Perfil

Perfil: Crono (Chrono Trigger)

Chrono é o prefixo grego para a palavra tempo. Então, que nome poderia ser mais apropriado a um dos viajantes do tempo mais conhecidos d... (por Luciana Anselmo em 23/03/2013, via Nintendo Blast)

Chrono é o prefixo grego para a palavra tempo. Então, que nome poderia ser mais apropriado a um dos viajantes do tempo mais conhecidos dos games? Mesmo tendo uma letra a menos devido aos nomes de apenas cinco letras de Chrono Trigger, Crono mostra que é um verdadeiro herói e, mesmo sendo calado, faz tudo por seus amigos e está sempre disposto a se sacrificar por eles e pelo bem de seu reino. Apesar de ter participado ativamente de apenas um jogo, Crono conseguiu se destacar de tal forma com suas habilidades e carisma, que permanece até hoje na memória dos fãs como um dos melhores e mais emblemáticos protagonistas da Nintendo.

O silencioso viajante do tempo

Crono é o valente garoto de cabelo vermelho e espetado de 17 anos, que mora na cidade de Truce, considerada capital do reino de Guardia, com sua mãe. Ele tem aquela tradicional personalidade dos grandes heróis silenciosos dos RPGs, disposto a sacrificar sua vida por aqueles a sua volta. Sempre vestido com sua túnica azul, calças amarelas e bandana branca na cabeça, Crono tem como arma principal uma Katana, um longo tipo de sabre japonês. Existem diversos modelos de Katana no jogo que podem ser adquiridas conforme a história avança. Assim, Crono sempre tem a chance de conseguir uma versão mais eficaz e forte.



Crono é um personagem muito bem equilibrado no geral, sem grandes fraquezas aparentes e é sempre extremamente útil nas batalhas. Seu elemento é Lightning/Heaven/Light e leva dano extra de ataques do elemento Shadow. O dano físico causado por ele, no entanto, é muito bom, assim como sua defesa, saúde e rapidez. O herói também possui uma boa variedade de técnicas ofensivas e em grupo. Além de conseguir reviver seus aliados, Crono também consegue infligir danos físicos e mágicos ao mesmo tempo, sendo que suas técnicas de mágica mais elevadas conseguem atingir todos os inimigos. Levando todas as suas qualidades em conta, é difícil ver um jogador que deixe Crono de fora de seu time.


De volta para futuro... para o presente e para o passado 

Nascido em 983 A.D., Crono viveu uma vida tranquila com sua mãe Gina, até o ano de 1000 A.D., quando conheceu Marle por acaso na Millenium Fair. Lá estava ele para se divertir e ver a nova invenção de sua melhor amiga Lucca, quando uma garota desajeitada esbarrou nele acidentalmente, deixando seu colar cair no chão. Crono, sendo bonzinho e prestativo como sempre, achou e devolveu o colar a ela, que não resistiu aos olhinhos azuis do garoto  e quis passar o resto da tarde com ele. O problema todo começou quando os dois experimentaram a invenção de Lucca, e por causa de um problema, Marle foi enviada ao passado, mais precisamente para a Idade Média, em 600 A.D.



Depois de muitas aventuras, descobrimos que Marle é na verdade a princesa Nadia, e, quando todos voltam ao presente, Crono é acusado de sequestrá-la e é condenado à morte. Com ajuda de seus amigos, ele escapa e todos usam a máquina do tempo de Lucca para ir ao futuro, onde descobrem que o reino está completamente destruído e miserável. Sabendo que tudo foi causado pelo parasita Lavos no ano de 1999 A.D., Crono e seus amigos decidem viajar por diferentes épocas no tempo para impedir que Guardia tenha este futuro terrível. No desenrolar da trama, Chrono conhece e faz amigos de épocas distintas que se unem a ele para ajudar a salvar o mundo.


Tragédia, casamento e futuro incerto

Num estágio mais avançado do jogo, uma das cenas mais inesperadas e tristes dos games acontece: Durante uma batalha contra Lavos, Crono se sacrifica em prol de seus companheiros e morre. Obviamente, a morte de protagonistas não é algo comum nos videogames, e como esse é um jogo que envolve viagens no tempo, Crono pode voltar à vida. Mas Chrono Trigger dá tanta liberdade ao jogador, que nós podemos escolher entre salvá-lo ou simplesmente continuar sem ele. Claro que um jogo sem seu herói principal não tem tanta graça e imagino que a maioria das pessoas salve Crono no final das contas.



Mas para um enredo mais feliz, na versão de PlayStation e DS,uma sequência animada no fim do jogo indica que Crono e Marle se casaram. Mas como uma outra sequência mostra a queda do reino de Guardia no ano de 1005 A.D., é desconhecido o que acontece com Crono e seus amigos durante esse período. Mas é provável que ele e Marle ainda estejam vivos durante os eventos de Chrono Cross, já que Doan, descendente dos dois, existe no novo mundo de 2300 A.D.


E se vocês, como eu, ainda estão esperando alguém se animar e fazer aquele lindo remake em 3D para podermos aproveitar as aventuras de Crono mais uma vez, deixem seus comentários!
Revisão: Mateus Pampolha

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. E a Square Enix ainda faz a sacanagem de não lançar o tão sonhado Chrono Trigger Ressussection. Nós PRECISAMOS desse jogo!

    ResponderExcluir
  2. "Nós PRECISAMOS desse jogo!"

    (2)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google