Jogamos

Análise: Ainda mais Lego e mistérios para resolver em Lego City Undercover: The Chase Begins para o 3DS

Após um pouco mais de um mês do lançamento do primeiro jogo da franquia, TT Fusion traz para o Nintendo 3DS um novo título chamado Lego ... (por Érika Mitie Honda em 10/05/2013, via Nintendo Blast)

Após um pouco mais de um mês do lançamento do primeiro jogo da franquia, TT Fusion traz para o Nintendo 3DS um novo título chamado Lego City Undercover: The Chase Begins. É o segundo jogo da série Lego City Undercover e sua história se passa antes da versão para Wii U, revelando-nos o início da carreira como policial do protagonista Chase McCain.

Legado de Lego City Undercover

A versão para 3DS procura manter o mesmo charme e toque especial do original Lego City Uncercover, porém falha em diversos aspectos, ainda que mantendo o jogo como um título de diversão para o portátil.

Vai encarar esses "coleguinhas"?

Alguns dos problemas encontrados no Wii U são repetidos aqui e quem já jogou a versão do console poderá se frustrar à primeira vista. O indiscutível maior problema é o tempo de loading ou carregamento do jogo. A princípio acreditei ser um problema do 3DS e sua limitada capacidade de processamento, porém, ao notar que o mesmo ocorria no Wii U, passei a acreditar que o problema devia ser no desenvolvimento do jogo. Grandes tempos de espera em um jogo de console é aceitável, porém para um portátil é realmente um incômodo. Felizmente essas telas de loading não ocorrem o tempo todo, e após algumas horas de gameplay é possível prever em que momentos eles ocorrem.

Loading: Você irá se
acostumar com essa tela
Outro ponto negativo no jogo é a falta de multiplayer de qualquer tipo. Apesar de não considerar isso como um fator obrigatório em muitos jogos, nesse título em especial eu esperava encontrar um modo para jogar com amigos. O jogo é alegre, infantil e carismático, o mundo colorido de Lego praticamente pede para a jogatina rápida e divertida do multiplayer. A versão do Wii U também não possui e eu achei aceitável, mas para o portátil achei que fez muita falta.

Esses pontos negativos em relação ao jogo anterior são pequenos detalhes que podemos encontrar. O jogo não deixa de ser divertido com esses problemas e muito provavelmente o jogador irá se acostumar com eles, pois a diversão vale a pena.

Bem-vindos ao mundo de Lego City

Assim como o seu predecessor, o jogo se passa no imenso mundo de Lego City. A cidade é linda e imensa, e de fato passear nela é uma das coisas mais divertidas para se fazer no jogo. Os detalhes na criação de casas, prédios e objetos são magníficos. A cidade parece viva com tantos bonecos, cachorros e outros seres vivos passeando aleatoriamente. Porém, apesar de ser um acréscimo legal ao cenário, senti um pouco a falta de interação com eles. Gostaria de poder conversar com NPCs, ouvir suas histórias e suas reclamações. A única ação possível — engraçada, por sinal — é passar por eles e vê-los rodopiar e resmungar.

A linda cidade de Lego City

O progresso do jogo, bem como os itens e colecionáveis obtidos, podem ser verificados no Departamento Policial, que serve como uma central de operações do jogador. Nesse local podemos adquirir os veículos, disfarces e itens encontrados no jogo.

Diversidade de veículos
para escolher
As ruas de Lego City são super limpinhas e organizadas e as pessoas são muito educadas. Uma das primeiras coisas que o jogador sentirá vontade de fazer assim que tiver e a liberdade de andar pela cidade é experimentar de que maneiras é possível interagir com o jogo. Os carros não te atropelam por mais insistente que você seja no meio da rua. Você pode “pegar emprestado” qualquer carro e andar como
quiser. Ainda é possível parar no meio da via, causando um engarrafamento, e ninguém parece se incomodar.
Destruir máquinas ATM,
 aqui é permitido!
Apesar de a série ser uma referência a GTA, aqui você faz o papel contrário do anti-herói, sendo um defensor da cidade e policial faz-tudo. Porém, o engraçado é que você não só pode como deverá cometer muitos vandalismos pela cidade como parte da história, como arrombar cofres, destruir objetos públicos, invadir casas. E o mais incrível é que ninguém parece se importar! Por essas e outras coisas que explorar o vasto mundo de Lego City é uma das maiores diversões do jogo.

Visual de brilhar os olhos em um mundo remodelável

Lego City Undercover: The Chase Begins possui gráficos super coloridos e bonitos, com tudo referenciando peças e bonecos de lego. A modelagem do cenário não é tão perfeita quanto na versão do Wii U, e conseguimos notar objetos quadriculados e muitos efeitos serrilhados de polígonos.

