Pokémon Blast

Uma mega surpresa surge em Kalos; conheça melhor as MegaEvolutions!

Como todo fã da franquia dos monstros de bolso deve saber, foi revelada na última semana o que havia sido anunciado previamente como “a re... (por Fellipe Camarossi em 14/08/2013, via Nintendo Blast)

Como todo fã da franquia dos monstros de bolso deve saber, foi revelada na última semana o que havia sido anunciado previamente como “a revelação do século para o mundo Pokémon”. Bem, fizeram jus ao anúncio, trazendo uma mecânica totalmente inovadora (e talvez perigosa, considerando os saudosistas) que dá uma face totalmente inesperada aos mais recentes jogos da franquia, Pokémon X/Y (3DS). Com vocês, a amada e odiada MegaEvolução!

Mega— o quê?!

Apesar de o nome parecer irreal, é exatamente esse, embora não seja o que parece. A MegaEvolução foi descrita como “a libertação do verdadeiro potencial de um Pokémon em combate”, ou seja, uma mudança de forma de duração limitada a apenas um embate. Essas transformações ocorrem durante uma batalha e apenas nela, fazendo o monstrinho retornar à sua forma original após sair de campo e faz uso das Mega Stones para efetuar tal façanha.

As pedras que acabaram de ser citadas estão conectadas diretamente ao Pokémon que afeta, por isso cada criatura que possuir uma MegaEvolução terá sua respectiva Mega Stone, que poderão ser encontradas em diversos locais do jogo. Além disso, como ficou subentendido previamente, nem todos os 649 Pokémon terão a nova forma – ou ao menos a princípio –, tornando-se uma mecânica exclusiva a um grupo seleto e ainda não mostrado por completo, mas por ora estima-se que são todos monstrinhos que já estão em seu último estágio evolutivo. A transformação pode tanto aumentar seus status como pode conferir novas habilidades.

Tente não ficar somente nesse gif e continuar a matéria. Eu sei que é difícil.

Não se sabe ao certo o exato motivo por trás das MegaEvoluções, mas com o que nos foi mostrado em imagens e vídeos, é possível gerar algumas teorias. Tendo em mente que o material a seguir é puramente especulativo, sinta-se livre para pular para a seção seguinte.

O despertar de um gene adormecido

Segundo as animações das MegaEvoluções, no exato instante em que a transformação ocorre, o Pokémon é envolvido por uma espécie de casulo de energia e esse se dissipa numa explosão, deixando acima de seu corpo um símbolo colorido que aparece também nos logos japoneses dos jogos Pokémon X/Y. Com uma análise mais minuciosa, é possível notar que o símbolo nada mais é do que a figura de um DNA. Se pensar em “cromossomos X e Y”, até que faz sentido. Mas qual a relação entre o símbolo de DNA e a MegaEvolução?

Há duas teorias que explicam essa conexão. A primeira diz que as Mega Stones têm algum tipo de efeito radioativo (assim como as Pedras de Evolução comuns, como Fire Stone e Water Stone) sobre aquele Pokémon em específico e aciona alguns genes ferais que estiveram dormindo devido à evolução e ao passar dos anos. Se notarem a fisionomia dos MegaPokémon, todos possuem uma aparência feral, que poderia indicar como eles seriam muito tempo atrás em um ambiente mais nocivo.

Cada Pokémon possui a sua própria Mega Stone para se transformar.
A segunda teoria é a de que a radiação emitida pelas pedras desenvolve atributos previamente latentes nos monstros de bolso, estimulando o seu DNA a chegar ao seu próprio limite e desenvolver todas as capacidades que o Pokémon pode alcançar. Isso explicaria o porquê dos MegaPokémon possuírem designs mais detalhados e focados em seu poder ofensivo.

