Pokémon Blast

Os monstrinhos invadem as telinhas! Conhecendo os programas de Pokémon no Japão

Não são poucos os que conheceram os monstrinhos de bolso por causa da animação exibida em canal aberto que estreou em maio de 1999 no Bra... (por Unknown em 14/05/2013, via Nintendo Blast)


Não são poucos os que conheceram os monstrinhos de bolso por causa da animação exibida em canal aberto que estreou em maio de 1999 no Brasil. O programa da Eliana trouxe uma opção para o mercado trabalhar com brinquedos e acessórios relacionados aos monstrinhos de bolso e foi nessa onda que muitos conheceram os jogos. Pokémon Yellow, em especial, é um jogo baseado no anime, ao contrário dos outros jogos que são a base para o enredo da animação televisiva. Algo que alguns treinadores das terras tupiniquins não sabem é que há programas semelhantes no Japão, com a diferença de serem mais focado nos monstrinhos e não apenas uma sessão de desenhos.

Vale a pena ver de novo

Diferente do Brasil, onde assistimos animes de segunda à sexta, no Japão os episódios seguem uma periodicidade semanal. Ou seja, enquanto uma temporada é concluída por aqui em média de dois meses, lá pode levar quase um ano.Isso se dá pois os animes só são exibidos aqui depois de dublados, ou total ou parcialmente, enquanto lá são feitos um episódio por semana. Dessa forma, temos animes com mais de quinze anos por lá, como é o caso do popular One Piece e, claro, Pokémon. Ambos animes nunca repetiram episódios, toda semana é um episódio novo, diferente do formato nacional onde assistimos tudo em dois meses e temos de assistir reprises pelo resto do ano.

Mas se o episódio não é reprisado, e quem perdeu um episódio? Pocket Monsters Encore é a solução! Apesar do nome bem contextualizado, pode trazer más lembranças para quem já ficou preso em um Encore nos jogos. O programa foi ao ar no Japão de 19 de outubro de 1999 até 17 de setembro de 2002 e reprisava os episódios da série animada Essa foi aproximadamente a mesma época em que a febre dos monstrinhos estava tomando conta do nosso país. Obviamente nem todos os episódios foram reprisados, como foi o caso do episódio 38 da primeira temporada, aquele do Porygon que causou tanta polêmica.

Esse programa foi substituído pelo Weekly Pokémon Broadcasting Station, apresentado por Misty e Brock! O formato do programa era bem semelhante ao que tínhamos aqui no Brasilcom o Band Kids em 2000, apresentado pela Kira (Renata Sayuri). Misty e Brock apenas faziam abertura e encerramento do programa. O programa ganhou um encerramento pela banda HALCALI, já popular no cenário musical oriental. Além de reprisar episódios, dessa vez eram exibidos episódios especiais como aqueles que tem apenas Pokémon como personagens, sem humanos. Ou até mesmo as séries paralelas como a aventura dos treinadores dos jogos Gold & Silver baseada no Raikou. Esse programa teve 91 episódios, exibidos entre 15 de outubro de 2002 e 28 de setembro de 2004.

Nova estrutura, novo modelo

O Weekly Pokémon Broadcasting Station pegou o mesmo dia e horário de seu antecessor, o Pocket Monster Encore. Com o fim dele no final de setembro de 2004, os japoneses foram apresentados ao novo formato no programa Pokémon Sunday, que como o nome sugere iria ao ar aos domingos. O programa começou a ser exibido no dia 3 de outubro de 2004 das 8:00 às 8:30, mas em outubro de 2006 passou a ser transmitido das 7:30 às 8:30. O programa é recheado de pessoas vestidos com fantasias de Pokémon e apresentado pela atual celebridade entre os treinadores orientais, Shoko Nakagawa. É possível ter noção de que nesse período o programa teve muitas aberturas e encerramentos, além de cenários, sempre se adaptando aos novos jogos da franquia.

Em 2010, foi a hora do Pokémon Sunday evoluir! Em 26 de setembro sua última transmissão foi ao ar dando espaço para Pokémon Smash! em 3 de outubro do mesmo ano. O novo programa trazia uma temática focada em Pokémon Black & White. É nesse programa em que fomos apresentados recentemente à nova forma de Mewtwo, o anuncio de Black 2 & White 2, dentre tantas outras novidades sobre a franquia. Apesar de abraçar todo o universo Pokémon, o programa foca mais nos jogos e na adaptação animada para as telinhas.