Lindos e coloridos veículos
compõem o cenário
O título no portátil traz consigo alguns problemas e uma frequência alta de glitches, o que pode incomodar os mais detalhistas. Esses glitches ainda podem causar bugs no jogo, como ocorreu uma vez durante os testes. Nessa ocasião ocorria uma luta contra um chefe quando o mesmo “sumiu” ao se aproximar da grade de um prédio, atravessando-a e caindo, algo que não poderia acontecer. Como era impossível para o jogador ultrapassar ocorreu o travamento, impossibilitando de continuar com a história. Como o título conta com recurso de auto save, o progresso não foi perdido. Por fim, algo que pode passar despercebido é um problema de framerate em alguns momentos. Ocorre mais frequentemente durante as batalhas ou quando o ângulo da câmera muda com o movimento do personagem, porém ainda é difícil de notar.

Fora esses pequenos problemas, o mundo aberto e os belos cenários do jogo são bem feitos e cheios de detalhe. A princípio achei que um mundo tão grande como desse jogo poderia cansar facilmente o jogador, porém não foi o que ocorreu. Tudo no jogo é feito de lego, inclusive os objetos do cenário. Assim, mesmo que McCain seja um defensor da justiça, é possível para o jogador destruir quase tudo que se vê pela frente, transformando-os em pequenas peças de lego.

Construa novos objetos
com peças de lego
Essas peças, além das moedas, são itens que o jogador deve coletar para atingir certos objetivos do jogo, mas principalmente para criar e adquirir novos itens para a jogatina. Moedas permitem ao jogador comprar diversos itens ou melhorias para que o mesmo possa se divertir no cenário, como veículos e disfarces. Já as peças de lego permitem ao jogador construir certos objetos em locais definidos do cenário, como helipontos que permitem o rápido deslocamento entre áreas do jogo, e pontos de acesso a veículos, que permitem ao jogador o uso de seu veículo favorito, adquirido com moedas. Portanto, explorar e destruir tudo o que vier pela frente acaba se tornando uma atividade muito mais divertida do que se esperava, principalmente a bordo de um veículo. O único porém é a tediosa tarefa de se coletar as peças e moedas que caem, seria muito mais legal se ambos fossem coletados automaticamente, como ocorre quando estamos em um veículo.

Colete moedas e peças
Ainda que coletar e destruir possa ser divertido no início, depois de um tempo essa tarefa acaba se tornando um longo grinding de moedas (processo repetitivo e tedioso para se acumular itens ou experiência). São muitas as opções de veículos e disfarces, além de outros itens úteis, e eles são extremamente caros de se obter para seu efetivo uso. Cada item não sai por menos que 100 mil moedas, exceto os muito básicos. Os itens mais legais chegam a pelo menos um milhão de moedas. Isso é MUITO dinheiro! Por mais irresistível que seja querer ter todos os diferentes disfarces, você acaba tendo que escolher ou um ou outro.

Personagens carismáticos com humor inteligente

A trilha sonora, bem como o clima que o jogo proporciona, são muito bem trabalhados e se adaptam ao tema. O humor do jogo, embora infantil, é bem elaborado. Apesar de certos clichês e exageros, os personagens são carismáticos e o enredo se desenrola de maneira convidativa. McCain no papel de protagonista tem personalidade e vida própria, não se limitando ao herói mudo. Isso cria um vínculo mais forte com o enredo, porém parece distanciar o personagem do jogador que se vê como um observador e não como participante da história.

Elenco simpático, personagens carismáticos e engraçados

O enredo do jogo é interessante, com missões convidativas e nada tediosas. Cada nova tarefa que o protagonista deve realizar nos proporciona momentos de diversão pelo humor exagerado e inteligente, com muitas referências à cultura pop e ao mundo dos games.

Gameplay diversificado e intuitivo

Sinta-se como um detetive
As missões que levam o jogador do início ao fim da história são inteligentes e bem trabalhadas. Cada missão é muito bem organizada e conseguimos saber onde começa e onde termina, dando-nos uma sensação de estabilidade e saber o que fazer. Após uma rápida introdução do jogo, a primeira missão nos ensina de maneira prática e rápida os conceitos básicos do gameplay. Andar, explorar, interagir com cenários, investigar, usar veículos, destruir objetos. As missões seguintes nos introduzem outros conceitos mais avançados, como o uso de disfarces, as diferentes habilidades e tipos de investigação. Tudo isso de maneira sempre divertida.

