[Atualizado] Desenvolvedor de FEZ critica pesadamente o Nintendo 3DS em seu Twitter

FEZ é um dos grandes títulos de puzzle e plataforma do Xbox 360 que foi muito elogiado pela crítica e público ano passado. Recentemente, n... (por Alex Sandro de Mattos em 24/03/2013, via Nintendo Blast)

Blééhhh! Isso é pra você 3DS!
FEZ é um dos grandes títulos de puzzle e plataforma do Xbox 360 que foi muito elogiado pela crítica e público ano passado. Recentemente, noticiamos que Phil Fish, desenvolvedor do título, não tinha interesse em trazer o título para o Nintendo 3DS e nem em trabalhar com a plataforma. E Fish não se contentou e através de seu Twitter pessoal criticou pesadamente o portátil da Big N. Confira as declarações de Fish a seguir:

"Comecei a jogar o meu primeiro jogo Monster Hunter ontem a noite no 3DS. E não é exatamente jogável sem aquela atrocidade do Circle Pad Pro... Eu não entendo. Por que lançariam um jogo para uma plataforma como essa? Por que não lançaram, digamos, para o Vita? Você sabe, uma plataforma em que você possa controlar a câmera. É muito ruim porque Monster Hunter parece que é basicamente um Phantasy Star Online, mas não no espaço. E eu amo PSO. Tudo parece que foi um erro, se você me perguntar."
"Além disso, estou cansado desta besteira de duas telas. A segunda tela não acrescenta  NADA. É um truque, o 3D é um truque. É triste o Vita não ser um grande acerto porque seu hardware é perfeito. Ele tem UMA TELA INCRÍVEL e DOIS JOYSTICKS. Não há um único DS ou 3DS que não me faz pensar "gostaria que isso tivesse uma tela". E eu nunca joguei um jogo em qualquer lugar onde eu pensasse "preciso de uma segunda tela". E NINGUÉM nunca disse "Eu queria que essa segunda tela fosse menor com um aspecto diferente e sensível ao toque, mas não em 3D". O Game Boy Micro é o melhor portátil de todos os tempos. Eu queria que a Nintendo fizesse um portátil apenas um pouco maior e mais poderoso que o Game Boy Micro."
Entendemos que foi uma opinião pessoal de Fish, mas é preciso lembrar que ele é um profissional e trabalha na indústria de games. Todo mundo sabe que um segundo Circle Pad realmente faz falta em alguns gêneros no portátil da Nintendo, porém, cada hardware possui suas características e particularidades que os diferenciam uns dos outros. Monster Hunter 3: Ultimate certamente possui uma jogabilidade mais complicada sem o uso do Circle Pad Pro, mas é jogável. Julgar o portátil por causa de um título que não adequou uma jogabilidade perfeita é um equívoco.

Mesmo que o 3DS não seja um hardware perfeito, como Fish afirmou, há inúmeros jogos que superaram essa "imperfeição" e ofereceram experiências intuitivas e criativas. Todos os recursos estão lá: giroscópio, acelerômetro, efeito 3D, tela touchscreen, recursos online e locais e duas telas para que as produtoras possam aproveitá-los. As vendas do 3DS também provam que o portátil não foi um erro. E após essa declaração infeliz, definitivamente o "peixe" morreu pela boca...

UPDATE: E depois de criticar o Nintendo 3DS, Phil Fish não resistiu a tentação, comprou a "atrocidade" (como ele definiu) do Circle Pad Pro e divulgou a foto no seu Twitter com a legenda "Eu me odeio". Está vendo Phil, agora você já pode jogar Monster Hunter 3: Ultimate plenamente.

Está vendo Phil, a atrocidade do Circle Pad Pro facilita a jogabilidade em certos jogos.
Agora já pode parar de reclamar e voltar a jogar Monster Hunter

Fonte: Gamnesia

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Quanta merda esse cara falou. Quem é esse cara? Criou um joguinho meia boca e já acha que é o rei dos programadores. O mestre dos mestres. Dizer que não deu certo as duas plataformas portáteis de maior sucesso no mundo. O cara tem que ser muito burro, ou tava bêbado e escreveu merda no twitter depois de brigar com o namorado. Se prefere o Vita, então porquê tava jogando 3DS. Compra um Vita e enfia nu C Seu FDp.