A deusa acima de Arceus

Shoko Nakagawa tem 28 anos e é cantora, atriz, produtora musical, dançarina e foi apresentadora do Pokémon Sunday, atualmente Pokémon Smash!. É bem comum a indústria de entretenimento oriental formar esses Idols (ídolos, celebridades) jovens com diversos talentos. Nakagawa não escapou nem mesmo dos já rotineiros ensaios sensuais para revistas sobre Idols. Ela é vista realmente como uma deusa pelos fãs dos monstrinhos de bolso no Japão e tendo fãs que, podem acreditar, se matariam por ela. Se vocês acham as fãs de Justin Bieber "extremistas", acreditem que no Japão eles são muito mais radicais. Um exemplo, é que em muitos contratos de Idols, eles não podem namorar: justamente para não destruir as fantasias dos fãs. Um Idol namorando é menos popular, mas na Coreia do Sul eles já tem feito isso com mais frequência que no Japão.

Ela dublou alguns personagens nos filmes de Pokémon, mas seus papeis favoritos (além de Peg no 13º filme) são os próprios Pokémon que ela dublou. A lista não é tão extensa, tendo apenas três Pokémon: Keldeo, Pichu e Sylveon. O Pichu dublado por ela é aquele Pichu com um destaque na orelha que apareceu no filme sobre Arceus. Keldeo foi astro do 15º filme. No caso de Keldeo e desse Pichu, eles receberam seus próprios eventos de distribuição com o ID da própria Shokotan (como é conhecia entre os fãs). Como Sylveon é um de seus favoritos também, poderíamos esperar um evento futuro da mesma maneira?

Ask Me-Owth


Saudações, treinadores! Como foi a semana de vocês? Eu estou um pouco frustrado, pois estava me aventurando pela Celestial Tower e meus monstrinhos estavam fracos, mas aí eu vi uma enfermeira dentro da torre e fiquei feliz, pois como não tinha Repel, seria difícil voltar até o Pokémon Center da cidade. Aquela maldita me chamou para uma batalha antes de curar meus Pokémon, sempre é assim, esses viciados por batalhas preferem prejudicar seus monstrinhos antes de curá-los, sádicos!

Na semana passada falamos sobre a Equipe Rocket, o grupo criminoso mais notável na franquia, justamente por ser da época de ouro da franquia. Sei que muitos falam que novos Pokémon parecem Digimon e isso não faz sentido. Daqui algumas semanas poderemos conversar sobre como os novos jogos e novos Pokémon são importantes para a franquia e até falar um pouco sobre essa comparação com Digimon. E vocês viram quantas novidades temos sobre Pokémon X & Y essa semana? Incrível, não? Caso você esteja isolado na Silver Mountain e perdeu as novidades, não deixe de ler sobre o novo trailer, a localização dos jogos, os novos Pokémon e o novo 3DS XL do Eevee. Agora vamos ao que importa.
Lucas Portela: Se eu cruzar 2 pokémons shine, o pokémon nascido do ovo tb vai ser shine?
Sheen: Não necessariamente. Nas duas primeiras gerações, nas versões Red, Blue, Yellow, Gold, Silver e Crystal, essa característica era obtida por meio do IV (como foi explicado na matéria). Mesmo não existindo animação de shiny em Red, Blue e Yellow, um Pokémon com os IVs no padrão de um shiny que fosse transferido para Gold, Silver e Crystal seria shiny e poderia cruzar com outro. Como os ovos herdam os valores individuais de seus pais, a chance de conseguir um shiny por breeding nessa situação era maior que achar um selvagem.

