Vem aí

Prévia: Watch Dogs (Wii U)

Uma das maiores sensações da E3 de 2012 foi a revelação de Watch Dogs, uma nova franquia desenvolvida pela Ubisoft que promete revolucio... (por Unknown em 24/03/2013, via Nintendo Blast)


Uma das maiores sensações da E3 de 2012 foi a revelação de Watch Dogs, uma nova franquia desenvolvida pela Ubisoft que promete revolucionar os jogos de mundo aberto do mercado. Contudo, nintendistas de todo o mundo ficaram decepcionados, já que o jogo só havia sido confirmado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, deixando o Wii U de fora da festa. Felizmente, no início deste ano, a desenvolvedora finalmente confirmou uma versão do título para o novo console da Nintendo. Saiba por que este deve ser considerado um dos títulos mais esperados do ano não só para os nintendistas, mas para toda a comunidade gamer. 



Mundo vigiado

Watch Dogs se passa em uma Chicago futurista em que basicamente todos os equipamentos eletrônicos são rastreados e interligados clandestinamente para que grandes corporações possam obter dados pessoais dos civis e os utilizem para benefício próprio. Na prática, é quase como a ferramenta atual utilizada por redes sociais para detectar os gostos pessoais dos usuários, de forma que a publicidade seja mais bem direcionada para cada pessoa, mas criada ilegalmente e existente em todos os aparelhos utilizados por civis. No meio desta bagunça, um misterioso homem chamado Aidan Pierce possui a habilidade de invadir todos esses sistemas e manipular seus dados como bem entender. Sem as reais motivações ainda terem sido reveladas pela Ubisoft, sabemos apenas que o protagonista fará de tudo para se opor ao sistema em que a população é obrigada a viver.


A evolução do sandbox

O gênero sandbox, que se popularizou com o sucesso da franquia Grand Theft Auto, já foi exaustivamente explorado na última década. De super-heróis, passando por mutantes super poderosos a mafiosos dos anos 50, as desenvolvedoras sempre se esforçaram para criar experiências imersivas e interessantes que não evidenciassem o quão desgastado estava o gênero. Apesar de seguir a mesma linha, Watch Dogs parece trazer conceitos realmente novos a jogos de mundo aberto. Primeiramente, é impossível não se impressionar com a qualidade gráfica do título, que excede em muito tudo o que já foi visto em jogos desse tipo. Pelos vídeos mostrados até agora, podemos ver uma Chicago cheia de vida, com pessoas por todos os cantos, todas com animações e comportamentos diferentes entre si. O próprio cenário é cheio de detalhes, de maneira que aquela cidade e realidade parecem críveis, o que provavelmente contribuirá para a imersão dos jogadores.



Além disso, a própria ambientação e universo criado pela empresa colaborarão para que o título traga diversas novidades significativas ao gênero. Graças às habilidades de Pierce, o mundo do jogo estará inteiramente nas mãos do jogador. É possível manipular o trajeto de trens, o funcionamento dos semáforos e até um simples celular de um pedestre. No trailer divulgado com o anúncio do título, vemos Pierce causando um verdadeiro caos pela cidade apenas manipulando os equipamentos espalhados nela. A situação criada pelo protagonista é incrível e mostra todo o potencial do título para se tornar um divisor de águas no gênero.

 

Watch Dogs ainda contará com muitos momentos de exploração e outros de tiroteios, que parecem estar sendo igualmente bem produzidos, o que dará mais variedade para o jogo. Ainda na demo mostrada quando o jogo foi revelado, podemos notar todo o esmero da produtora neste sentido. A demonstração termina com um tiroteio frenético no meio da rua, e tudo parece real e muito tenso. Boa parte da qualidade absurda que o título parece ter se deve ao know-how que a Ubisoft adquiriu durante a geração atual de consoles, que já está chegando ao fim (exceto pelo Wii U, que acabou de nascer).

Novos horizontes

Apesar de parecer incrível, pouco foi mostrado sobre o título até agora, e com certeza, muitos detalhes ainda deverão emergir antes do lançamento do jogo, que está previsto para esse ano. Se parte do que está sendo prometido for cumprido quando o jogo for lançado, certamente estamos diante de uma grande evolução não só dos jogos de mundo aberto, mas dos videogames, que chegaram a um patamar em que a experiência do jogador é muito mais ampla do que a simples diversão em momentos de descontração.



Watch Dogs - Wii U
Desenvolvimento: Ubisoft
Gênero: Ação/Sandbox
Lançamento: 2013
Expectativa: 5/5

Revisão: Luigi Santana 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acho que esse vai ser o principal third party lançado para o Wii U esse ano.

    ResponderExcluir
  2. esse vai ser o segundo principal lançamento de third party para o Wii U nesse ano. (só perde pra bayonneta 2).

    ResponderExcluir
  3. Tem tb AC IV, ZELDA WW, Projeto X... - quem sabe rsrsrss...

    ResponderExcluir
  4. So espero que façam uma versão boa e não um porte mal feito pro wii u.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google