    ResponderExcluir
  2. Manda ele enfiar o psp no cu

    ResponderExcluir
  3. Achei os comentários dele o mesmo de um fanboy da Sony. As críticas como game design podem ser construtivos mas não do modo que ele fez. Enfim, respeito a opinião dele mas não concordo como o modo que foi feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bob Mota,

      Eu entendo seu ponto de vista e gostaria de ter essa mesma visão q vc cara...

      Mas os comentários desse palhaço são claramente tendenciosos e possuem um único objetivo: degradar a imagem do 3DS e atiçar os fanboys da Sony que o seguem a criticar as produtoras de Games e à Nintendo.

      Certamente esse retardado deseja fazer isso para, com seus 15min de fama na comunidade gamer, atentar as produtoras para não fazerem Games exclusivos para 3DS, mas sim migrarem seus projetos para o Vita, que como vimos, ao ver dele é um console infinitamente melhor.

      Sinceramente minha vontade é de mandar ele tomar no cu (ops, jah mandei, Hehe) porque um desenvolvedor mais que somente desenvolver Games, tem que saber lidar e compreender cada hardware de acordo com seu tempo, tecnologia, limitações e particularidades.

      Esse cara envergonhou o trabalho de desenvolvedor de Games, sendo tão tendencioso e fanboy desse jeito. Eu aré concordo que deveria ter uma versão de MH pro Vita, creio que alavancaria as vendas do mesmo, mas nunca degradaria a imagem de um console tão inovador, bacana e bem sucedido quanto o 3DS.

      Então eu ignoro e não respeito as palavras desse merda, pq seu trabalho e suas palavras representam isso pra mim.

      Excluir
  4. O cara estava loucão nas drogas! Olhem o twitter dele!

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber como ele jogava Monster Hunter no PSP, que nem um segundo analógico vendido à parte tinha.
    É um otário mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sendo profissional, esse comentário foi muito anti-profissional...

    ResponderExcluir
  7. Eu queria saber como ele jogava Monster Hunter no PSP, que nem um segundo analógico vendido à parte tinha.
    É um otário mesmo...

    ResponderExcluir
  8. É um otario mesmo mas a minha duvida é a seguinte: se eu comprar um monte desse FEZ quer dizer que terei eu comprado um monte de FEZES??

    ResponderExcluir
  9. Pior que é verdade mesmo,mas julgar o portatil pesado como ele fez é muito errado,ele ja deveria saber que cada portatil tem sua caracteristica,mas quando joguei MH pensei o msm que ele rsrs

    ResponderExcluir
  10. Que absurdo. Esse cara esqueceu da versão de PSP? Pq nao critica tb? Vergonha.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de saber o por que de tanta gente ter algo contra a Nintendo...

    Bom, nunca cheguei a jogar esse tal FEZ, mas depois desse comentário, não quero chegar nem perto do game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria saber, muitas pessoas a odeiam sem motivo algum os principais argumentos que ouço são que os jogos são infantis e ela não faz vídeo - game com megasuperfuckingGRÁFICOS.

      Excluir
  12. O cara não deve ter merda nenhuma de interessante pra fazer,e entra no twitter pra falar merda. Muito otário

    ResponderExcluir
  13. Cada um fala o que pensa,foi apenas a opinião dele,e eu concordo apenas pela parte do circle pad pro,realmente foi uma mancada da nintendo não fazê-lo,mas fora isso tem muitos jogos boms e excelentes pro 3ds,apesar de achar monstr hunter um lixo.

    ResponderExcluir
  14. Um comentário pouco profissional e típico de um fanboy. É lamentável que um desenvolvedor tenha uma visão tão pequena e mesquinha. E num mercado que vem se diluindo ano após ano, é uma atitude que pode prejudicar a carreira dele no futuro.

    ResponderExcluir
  15. Quando um console da sua empresa for o mais vendido do mundo, aí vc ganha o direito de falar, até lá, volta pro teu joguinho meia boca de xbox

    ResponderExcluir
  16. Quando um console da sua empresa for o mais vendido do mundo, aí vc ganha o direito de falar, até lá, volta pro teu joguinho meia boca de xbox

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google