E o jogo ruim criado por Shigeru Miyamoto é...

Ontem noticiamos aqui que Shigeru Miyamoto acreditava que ele já havia feito um jogo ruim. Hoje, o Kotaku publicou o trecho da entrevi... (por Alex Sandro de Mattos em 18/06/2013, via Nintendo Blast)


Ontem noticiamos aqui que Shigeru Miyamoto acreditava que ele já havia feito um jogo ruim. Hoje, o Kotaku publicou o trecho da entrevista no qual o lendário designer da Nintendo revelou de qual jogo se trata: Zelda II: The Adventure of Link (NES).

Pois é, o título mais difícil da série Zelda é o tal jogo ruim do Miyamoto. O designer afirmou que não o considera exatamente um jogo ruim, mas que poderia ter feito muito mais com ele. Zelda II: The Adventure of Link foi lançado em disco no Japão para o Famicom Disk System em 1987 e, um ano depois, foi lançado em cartucho para o NES na América. O jogo era em side scrolling em sua maior parte, apenas com vista por cima enquanto o herói caminhava de uma área para outra no mapa e possuía elementos de RPG, como pontos de experiência. Miyamoto explicou porque ele considera esse título um jogo ruim:
"Eu não diria que eu já fiz um jogo ruim por si só, mas um jogo que eu acho que poderia ter feito muito mais é Zelda II: The Adventure of Link. Quando estamos projetando jogos, temos nosso plano para o que nós estamos fazendo com o design, mas nosso processo evolui e cresce a partir daí. Em Zelda II: The Adventure of Link, infelizmente, nós todos acabamos criando o que nós tínhamos originalmente planejado no papel."

Miyamoto foi questionado se ele não se dedicou tempo suficiente ao título e o que ele gostaria de ter mudado Zelda II. O designer respondeu:
"Eu acho que especificamente no caso de Zelda II, nós tínhamos um desafio apenas nos termos do que o hardware era capaz de fazer. Então, uma coisa é do ponto de perspectiva do hardware, se fôssemos capazes de acelerar a transição de cenas, se isso fosse mais rápido, poderíamos ter feito mais com a forma que usamos o sidescrolling contra a vista área do mapa e o tipo de mudanças entre os dois. Mas, por causa das limitações da velocidade com que essas cenas mudavam, nós não conseguimos."
Miyamoto está se referindo ao Famicom Disk System e o tempo de loading entre a troca de cenas nas quais controlamos Link lateralmente e quando vemos o herói andando pelo mapa do jogo. Mas o criador da série Zelda também queria colocar monstros maiores no jogo:
"A outra coisa é que seria bom ter adicionado inimigos maiores no jogo, mas o hardware do Famicom/NES não era capaz de fazer isso. Certamente, com o hardware de hoje em dia, você pode fazer isso e nós teríamos feito, mas é claro que atualmente a criação de inimigos maiores leva muito tempo".
Inimigos maiores? Se tivessem adicionado em Zelda II, o jogo se tornaria impossível! Mas, brincadeiras a parte, o que você achou da declaração de Miyamoto? Você considera Zelda II um jogo ruim ou tem algum outro jogo criado por Miyamoto que você acha que não ficou bom?

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. E Wii Music Miya? Risos, risos, risos.

    ResponderExcluir
  2. Zelda II era muito legal por sinal.

    ResponderExcluir
  3. Wii Music é ruim, abra os olhos, Miyamoto!

    Eu entendo a posição dele sobre trabalhar idéias, mas não importa o quanto você tenha trabalhado elas em Wii Music, este seim é o seu único jogo ruim!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google