Uma das poucas ações que
 não se limita a apertar
 um único botão 
O jogo demora um pouco para se tornar realmente empolgante. Apenas quando se pode usar o primeiro disfarce que os quebra-cabeças passam a ser interessantes. Porém, poderia ter sido muito melhor explorado. Cada disfarce possui praticamente uma única ação exclusiva e quase todos são executados da mesma maneira, apertando o botão A. Cada disfarce é introduzido lentamente a cada missão, tornando o raciocínio óbvio demais no início, quando poucos disfarces podem ser utilizados, além de estar explicitamente visível qual disfarce deve ser usado em cada local. Apenas no fim do jogo é que podemos contar com uma ótima interação entre todos os disfarces e habilidades de McCain, quando precisamos pensar rapidamente e utilizar no tempo correto as diferentes ações. Pena que quando essa empolgação acontece o jogo acaba.

Batalhas em Lego City
As batalhas são intuitivas e fáceis, nada diferente da versão de Wii U aparentemente. Alguns disfarces permitem truques diferentes nas batalhas, o que pode tornar as lutas mais divertidas. Mas imagino que a maioria dos jogadores irá preferir sempre apertar o mesmo botão, pois é mais fácil e igualmente eficiente.

Transitar dentro veículos é divertido e prático. O controle dos carros é fácil e pega-se rapidamente o jeito. Alguns veículos são mais rápidos que outros e assim fica cada vez mais difícil não esbarrar nas curvas. Porém, como bater em postes e objetos nos rende itens, dirigir corretamente não é exatamente a melhor opção.

A cada novo disfarce, um diferente estilo

Menus não tão explicativos

As telas do jogo são bem apresentadas, com o mapa na tela inferior extremamente eficiente mostrando a área de Lego City de maneira clara e com ícones informativos. Lugares importantes também são mostradas no mapa, além de dicas e instruções. Todos os objetivos são indicados e fica fácil concluir as missões mesmo se você não prestou atenção no que foi dito pelos NPCs. A tela superior é limpa e te mostra o mínimo necessário, como sua vida e seu avatar.

Mapa da tela inferior: ícones explicativos e apresentação limpa

Por outro lado, o menu é extremamente confuso, para não dizer quase inútil. O jogo não dá ao jogador qualquer explicação sobre detalhes do seu funcionamento, exceto do gameplay. Assim, descobrimos sozinhos para que serve cada ícone do menu. Após muito tempo de jogatina, percebe-se que o menu te dá uma visão geral dos colecionáveis da área em que o jogador se encontra. Disfarces, veículos, objetos, etc, são itens que depois de encontrados você poderá adquirir com moedas. Passa a ser útil só depois de terminarmos o jogo, quando nosso objetivo é encontrar todos os colecionáveis, ou então se a sua meta é zerar o jogo com 100% de completude.

Cartões postais: alinhe a câmera
Sobre os colecionáveis, eles são divertidos de serem caçados. Porém, o jogo não te explica exatamente como cada um funciona. Os tipos são muitos e aqui explicamos alguns: Os disfarces e os veículos são moedas diferentes e maiores encontradas nos cenários e geralmente bem escondidas; os incrementos ou objetos que podem melhorar sua jogatina são blocos de lego vermelho maiores que o normal;
Carregue os porcos até o canhão
missões extras são liberadas ao se completar certas ações, como fazer seu carro voar indo de encontro a uma rampa; os cartões postais são adquiridos ao se usar telescópios, ajustando a câmera até encontrarmos o ângulo ideal, indicado por uma barra superior. Há também um número enorme de conquistas para cada mapa, as prateadas e douradas fazem parte da história, já as de bronze são opcionais escondidas pelo cenário. Elas são adquiridas das mais diversas formas completando as ações de cada disfarce nos lugares indicados, como fazer voar um porco por um canhão e prender alieníginas numa clara referência a MIB!

Faça scan com o disfarce do astronauta e veja ETs serem capturados

Diversão garantida

Mesmo com seus vários problemas, o jogo se mostra extremamente divertido, e a diversão vale a pena. É uma pena o jogo ser tão curto e não oferecer modo multiplayer, certamente a jogatina se tornaria mais envolvente e longa. Para aqueles que gostaram do jogo para Wii U, Lego City Undercover: The Chase Begins é uma boa opção para conhecer e vivenciar o início de carreira de Chase McCain, introduzindo o vilão e demais personagens da história.

Boxart de Lego City Undercover: The Chase Begins

Prós

  • Cenário extenso e detalhado para explorar;
  • Gameplay e mapas intuitivos;
  • Colecionáveis proporcionam horas de diversão;
  • Humor e carisma.

Contras

  • Tempos de loading intermináveis;
  • Glitches e bugs gráficos;
  • 3D pouco explorado;
  • Pouca exigência de raciocínio;
  • Poderia ter uma exploração de multiplayer.

Lego City Undercover: The Chase Begins - Nintendo 3DS - Nota: 7.0
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google