são as dezesseis fases presentes na versão original, além de cinco fases bônus exclusivas da versão de Wii U. Mas o verdadeiro diferencial da versão é a liberação do modo Hyper para todas as fases do jogo quando elas são completadas. Este modo não modifica muito as fases, contudo, lhe propõe um objetivo praticamente sobrehumano: completar a fase em um determinado período de tempo. O modo é muito desafiador e exigirá treino até dos mais dedicados jogadores para ser completado. Com isso, a Way Forward conseguiu não só aumentar a longevidade do título, como também aumentar a sensação de satisfação dos jogadores que conseguirem completar os desafios propostos nas fases.



Através de um modo desenvolvido com o intuito de se completar fases no menor tempo possível, é estranho notar que a desenvolvedora não adicionou leaderboards ao título. Com a consolidação de funcionalidades online nos consoles, algo tão simples, e que poderia adicionar muito ao fator replay do jogo ter ficado e fora é no mínimo estranho. Talvez esse seja o maior problema do título, já que a falta de conteúdo adicional em relação ao mesmo jogo lançado um ano antes poderá afastar os fãs no lançamento e outrora para uma recompra. Para os que nunca jogaram o título, nada disso faz muita diferença, já que estamos diante de um dos jogos mais divertidos do eShop (seja no 3DS ou no próprio Wii U).

De encher os olhos

No 3DS, a maior qualidade do título era seu visual, muito detalhado que, com o efeito 3D, se tornava um primor técnico no console. O efeito passava uma forte sensação de profundidade, principalmente quando se tratava dos blocos aparecendo e desaparecendo pelos cenários. Hyper Drive Edition pode não contar com os efeitos tridimensionais do seu irmão mais velho, mas aperfeiçoa os gráficos de tal maneira que em muitos momentos você se flagrará apenas admirando os cenários, personagens e suas animações na tela. A WayForward sempre foi muito conhecida pela qualidade visual de seus jogos 2D, e Hyper Drive Edition confirmam toda a proficiência da empresa nesse campo. É de cair o queixo, mesmo quando jogado na tela do GamePad, já que é possível jogá-lo inteiramente por lá. A trilha sonora é simples, mas bastante funcional, e casa perfeitamente com o estilo artístico e o tema do jogo. As batidas são empolgantes, e as poucas falas dubladas do título são muito bem feitas e características de jogos da era de ouro dos videogames, com um tom um pouco abafado e one linners engraçadas.


Bom, bonito e barato

Mighty Switch Force: Hyper Drive Edition é um título de preço muito convidativo (apenas dez dólares), e há bastante conteúdo para os que nunca tiveram a oportunidade de jogar o game no 3DS. Contudo, não recomendaria o título para os que já cansaram de pular em blocos no portátil 3D da Nintendo, pois o conteúdo adicional incluído no pacote não é uma justificativa boa o bastante para comprar o jogo novamente. Com uma jogabilidade sólida, gráficos excelentes e uma premissa muito divertida, Hyper Drive Edition é, até agora, um dos melhores títulos disponíveis para a loja virtual do Wii U.

Prós


  • Jogabilidade empolgante;
  • Premissa divertida;
  • Gráficos excelentes;
  • Muito desafiador.

Contras


  • Falta de leaderboards;
  • Conteúdo adicional insuficiente para atrair jogadores da versão de 3DS.

Mighty Switch Force: Hyper Drive Edition – Wii U – Nota 8.0

Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Beleza de analise, como nunca joguei, vou compra-lo.
    Só parece que essa analise é de 3ds pelo que entendi, o titulo, e o anuncio de nota estão se contradizendo quanto a plataforma.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade foi uma falha minha, Yuri. A análise é sobre a versão de Wii U. Já foi arrumado. Obrigado pelo toque!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google