Ambas as teorias explicam as aparências de todas as MegaEvoluções, usando como exemplo o primeiro a ser revelado com essa forma, Mewtwo; ele poderia tanto despertar um gene antigo, assim ficando mais parecido com o ancestral do qual fora clonado, ou poderia desenvolver ao limite suas capacidades como clone, adquirindo assim uma forma “perfeita” de clonagem. Contudo, ainda é tudo material teórico e deve ser usado apenas para reflexão, e talvez seja melhor se apegar aos fatos e ver o que isso pode mudar nas mecânicas que conhecemos hoje.

O Mega Arsenal que vem por aí

Nome: Mega Mewtwo
Tipo: Psychic
Habilidade: Insomnia
Capacidades extras confirmadas: Apenas a habilidade
O primeiro MegaPokémon com o qual tivemos contato, foi a forma polêmica que o clássico Mewtwo atingiu no filme mais recente da franquia Pokémon, batizada na época como “Eclair Forme” (“forma de flash”, em tradução literal, se referindo à velocidade de um brilho). Além de sua habilidade alterada para Insomnia, que impede que o Pokémon adormeça, as habilidades demonstradas no filme dão a entender que Mega Mewtwo também possui uma velocidade e poder ofensivo superiores, o que seria algo assustador considerando seus status já extremamente elevados. Estaria a ciência cada vez mais perto de enfrentar o poderoso criador Arceus?

Nome: Mega Blaziken
Tipo: Fire/Fighting
Habilidade: Speed Boost
Capacidades extras confirmadas: Não se sabe
O icônico inicial de fogo de Hoenn faz seu retorno triunfante como o primeiro Pokémon de evento em X/Y, podendo ser adquirido um Torchic (já com a habilidade Speed Boost, sua habilidade oculta) com sua própria Mega Stone, a Blazikenite. Não se sabe se o Speed Boost é decorrente da nova forma, pois o Torchic do evento já virá com Speed Boost nativo. Além de já ser uma máquina de matar perigosíssima pela habilidade que permite ter a sua velocidade aumentada ao final de cada turno, supõe-se pelo visual agressivo que Mega Blaziken tenha ainda mais poder de ataque, se tornando algo a ser temido – tanto dentro do jogo, como no metagame competitivo que revolve a franquia.

Nome: Mega Lucario
Tipo: Fighting/Steel
Habilidade: Adaptability
Capacidades extras confirmadas: Habilidade e ataque aumentado
Após se aventurar por Super Smash Bros. Brawl (Wii), uma das figuras mais famosas da quarta geração de monstrinhos faz uma nova aparição majestosa com sua MegaEvolução. Atingida quando Lucario está equipado com a Lucarionite, sua própria Mega Stone, a nova forma confere ao lutador um poder ofensivo ainda maior, com seu status de ataque ampliado. Além disso, sua habilidade Adaptability (que aumenta o bônus de ataques usados do mesmo tipo de 1,5x para 2,0x) é algo assustador quando se leva em conta que o Pokémon aprende golpes como Bullet Punch, que sempre ataca antes e é de tipo Metálico (Steel-type), ou Close Combat, que já tem um alto valor de ataque e é do tipo Lutador (Fighting-type), sendo ambos beneficiados pela habilidade.

Nome: Mega Mawile
Tipo: Steel/Fairy
Habilidade: Huge Power
Capacidades extras confirmadas: Habilidade e aumento na defesa e defesa especial
Eu não sei vocês, mas este treinador que vos fala sempre esperou por uma evolução para Mawile, o Pokémon enganador da terceira geração. Agora não somente fui agraciado com um novo tipo para ele, o inovador tipo Fada (Fairy-type, que foi confirmado tanto para Mawile, como para a versão Mega) como também recebeu atributos que o tornam realmente perigoso no meio competitivo. Suas capacidades defensivas foram aumentadas e essa combinação de tipos o torna realmente um matador de dragões (graças à resistência e vantagem em relação ao Dragon-type), além de que sua habilidade Huge Power dobra o seu poder de ataque. É notável que este é um dos Pokémon mais perigosos dentre os Mega, nada mais justo considerando a espera de três gerações.

