Perfil

Conheça melhor o andrógino Ghirahim, o carismático vilão, amado e odiado, de The Legend of Zelda!

O que faz de um vilão um ser respeitoso? Seria a sua aparência imponente, capaz de fazer qualquer um se curvar para sua soberania, seus di... (por Fellipe Camarossi em 04/08/2013, via Nintendo Blast)

O que faz de um vilão um ser respeitoso? Seria a sua aparência imponente, capaz de fazer qualquer um se curvar para sua soberania, seus discursos envolventes, que mostram o quão decididos estão a cumprir seus objetivos, ou seria sua força ímpar, que subjuga qualquer um que entre em seu caminho? Bem, no caso, não é nenhum dos três. No Perfil de hoje falamos sobre Ghirahim, o vilão de The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii) e mostramos como este único personagem consegue quebrar o estereótipo de vilão comum, e ainda assim conquistar o seu respeito.
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de Skyward Sword. Leia por sua conta e risco!

Troque “imponente” por “excêntrica”

Dizem que a primeira impressão é a que fica, então vamos dissertar um pouco sobre a primeira impressão de Ghirahim, que nada mais é que a sua aparência. Logo que o vilão foi visto no demo de Skyward Sword, na E3 de 2010, tivemos uma horda de fãs apreensivos sobre o rumo que o aparente nêmese do jogo estaria tomando. Quem está acostumado a ver a masculinidade e a brutalidade de Ganondorf ficou um tanto quanto... surpreso com a performance do novo inimigo.

Seu visual lembra o de um bailarino, com vestes (ou partes de seu próprio corpo, já que isso fica implícito) coladas ao corpo como um collant e com diversas aberturas em formato de losango. Este é um artifício recorrente em seu visual, visto também em seu brinco gritante. Sua pele alva só é menos clara que seus cabelos prateados e contracenam com a predominância de roxo em seus olhos e lábios. Se não conseguiu formar essa imagem em sua mente, eu não lhe culpo. Só olhe a imagem dele e veja que realmente é possível conceber uma aparência bizarra como essa.

Pra ferrar de vez com o personagem, só com uma atitude bizarra. Felizmente não temos isso aqui... Não é...?

E que tal “envolvente” por “megalomaníaco”?

É, temos. Ghirahim é o típico vilão que demonstra em cada palavra a sua superioridade e sobre como está encaminhando para um destino inevitável. Bom, de típico não tem nada, porque a forma com a qual ele transmite essa mensagem é única. Cada frase emitida pelo misterioso oponente soa artística e poética com a interpretação que este aplica em cada palavra, gesticulando, entonando, e mesmo sem usar nenhuma voz, ele consegue dar vida aos seus discursos.

"Perto demais, perto demais..."
Isso se agrava quando percebemos uma pequena dose de homoerotismo no primeiro encontro de Link e Ghirahim, onde este desaparece e ressurge logo atrás do hylian, sussurrando ao lado de seu rosto e concluindo a ação mostrando sua língua dançante de tamanho inaceitável para algo que compartilha espaço com os dentes. Acho que é mais do que óbvio o porquê do herói ter ficado tão inseguro e travado diante da presença de palco de seu oponente logo no primeiro encontro.

"...PERTO DEMAIS, PERTO DEMAIS!"
Além de seu complexo de superioridade, Ghirahim ainda demonstra uma veia artística para expressar sua ira quase que constante. Alguns preferem simplesmente esbravejar, quebrar coisas e espancar deuses, outros já fazem toda uma encenação para mostrar a todos o quão superiores eles são e como a sua força vai derrubar qualquer um que entre em seu caminho. Bom, isso se ele realmente fosse tão forte assim.

Um vilão de cérebro, não de músculos

Diferente do que estamos habituados na série Zelda, onde os inimigos costumam ser um poço de força bruta que deve ser vencido com certa estratégia, Ghirahim leva isso a um novo nível quando não demonstra essa característica recorrente dos inimigos do herói verde. Como podem ver, o físico do inimigo não é nada absurdo, é até bem magro se for considerar o padrão da franquia. Nisso se pergunta: no que ele se destaca? Bom, sabe quando eu comparei a roupa dele com a de um bailarino? Então, é essa a qualidade dele; flexibilidade e destreza.

Em combate, o autointitulado Lorde dos Demônios possui uma precisão milimétrica e a utiliza de modo a colocar a força do adversário contra ele mesmo. Sua habilidade é tão grande que consegue parar os golpes de espada do herói com a mão nua, ainda sendo capaz de roubar a arma do rapaz e usar contra ele mesmo. Isso somado ao seu poder de teletransporte e de invocar adagas para disparar contra Link torna-o um inimigo mortal contra o qual se deve ter muita precaução antes de avançar.

"Espada bonita, onde comprou?"
Até que se parecem.
Por fim, descobrimos no final do jogo que Ghirahim era como Fi, um espírito de uma espada, e a sua verdadeira forma é a da nomeada pelos fãs como Dark Master Sword, empunhada pelo verdadeiro rei dos demônios, Demise. Nesta forma, seu poder se rivaliza ao da arma que bane o mal, conseguindo até mesmo emitir os mesmos raios cortantes que a arma do herói dispara. Enquanto sabemos que Fi foi criada por Hylia, contudo, a origem de Ghirahim continua sendo um mistério total.

O bom de termos um vilão como este é que ele foge do estereótipo padrão e quebra dogmas há muito tempo presentes na indústria. Justamente por ser tão diferente, tanto no físico como em atitude e personalidade, que o andrógino carrega uma legião de fãs e de apáticos. Minha opinião? Ser excessivamente conservador impede evolução, foi uma jogada interessante trazer um personagem tão inovador como esse que, por mais polêmico que seja, tem sua credibilidade. Talvez precisemos rever a nossa receita de vilania, ou podemos ser surpreendidos novamente (se é que algo pode surpreender mais do que Ghirahim).

...É, acho que nada surpreende mais que ele.
Ao menos Link concorda comigo.
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Sybellyus Paiva

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Androgeno? Meu amor eu conheço passiva de longe xD

    ResponderExcluir
  2. Essa imagem em que ele segura a espada foi mesmo retirada do jogo? Pois aquele escudo só é conseguido perto do fim do jogo e aquele é o primeiro combate entre eles, além do que o número de corações está errado, a não ser que o jogador em questão tenha o fetish de passar pelos chefões e não pegar os corações após as vitórias e tenha entrado novamente no desafio do dragão (isso eu não fiz após conseguir o tal escudo).

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google