De Ruby & Sapphire em diante, esse sistema mudou e o estado shiny do ovo passou a ser determinado pelo ID (aquele número de identificação) e Secret ID (explicado lá também) do seu personagem. Dessa maneira, se você trocar o ovo de jogo e fazê-lo chocar em outro cartucho, ele pode ter a animação de um shiny, mas quando você checar no menu e em combate, ele ser normal. Então, quando estiver fazendo ovos assim, não deixe de chocá-los na versão que você o recebeu. E sobre a chance de vir um shiny no ovo sendo ambos os pais desse "tipo", a chance é a mesma de quando apenas um deles é assim, 0,02%.
Lucas Portela: Sheen, teria como vc tentar explicar q pokémons vieram primeiro? Já q Giratina, Palkia e Dialga foram os primeiros, qm veio dps?
Sheen: Mew? Talvez não tenha ficado explicado corretamente na matéria sobre mitologia Pokémon, mas Mew é a origem de quase todos os Pokémon, exceto casos especiais como Azelf, Mesprit e Uxie. Ou Porygon! E alguns outros casos.
Edinho Lima Dos Santos: O Shiny Charm só é possivel quando captura todos os pokes da outra geração ou só quando os encontra?
Sheen: Infelizmente, Edinho, capturando-os todos, apenas. Sei que é cruel, sei que é difícil ter tantos monstrinhos registrados na Pokédex, mas veja o lado bom: os Pokémon de evento não são necessário para pegar o item! Quando você estiver com tudo pronto, vá para Nuvema Town e converse com a Professor Juniper.
Mooh*: O método de Soft Reset pra pokemon lendario e interarivo realmente funciona?
Sheen: Sim! Quando você começa o jogo, os atributos ocultos dos Pokémon não são pre-definidos, isso é aleatório a cada partida. Assim sendo, você não encontra monstrinhos no mesmo lugar da graminha, não é mesmo? Diversos atributos no jogo são aleatórios e mudam a cada partida, então fique tranquilo: você pode salvar antes daquele Pokémon e ficar ligando e desligando até conseguir um shiny. Agora imagine como era chato ficar capturando, checando atributos, fazendo contas para concluir que o lendário não era Shiny em Red, Blue e Yellow para então resetar e repetir o processo? A animação de Shiny de Gold & Silver facilitou muito o soft reset.
Mooh*: Kyurem, Reshiram e Zekrom são interligados, obviamente. Enquanto Zekrom e Reshiram justificam de certa forma uma questão de dualidade (preto e branco, Yin e Yang...) e se suportam em verdade e ideal, Kyurem faz um papel de complemento dessas características, sendo chave de uma forma "final" para um dos dois dragões. A questão é que o jogo nao retrata (ou eu pelo menos nao percebi) as duas formas finais de forma simultânea, ou seja: nao encontro informações sobre Black Kyurem na White e vice-versa... Mas se Reshiram e Zekrom convivem juntos, e a forma final é de relevância no significado deles, nao deveria haver um meio dos dois alcançarem seu ápice (digo isso em questão de história) ao mesmo tempo?
Sheen: Os dragões de Unova receberão uma atenção especial, assim como aconteceu com Meloetta, Mewtwo, Keldeo e Celebi. Aliás, a matéria da próxima semana é sobre um Pokémon, tente advinhar! O que devo citar por agora é que Black Kyurem e White Kyurem não são exatamente ... Pokémon. Como explicar? Eles foram uma experiência do insano Colress, eles estão mais para uma "aberração" do que uma "forma melhor". Claro que isso apenas foi possível pelo DNA dos três estar bem próximo, mas duvido que em algum futuro veremos alguma situação de "fusão" novamente.

Curiosidade da semana 


Spiritomb é o Pokémon número 108 na Pokédex de Sinnoh. Nas descrições da Pokédex em Pokémon Diamond, HeartGold e SoulSilver é citado que ele é formado por 108 espíritos. Spiritomb é baseado em mitos da cultura oriental em que esse número é recorrente, como na noite de ano novo do Japão, onde o sino é tocado 108 vezes afim de espantar as 108 tentações de acordo com as crenças budistas. Em crenças próximas, é dito também que a humanidade pode cometer apenas 108 pecados diferentes. A história de Spiritomb fica ainda mais sinistra em suas semelhanças com o Jubakurei, um espírito que selado em um único local, assim como Spiritomb é um fantasma preso em uma rocha. Aliás, ele pesa 108kg e seus atributos de base para Defense e Special Defense são 108.

Smell ya later! 

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sheen,

    Muito obrigado pelas respostas, excelente matéria! :)

    Ansiosissimo pra ver a próxima e saber mais sobre os dragões de Unova e essa questão da fusão... O.o

    Hehe

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google