Nome: Mega Absol
Tipo: Dark
Habilidade: Magic Bounce
Capacidades extras confirmadas: Habilidade e aumento no ataque
Absol sempre foi conhecido por ser o perfeito exemplo do arquétipo “Canhão de Vidro”, ou seja, uma grande capacidade ofensiva que é extremamente frágil. Ao visto, isso não vai mudar tanto devido ao único aumento confirmado ter sido em seu ataque já elevado, mas o que muda toda a figura é a sua nova habilidade, Magic Bounce. Esta característica peculiar, partilhada somente com Xatu e Espeon, reflete de volta ao inimigo a maioria dos movimentos de dano indireto ou de alteração de status, como Stealth Rock, Spikes, Toxic e Thunder Wave. Isso corta o número de opções que o adversário pode ter para aumentar seus próprios poderes (o que é uma má ideia diante de um monstrinho com tanto ataque) ou atacar. O problema? Mega Absol possui o Sucker Punch (ataque com prioridade que só funciona se o inimigo usar um movimento ofensivo) mais forte de todo o jogo.

Nome: Mega Ampharos
Tipo: Electric/Dragon
Habilidade: Mold Breaker
Capacidades extras confirmadas: Habilidade e novo tipo
Senhoras e senhores, estamos diante da maior polêmica das MegaEvoluções até agora. Enquanto Mega Ampharos é subestimado por sua aparência peculiar (o que gerou uma série de brincadeiras na internet envolvendo sua vasta cabeleira), cá temos uma pequena cópia do lendário Zekrom, Pokémon capa de Pokémon White (DS), visto que a habilidade do dragão negro (Teravolt) possui o mesmo efeito da Mold Breaker de Mega Ampharos, que é ignorar a habilidade inimiga no momento em que ataca. Com isso dito, é bom ter cuidado com esta miniatura de Pokémon lendário. Ah, e se está se perguntando por que a ovelha/girafa recebeu o tipo Dragão (Dragon-type), o nome japonês de Ampharos é “Denryuu”, que pode ser traduzido literalmente como “dragão elétrico”. Sem mais, meritíssimo.

Nome: Mega Kangaskhan
Tipo: Normal(?)
Habilidade: Parental Bond
Capacidades extras confirmadas: Apenas a habilidade
O último Mega Pokémon revelado até agora é o canguru do mundo dos monstrinhos de bolso. Seu tipo está com um ponto de interrogação, pois não houve nenhuma citação sobre ele ser mantido ou alterado, pois todos os holofotes estavam em sua nova habilidade: Parental Bond. Enquanto outros Pokémon usam suas Mega Stones para se desenvolver, Kangaskhan a usa em seu filhote para que esse se desenvolva, e dessa forma, ambos conseguem lutar juntos. Quando mãe e filhote estão em combate como Mega Kangaskhan, é possível atacar duas vezes por turno. Não foi especificado se os dois ataques terão a mesma intensidade ou se serão em seguida, mas considerar a possibilidade de um duplo Giga Impact ou um duplo Double Hit (por mais irônico que pareça) é até um pouco assustador.
Isso conclui nosso dossiê sobre as MegaEvoluções até agora reveladas. É possível notar a periculosidade destas criaturas para o metagame em que nos encontramos atualmente, e por esses motivos acredita-se que todo o universo de Pokémon passará por transformações severas com o lançamento de X/Y. É preciso uma constante adaptação para lidar com as mudanças, ainda mais algumas tão drásticas como essas, mas não é problema para nós treinadores. Tudo que precisamos é nos inspirar em nossas criaturinhas e deixar as nossas regras e estratégias darem um passo além, para MegaEvoluir junto com nossos pokémons. 
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Hugo Henriques Pereira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google