Autor da capa de Mega Man 2 (NES) diz: "não é minha culpa, falem com a Capcom sobre a pistola!"

Uma das grandes dúvidas da história dos vídeo games são as duas primeiras capas de Mega Man 1 e 2 para o Nintendinho. Em ambas o blue bom... (por Lucas Palma Mistrello em 27/06/2013, via Nintendo Blast)

Uma das grandes dúvidas da história dos vídeo games são as duas primeiras capas de Mega Man 1 e 2 para o Nintendinho. Em ambas o blue bomber se transformou em um adulto guerreiro cibernético com uma pistola como arma. A primeira, segundo a Capcom, foi feita de baixa qualidade devido as baixas vendas que eles esperavam, para evitar prejuízo. Vendo o sucesso do jogo, na segunda capa houve uma aproximação um pouco melhor com o desenho do personagem (pelo menos com cores azuis apenas), mas a pistola permaneceu. Eis que, 23 anos depois o artista por trás da capa de Mega Man 2, Mark Ericksen, teve a palavra:
"Então estamos falando sobre a infame capa de Mega Man 2 onde Mega Man estava com uma pistola! Certo então, a questão que está na cabeça de todo mundo é 'como o desenhista pode ter sido um completo idiota a ponto de não notar que Mega Man tinha um canhão no braço e não uma pistola, pelo amor de Deus!'. O que aconteceu é que eu precisava ir a Capcom para ver um jogo que só havia saído no Japão. Eles tinham uma versão beta, estavam com pressa da capa sair logo. Lá o diretor de arte estava junto com o cara da beta e estavam esperando por mim, e eu cheguei com o meu material e eles começaram a rodar o jogo." 
"O que eu vi foi aquela pequena figura pixelada do famoso Mega Man correndo pela tela e atirando. Ele estava evidentemente atirando o braço esticado, mas não entendi e perguntei ao diretor de arte da Capcom: 'com o que ele está atirando?', e ele respondeu: 'ele deve ter uma pistola porque não vejo um rifle, ele deve ter uma pistola". Perguntei: 'então... uma pistola? você quer que eu faça uma pistola?' 'Sim, vamos colocar uma pistola na mão dele.', completou o diretor. Então fiz o que foi me falado para fazer." 
"Adicione isto ao fato de que eles tinham apenas, digamos, um dia e meio para que eu fizesse o desenho e o que você vê não é o melhor resultado, mas, com certeza, este resultado não foi minha culpa. Foi uma daquelas coisas... bom, aqui é minha oportunidade de dizer: 'Estou dizendo a todos que não é minha culpa! Falem com a Capcom sobre a pistola!'"
Mark já era um desenhista experiente e renomado em 1989, já havia produzido inúmeras capas para jogos de Atari, Commodore, PCs e de NES (que você pode conferir em seu blog Retrogameart, bastante interessante). E, em quase todos os jogos de ação ocidentais, o protagonista utilizava armas, e foi assim que ele pensou. Afinal interpretar sprites da segunda e terceira geração não era tarefa fácil.
Poster de Pitifal, para Atari 2600, de autoria de Mark Ericksen. 
No entanto, se for verdade sua versão, que próprio diretor de arte da Capcom dos Estados Unidos induziu ele a desenhar uma pistola na mão do Mega Man, houve algo de muito errado na comunicação interna da empresa. Ninguém consultou Keiji Inafune? E mesmo que o diretor não tenha falado para que Mark fizesse uma pistola, ele, evidentemente, estava acompanhando o processo e não corrigiu o erro enorme.

Felizmente a qualidade dos jogos era tão grande que isso se tornou um detalhe até mesmo cultuado (as capas de Mega Man 9 e 10 seguiram a mesma linha de arte como homenagem), no entanto, não deixa de ser inconseqüência da Capcom deixar editarem capas que não condiziam inteiramente com o jogo. Numa época sem internet, as capas desempenhavam o papel enorme na publicidade do título.

Fonte: Nintendo Age via Rockman Corner

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ah, mas capas que não condiziam exatamente com os jogos eram uma coisa muito comum. Lá na época do Odissey isso já rolava.

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas na segunda geração, era porque realmente só com muita imaginação para dar sentido aos sprites das telas. hahaah agora na terceira já era para ter mais compromisso, mesmo porque já tinham cutscenes nos jogos mostrando o visual real do Mega Man.

    E, principalmente, o jogo já tinha artes oficiais no Japão, faltou comunicação na própria Capcom.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google