"GPU do Wii U está gerações a frente da atual", diz desenvolvedor, revelando característica central do console

Nesta semana um membro do blog HDWarriors realizou uma entrevista com Manfred Linzner, desenvolvedor da alemã Shin'en Multimedia, que... (por Lucas Palma Mistrello em 29/05/2013, via Nintendo Blast)

Nesta semana um membro do blog HDWarriors realizou uma entrevista com Manfred Linzner, desenvolvedor da alemã Shin'en Multimedia, que tem o bom costume de conversar com vários blogs menores pelo globo. Durante a entrevista a equipe confirmou que tem dois jogos em desenvolvimento para o Wii U e os mais esperançosos desconfiam que um deles será um novo F-Zero.

Na mesma entrevista, foi feita uma pergunta direta de como a equipe da Shin'en, responsável por Nano Assault Neo, lançado para o eShop do Wii U, trabalha com o hardware do console:
"Existe alguma característica crucial das GPUs mais modernas que a do Wii U não possui?" 
"A GPU do Wii U está gerações a frente da atual geração. Ela permite muitas coisas que não eram possíveis nos consoles anteriores. Se você desenvolve para o Wii U você tem que tirar vantagem dessas possibilidades, do contrário, sua performance será, obviamente, limitada. Também o desenho de sua engine precisa ser diferente. Você precisa tirar vantagem da grande memória compartilhada do Wii U, a grande e muito rápida seção eDRAM dele e o grande cache de cores da CPU. Especialmente o trabalho na memória cache de cores do CPU é muito importante de se dominar. Não sendo assim você perderá a magnitude do poder do cache para partes relevantes do código de programação. No final, as especificações do Wii U se encaixam perfeitamente em conjunto e o tornam um console muito eficiente se usado de forma correta." 

A GPU (unidade processadora de gráficos) é um componente desenhado especificamente para o processamento e geração das imagens, no caso, dos jogos no console. No entanto, não diz respeito somente à beleza ou qualidade dos gráficos, ela influi diretamente no desempenho do jogo.

Enquanto isso, eDRAM (Memória RAM de acesso dinâmico embutida) é uma secção específica da memória DRAM (memória RAM de acesso rápido pelo processador, mas incapaz de armazenar informações por longos períodos) que terá acesso ainda mais rápido do processador do console por estar embutida, ou integrada, a ele na arquitetura do hardware. E é uma característica específica de arquiteturas Power da IBM.

Por sua vez, o cache de cores, está associado aos dois componentes acima, é a "memória oculta" da CPU, uma parte da memória que guarda os "atalhos" da memória principal do computador, ela torna mais rápido o acesso do é preciso nela pelo processador.


Tudo que foi falado pela equipe da Shin'en Game está concentrado no fato de que o Wii U será o único console da sua geração que possuirá arquitetura Power PC da IBM, enquanto Xbox One e Playstation 4 utilizarão a "convencional" x86 pela AMD, desenvolvida originalmente pela Intel. Esta última arquitetura de processadores é a mais popular e é utilizada na grande maioria dos computadores pessoais, desde a década de 1970, por outro lado, a Power PC é uma arquitetura mais nova (da década de 1980) e era dominante nos consoles até a ultima geração. Além de ser mais difícil de se trabalhar.

A questão que fica é se as vantagens da Power PC - que é mais "enxuta" devido a todos esses atalhos proporcionado por suas características de memória e processamento e exige menos hardware bruto - compensarão a desenvolvedoras, que, por sua vez, terão um trabalho ainda mais diferenciado no Wii U. Pois devemos levar em conta que para todas as outras plataformas (inclusive os computadores) elas trabalharão com x86. Isto é, desenvolver para o Wii U terá um custo-benefício o suficiente para as thirds?




Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Aí alguns desenvolvedores não aprendem as manhas pra usar o hardware do Wii U de forma eficiente e ficam de mimimi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com contingo e não largo

      Excluir
    2. É isso é uma palhaçada das desenvolvedoras a que é um lixo a que ele é aquilo a que ele ilude ai quem vai perde dinheiro todo mundo nitendo desenvovedoras e consumidores!!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Disqus
Facebook
Google