Game Music

A trilha sonora perfeita para um mundo tropical de giz de cera. Relembre conosco a trilha dos jogos da série Yoshi's Island

A série Yoshi's Island teve seu início lá no distante ano de 1995, como parte da série Super Mario World no game Super Mario World ... (por Unknown em 16/06/2013, via Nintendo Blast)


A série Yoshi's Island teve seu início lá no distante ano de 1995, como parte da série Super Mario World no game Super Mario World 2: Yoshi's Island para o SNES. O game é um prólogo de toda a saga de Mario, contando como esse conheceu Yoshi após cair acidentalmente em Yoshi's Island. Aconteceu que Kamek, uma Magikoopa, esbarrou na cegonha que trazia os bebês Mario e Luigi, a fim de sequestrá-los! Porém a façanha falha e ela consegue capturar apenas o bebê Luigi, enquanto que o bebê Mario cai na Ilha dos Yoshis. Por sorte, um Yoshi caminhava por ali e amorteceu a queda do bebê. Toda essa introdução nos é apresentada logo no início do game, lançado para SNES e com direito a uma remasterização para o GBA. Confira a seguir os belos gráficos e sons do jogo que, para a época, representavam o que tínhamos de melhor no SNES:


Além do belo visual com efeitos de lápis de cor e giz de cera, a música é muito tranquila e lembra os brinquedos de corda, nos remetendo a nossa infância. Inclusive, a música vai ficando cada vez mais lenta, e mais lenta, e mais lenta, no ápice da história onde Kamek ordena a seus capengas que procurem pelo bebê Mario em Yoshi's Island, até que a música para e podemos escutar ao fundo alguém dando corda, quando a música retoma sua força e continua até o fim da introdução. Realmente, é bonito ver como a Nintendo se preocupa com cada detalhezinho em seus jogos. Também com composições do gênio musical Koji Kondo não poderíamos esperar algo diferente.

Bem-vindos ao mundo tropical de Yoshi's Island


Após essa introdução somos apresentados a Yoshi's Island, uma ilha tropical paradisíaca com belas praias, florestas densas e, até mesmo, montanhas geladas! A música de fundo nos remete aos sons já ouvidos em Donkey Kong Country com tambores, flautas, num ritmo muito conhecido por nós aqui dos países do sul, lembrando um ritmo calipso.



As fases do jogo não ficam atrás da introdução e da música tema, apresentando muitos dos instrumentos já citados, misturando o ritmo tropical com sons e barulhos de brinquedos de corda e xilofones. O resultado pode ser conferido em uma das mais belas músicas presentes no jogo:


Tropicalismo em duas telas


O sucesso de Super Mario World 2: Yoshi's Island foi tanto que deixou de ser uma parte de Super Mario World para se tornar uma série própria, ganhando em 2006 uma sequência para o Nintendo DS, intitulada Yoshi's Island DS, claro.

O jogo é uma pintura com som e movimento.
Uma verdadeira obra de arte!
Lembram-se da música de introdução do primeiro jogo? Ela se repete na versão para DS, porém um pouco mais aguda, mas podemos ouvir aquela velha caixinha de música tocando enquanto assistimos o desenrolar da nova história onde, dessa vez, Kamek rapta todos os bebês da cidade, exceto pelos bebês Mario e Peach, que são salvos pela cegonha e caem em Yoshi's Island. Daí para frente, só jogando para saber o resto da história, mas a questão aqui são as músicas que continuam belíssimas com trejeitos tropicais e sons que nos remetem aos nossos anos dourados. Confira com seus olhos e ouvidos no vídeo a seguir:



Tirando a música de introdução, notamos que o jogo está todo refeito, com músicas inéditas nas fases, com músicas mais lentas e maior quantidade de tipos de flautas e xilofones, mas ainda sim com aquele ritmo com gingado tropical todo especial específico de Yoshi's Island.

A eterna luta do bem contra o mal


Se você ainda não jogou Super Mario World 2: Yoshi's Island e Yoshi's Island DS até o fim, é melhor para por aqui, pois agora irei tratar sobre umas das mais belas trilhas presentes nos jogos, os confrontos finais.

Você se lembra do frio na espinha que sentiu quando viu Bowser pela primeira vez em Super Mario World? Aquele lagartão saindo de dentro de sua nave-palhaço com uma belíssima orquestra de fundo. A sensação é a mesma quando o bebê Bowser é enfeitiçado por Kamek e fica gigantesco, destruindo todo seu castelo em SMW2: Yoshi's Island. O tema é bem animado, porém tenso, com muito som de guitarra e teclado bem agudos, mostrando todo o desespero que é enfrentar esse monstro gigantesco.



Em Yoshi's Island DS a história já é outra. A música final não é nada sombria se comparada a do jogo anterior, apenas lembra um pouco uma fase comum em uma mansão Boo ou em um castelo. Mas é muito bonita também, porém dispensa tudo aquilo que ouvimos durante os dois jogos, flautas, tambores e caixinhas de música.



Músicas calmas e gingadas no 3DS


Anunciado recentemente, Yoshi's New Island está programado para ser lançado em breve para o 3DS. Podemos notar no gameplay fornecido que o jogo continuará com as mesmas primícias dos jogos anteriores numa mistura de instrumentos típicos de países tropicais, caixinhas de músicas e brinquedos de corda, além do belíssimo visual de giz de cera e lápis de cor. E aí, ansiedade batendo?



Realmente, Yoshi's Island é uma série única. Com uma trilha de tirar o chapéu, mostra que em um mesmo jogo, estilos musicais diferentes podem ser combinados harmonicamente. Além de exemplificar que um bom jogo de plataforma do Mario cabe em qualquer tipo de cenário, seja um castelo horrendo cercado por lava, planícies verdejantes, ou uma ilha tropical.
Revisão: Bruno Nominato 
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google