Nintendo está proibindo canais do Youtube de monetizar vídeos de seus jogos

A Nintendo decidiu complicar a situação das pessoas que fazem vídeos de games para o  Youtube : A empresa começou a reivindicar os vídeo... (por Unknown em 18/05/2013, via Nintendo Blast)

A Nintendo decidiu complicar a situação das pessoas que fazem vídeos de games para o Youtube: A empresa começou a reivindicar os vídeos que envolvam seus jogos por violação de direitos autorais. Dessa forma, os vídeos continuam existindo, mas quem ganha o dinheiro pelos anúncios dos mesmos é a própria Nintendo.

A Nintendo está fazendo isso com vídeos de todo o mundo, inclusive alguns canais brasileiros estão sofrendo com isso, como o Coisa de Nerd e o BRKsEDU. Isso acaba desmotivando muita gente a fazer vídeos de seus jogos, já que muitos ganham a vida dessa forma.

Em entrevista à Polygon, a empresa explicou que está fazendo isso para que seu conteúdo seja compartilhada de uma forma "apropriada e segura".
"Nós ainda queremos que nossos fãs compartilhem o conteúdo da Nintendo no Youtube. Por isso, diferentemente de outras empresas de entretenimento, decidimos não proibir as pessoas de usar nossas propriedades intelectuais".
Conforme explicado por Guilherme Oss - brasileiro que faz vídeos de games para o Youtube - isso não está acontecendo com todos os vídeos envolvendo a empresa. Logo, dependendo de como a empresa agir a partir de agora, ainda será possível lucrar com os vídeos (contando que ela reivindique apenas alguns vídeos).


Que a Nintendo tem o direito de fazer isso, nós não podemos negar. Mas com essa atitude, a empresa acaba perdendo uma grande publicidade, prejudicando a ela mesma. Caso a intenção seja apenas lucrar com os vídeos (difícil engolir esse "compartilhar de forma segura"), ela não vai conseguir muito, já que muitos youtubers já suspenderam seus vídeos sobre a Nintendo.

E você, o que acha da atitude tomada pela empresa?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É uma sacanagem da Nintendo. Eu mesmo já cheguei a adquirir vários games só depois de esbarrar com um LP pelo Youtube. Existem muitos LPers que contam com essa renda extra mas, para a Nintendo isso não é nada. E ainda há a possibilidade de nenhum LPer fazer vídeos sobre games de consoles da BigN mais. Realmente, essa foi uma decisão estúpida, não importa o quão legal ela seja.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável, Nintendo e sua fama decaindo cada vez mais... Primeiro a homofobia, depois a EA e agora isso. O que virá depois

    ResponderExcluir
  3. Primeiro a Nintendo não foi homofóbica, ela apenas corrigiu um bug, eu não apoio homofobia nem preconceito

    Sobre a EA ela que vem criando encrenca com a Nintendo pois ela queria ser administradora do Nintendo eshop e adicionar a Origin no Console, e me diga você deixaria a pior empresa da América no quesito games administrar algo seu?

    Por favor me corrijam se estiver errado sobre o que a EA quis realmente administrar, mas do Origin, agora vejam o vídeo do Guilherme OSS antes de falar merda da Nintendo, porque ela deu flag em algum vídeos e o Guilherme OSS possui mais de 600 vídeos com conteúdo da Nintendo e recebeu flag em apenas 4 vídeos então vamos se informar primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: Sobre a Origin ela quis instalar no console e a Nintendo não quis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa ai mano, eu quiz falar que Nintendo tá com muitas "tretas", alguns acharam aquilo homofobia, só disse essa palavra pra encurtar meu texto. A EA deixou de fazer jogos pra ela, o que não é algo muito bom.

      Excluir
  5. Sim, entendi, o problema cara é que nessa "de encurtar o texto a verdade pode ser distorcida", mas tudo bem, a EA deixou porque está com uma infantilidade enorme, a EA tem bons jogos, disso não discordo e em alguns ela fez besteira último aí foi The Sims, então a ofensa vem de lá não por parte da Nintendo, tenha uma boa noite e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Nossa o que tá acontecendo com a nintendo???!!! É o fim dos tempos,a cada dia sua imagem fica cada vez em baixa,perdendo fãs,e tendo o fracasso com o já quase obsoleto wii u :'(

    ResponderExcluir
  7. O Edu explicou tudo num video e acho que a Nintendo pode acabar se dando mal de vez,deve ta uma situação muito ruim pra eles fazerem isso viu

    ResponderExcluir
  8. Acho justo. Por que falam como se ela estivesse dando um tiro no pé? Talvez eu fizesse isso no lugar dela também.

    ResponderExcluir
  9. Como Nintendista eu apoio a Nintendo em todas as situaçoes... Mais eu tambem concordo que isso pode trazer problemas para ela... Eu particulamente conheci muitos jogos da BigN pelo YouTube! Tou um pouco triste por essa decisao :,-(

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que a Nintendo está em todo o seu direito de fazer isso. Ponha-se no lugar da empresa e vamos ver se vai gostar de ter outros usando seu produto e ainda ganhando sobre ele sem sua autorização. Vídeos no YouTube podem ser uma boa publicidade (e nisso acho ponto positivo que a Nintendo manteve os vídeos), mas também podem ser ruins no sentido de algum jogador resolver assistir um jogo pelo YouTube e acabar não comprando o mesmo depois (sim, isso acontece).

    ResponderExcluir
  11. Acho que isso foi errado da parte da nintendo, eu não encaro o youtube como violação de direitos autorais, mas sim como uma publicidade de alta qualidade feita de graça por pessoas que dispõem de tempos e recursos próprios para divulgar o produto de um terceiro, o que a nintendo está fazendo é uma sacanagem, e esse negocio de perder vendas por causa de videos no youtube não tem o menor sentido, pois se você for parar pra pensar então as revisões de sites de games funcionariam do mesmo jeito, o que não é verdade.

    ResponderExcluir
  12. Essa foi uma bela cagada da Nintendo, os Youtubers fazem vídeos de jogos dela para incentivar a compra deles, empresas como a Activi$ion e a Ubisoft incentivam Youtubers a fazerem vídeos de seus jogos, e eles ganham um Extra por isso, isso que a Nintendo está fazendo é total burrice, ao invés de incentivar, ela está afastando novos consumidores. A Nintendo já foi bem mais inteligente, chega a ser sacanagem á Youtubers como o BRKsEDU e o Guilhermeoss ¬¬

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google