Jogamos

Análise: Acelerando a mil em Sonic & All-Stars Racing Transformed (3DS)

Sonic e outros 24 personagens da Sega (alguns famosos, outros nem tantos) competem entre si nesta adaptação para 3DS. Apesar de virtual... (por Unknown em 28/04/2013, via Nintendo Blast)


Sonic e outros 24 personagens da Sega (alguns famosos, outros nem tantos) competem entre si nesta adaptação para 3DS. Apesar de virtualmente igual à versão de Wii U (que nós já analisamos), esta versão adaptada traz as corridas frenéticas ao seu bolso. Mas será que esta versão consegue dar a mesma emoção e adrenalina?

Velozes e furiosos

Se você ainda não conhece a franquia Sonic & All-Stars Racing, saiba que ela reúne várias das personagens icônicas da Sega em um jogo de corrida de karts. Isso até pode lhe parecer familiar, mas assim que você começa a jogá-lo, perceberá que há bastante para diferenciá-lo das outras franquias.

O modo World Tour é onde passamos boa parte do tempo. Há três níveis de dificuldade que podem ser escolhidos antes de uma corrida: o fácil, médio e difícil. Cada modo pode ser batido de acordo com diferentes critérios, seja exigindo uma colocação sua (que, no caso do hard, significa sempre chegar em primeiro) ou terminar a pista em um determinado tempo. Esse conjunto de objetivos claros permite a você saber exatamente o que é preciso para ganhar o máximo de estrelas na pista, também sendo utilizadas para abrir novos mundos e novas personagens. Elas servem como indicativo de completação do jogo.
Cada corrida pode ter uma regra diferente, restringindo todos os jogadores a um mesmo item, ou derrotar um rival, ou terminar a pista em um tempo X, etc. Isso garante que, mesmo jogando em uma pista já conhecida, você tenha uma experiência diferente. Dependendo da corrida e do que foi feito, você pode ganhar stickers para decorar sua licença de piloto, mostrando assim suas proezas para outros jogadores.

Temos que pegar todos os stickers!
Aliás, as pistas são um espetáculo à parte, trazendo várias das franquias da Sega à vida. É muito divertido passear pelos estágios de franquias clássicas com suas músicas temáticas e únicas, onde a cada volta a pista pode se transformar e forçá-lo a mudar o modo de condução. No geral, é de uma nostalgia tremenda e muito bem executada pela Sega.

O modo multiplayer se sai muito bem e pouco fica devendo, sendo uma grata surpresa. Você pode jogar de forma local com aqueles que possuem também o cartucho ou através do modo Download Play. Esse último chega a ser inútil, pois permite que se jogue apenas uma pista e sem escolha de corredores. Já o modo on-line é bastante sólido, não tendo nenhuma desconexão e juntando os jogadores de forma rápida e indolor.

Modo multiplayer promete muita diversão

Muita ação para pouco portátil

A transição dos consoles para o portátil é algo difícil de se fazer. Apesar de as pistas serem as mesmas, vários elementos do quesito visual tiveram que ser simplificados para caber dentro do portátil. Nesse caso, temos várias pistas e elementos com texturas simplificadas, contando com horizonte bastante pixelizado. Outros elementos como explosões e sombras também são simplificados.

Isso não seria um problema, mas quando você adiciona o efeito 3D, sente bastante a diferença. Por conta dessa baixa qualidade de texturas e falta de profundidade, o efeito acaba confundindo mais que ajudando, dificultando na hora das curvas. Na água então, fica extremamente difícil de dirigir. Por conta disso, esse é um jogo que se deve desligar o efeito completamente se quiser curti-lo. 

Mesmo com essas simplificações, é possível ver problemas no desempenho, com tempos de carregamento demasiadamente longos e travamentos na mudança de veículos, que acabam quebrando o ritmo do jogo. Outro problema encontrado foi a perda do controle do veículo sem motivo aparente ou até mesmo atravessar o cenário e ter que reiniciar a corrida. Foram bem raros, mas ocorreu algumas vezes, o suficiente para ser digno de nota.

Os controles por vezes podem ficar complicados, especialmente no modo aéreo. Esse modo já é complicado, pois o caminho nem sempre é claro e a transição não é tão suave, exigindo que você perca alguns segundos para se refamiliarizar na troca. O modo aquático exige apenas tempo para se acostumar, mas ainda assim pode se tornar um problema no começo. 

Corra como o vento

Ainda assim, o grande trunfo de Sonic & All-Stars Racing Transformed é se distanciar da fórmula definida por Mario Kart e surpreender positivamente, trazendo inovação em um mercado já monopolizado. Apesar de suas pequenas falhas e de ser um port da belíssima versão de console, a versão para 3DS ainda continua sendo um jogo sólido e divertido. Se a SEGA continuar a aperfeiçoar esta fórmula e corrigir os problemas técnicos da versão 3DS, poderemos ver um sério concorrente à série Mario Kart.
Todo o elenco de S&ASRT

Prós

  • Boa quantidade de corredores e pistas;
  • Modo singleplayer desafiador e com desafios variáveis;
  • Modo multiplayer funciona bem;
  • Conseguir 100% exigirá muito esforço e tempo.

Contras

  • Tempos de carregamento demorados;
  • Taxa de quadros inconstante (especialmente na troca de veículo);
  • Efeito 3D atrapalha mais que ajuda devido à baixa qualidade das texturas;
  • Se você já tem a versão de console, pode ignorar essa versão.
Sonic & All-Stars Racing Transformed (3DS) - Nota: 7.0
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google