Perfil

Conheça o egoísta, excêntrico e carismático Professor E. Gadd

Tá na cara que é meio maluco Com o lançamento de Luigi's Mansion: Dark Moon , pudemos relembrar um personagem secundário que , po... (por Amèlie Poulain em 21/04/2013, via Nintendo Blast)

Tá na cara que é meio maluco

Com o lançamento de Luigi's Mansion: Dark Moon, pudemos relembrar um personagem secundário que, por ser tão bem elaborado, merecia um pouco mais de luz dos holofotes. O Professor Elvin Gadd tem toda a pinta de cientista maluco: está sempre de jaleco branco, usa óculos redondos e tem um cabeção enorme com um penacho de cabelo branco no topo.

Olha a cara de "normal"...
O próprio nome em inglês, E. Gadd, é um jogo de palavras com a expressão "egads", muito antiga e pouco utilizada que significa algo como "oh Deuses!". Em português de Portugal ficou Professor A. Luado, brincando com a palavra aluado, uma pessoa bem "no mundo da lua", isso se encaixa com esse personagem que estuda fantasmas em um laboratório dentro de uma mansão e dá vários sinais de ser egoísta e excêntrico, apesar de conquistar a todos com seu carisma.

O interior combina com o exterior

Sua fala vem em sons inarticulados, mas incrivelmente existe uma legenda perfeita, o que nos permite saber exatamente o que ele fala e conhecer sua mente lunática. Bem no começo de Luigi's Mansion: Dark Moon, ao explicar o problemão da lua negra, ele solta a seguinte pérola: "Se não fizermos nada, os fantasmas podem sair de Evershade Valley e aterrorizar o mundo. Pior ainda, minha pesquisa iria para o lixo!". No mínimo um pouco egocêntrico, mas bem engraçado.

Hora nenhuma ele se importa realmente com o fato de Luigi estar morrendo de medo da aventura. Aliás, não se importa nem em ter teletransportado Luigi do conforto da sua casa sem pedir autorização, enchê-lo de pedidos de favores e ainda fazer pouco caso do coitado. Durante o jogo, ele solta umas como: "Você é o melhor caçador de fantasmas que eu conheço. Coincidentemente, você também é o único caçador de fantasmas que eu conheço." Melhor que essa só esta aqui: "Com o meu cérebro e a sua... ... ... a sua... bem, estamos em uma situação difícil agora, né?" Não fosse o bastante, ao se referir a um problema hidráulico em uma das mansões, ele lança essa: "Se ao menos tivéssemos um encanador por perto..." Já deu pra perceber a diversão à parte que esse personagem proporciona.

"Se essa coisa de caçar fantasmas não funcionar talvez você tenha um futuro como encanador!"

Uma cabecinha fervilhante

Depois de Luigi lidar com fantasmas cabeçudos na biblioteca e levar umas livradas na cabeça, o professor lhe diz: "O jeito como esses fantasmas jogavam livros em você, me lembrou os meus professores da faculdade"... Pelo visto ele tinha uns professores tão amalucados quanto ele, ou possuia uma habilidade sem igual de tirar as pessoas do sério. Mas a questão principal nem é essa. Se ele pesquisa fantasmas e paranormalidade, o que será que ele estudou na faculdade?

Não dá pra saber qual o diploma do nosso querido maluquinho, pode ter fantasmas no meio, mas também tem muita engenharia. Ele cria engenhocas e mais engenhocas e algumas aparições em jogos da série Mario são só pra mostrar sua habilidade inventiva. Em Super Mario Sunshine, quando Mario encontra a F.L.U.D.D. um artefato com spray de água, é dito: "Obrigado por comprar da Gadd Science, Inc." mais pra frente, Bowser Jr. diz que conseguiu seu pincel mágico de um "velho estranho de jaleco".

Aspirador de fantasmas!
No primeiro Luigi's Mansion, o professor adapta um aspirador de pó para aspirar e prender fantasmas, o Poltergust 3000, que evolui até o 5000 em Luigi's Mansion: Dark Moon. Vem acompanhado de uma lanterna que assusta as alminhas antes de sugá-las e outra que permite enxergar itens que foram escondidos por ilusões. Na mesma série temos o Game Boy Horror, parecido com o Color, mas com uma câmera que permite ao professor ver o que o Luigi anda fazendo e se comunicar com ele. Essa engenhoca evolui para o Dual Scream, que também parece o DS (Dual Screen) e serve para mais ou menos as mesmas coisas.

Em Mario & Luigi: Partners in Time, o Professor chega a criar o instrumento mais cobiçado por cientistas, uma máquina do tempo. Infelizmente, ela deixa Peach presa no passado e ele tem que criar mais engenhocas como sua maleta multiuso com inteligência artificial, Stuffwell, para ajudar Mario e Luigi a salvarem a princesa.

Esquecido, egocêntrico


Apesar de ser esse exímio inventor, o Professor tem uns probleminhas. Está sempre tão preocupado com suas pesquisas fantasmagológicas que se esquece até de seus assistentes. O Professor contratou Toads para ajudá-lo e toda vez que manda Luigi em uma nova mansão pede-o para que procure um Toad e diz que provavelmente estão dormindo, pescando ou algo do tipo, sendo que eles estavam em mansões com fantasmas hostis e foram aprisionados. Pior ainda, em uma das mansões haviam dois toads, e o professor nem se tocou. Um deles ainda diz "Esse Professor... Acha sempre que somos a mesma pessoa, ele deve ser daltônico".

Atenção: o trecho a seguir contém spoilers de Luigi's Mansion: Dark Moon

Apesar de doidinho e meio egoísta, o Professor conquista os jogadores mais espertos com suas piadinhas, às vezes sutis, outras nem tanto. No final de Luigi's Mansion: Dark Moon ele vai pessoalmente à mansão ajudar Luigi a salvar Mario e parabenizá-lo. Todos comemoram, até os fantasmas, que voltam a ficar bonzinhos e pelo visto, como nós, também adoram o professor.

Lista de jogos em que Professor E. Gadd aparece:

Luigi's Mansion, Super Mario Sunshine, Mario Party 4, Mario & Luigi: Superstar Saga, Mario Party 5, Mario Party 6, Paper Mario: The Thousand-Year Door, Mario Party Advance, Mario & Luigi: Partners in Time e Luigi's Mansion: Dark Moon.

Revisão: Bruno Nominato
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google