Blast from the Past

Voando alto e conquistando os céus tridimensionais de Pilotwings 64

No papel de desenvolvedora de software, a Nintendo sempre teve uma certa tradição para com a lineup dos seus consoles que,... (por Anônimo em 30/08/2013, via Nintendo Blast)

No papel de desenvolvedora de software, a Nintendo sempre teve uma certa tradição para com a lineup dos seus consoles que, de alguma forma, introduzem uma nova tecnologia gráfica. Quando o Super NES, com suas capacidades de simulação 3D através da placa Mode 7, chegou às prateleiras, os fãs poderiam desfrutar de toda essa potência através de um divertido simulador de voo, Pilotwings. Já mais recentemente, no lançamento da tecnologia 3D estereoscópica sem óculos do Nintendo 3DS, Pilotwings Resort marcou presença ao demonstrar os benefícios da profundidade simulada. O Nintendo 64, por sua vez, foi o responsável por trazer aos consumidores uma nova perspectiva com seus gráficos poligonais completamente tridimensionais, o que se tornou um padrão para a indústria dos games. E com o surgimento de tal novidade, a tradição da série continuou, dessa vez no formato de Pilotwings 64.

Nas nuvens

Pilotwings se trata muito mais de um jogo imersivo de simulação do que um jogo de ação cheio de objetivos e metas. Com a potência aprimorada do Nintendo 64, a série deu um passo adiante e se aprofundou mais ainda nesse aspecto: uma maior precisão dos controles com o direcional analógico, cenários com maior definição e profundidade real, e outras melhorias que as limitações do SNES não permitiam.

Uma nova dimensão chega ao clássico simulador de voo
A versão 64-bits trás de volta a maioria das atividades do primeiro jogo: voar através de anéis com uma precisão maior do Jet Pack, planar em uma Asa Delta e tirar fotos através do gatilho Z, dirigir um Autogiro para atirar mísseis e enfrentar o gigantesco Meca Hawk ou até mesmo saltar de Paraquedas são opções radicais que se tornam ainda mais imersivas e empolgantes com a terceira dimensão do Nintendo 64.
A variedade de atividades presentes no nostálgico Pilotwings também retorna na estréia em 3D

O céu é o limite

Uma das grandes diferenças de Pilotwings 64 com o seu antecessor é a amplitude e imensidão dos cenários que o jogo oferece. O jogo ainda é separado por “provas” e, apesar de não possuir uma ilha específica para cada uma delas, a versão em três dimensões faz um uso fantástico do espaço à disposição. Confira as paisagens que você pode explorar enquanto zarpa pelos ares:

  • Holiday Island é a primeira e mais básica ilha e, como o nome já diz, vive em clima de festa, com um castelo e um parque de diversões em pleno movimento. A menor ilha de todas, ela serve para mostrar os ensinamentos básicos de voo para o jogador. Possui alvos, anéis e pistas de pouso bem fáceis de se acessar.

  • Everfrost Island é uma gélida ilha com altas cordilheiras e obstáculos bem predominantes. O terreno íngreme é aproveitado para acostumar o jogador à desafios com alturas maiores e curvas mais acentuadas e perigosas. Também é aqui que acontece a primeira missão de fotografia, durante uma prova de Asa Delta.

  • Crescent Island é uma ilha paradisíaca em formato de lua crescente que, além de possuir uma pequena vila e uma região rural, possui colinas não muito elevadas. Não se engane pelas aparências, já que a maior parte das missões acontecem nas estreitas ravinas e cavernas que cortam as montanhas dessa ilha.
  • Little States é nada mais, nada menos do que uma versão em miniatura dos Estados Unidos! Contando com todos os principais pontos de interesse do país norte americano, a ilha, apesar do nome, é a mais extensa de todas do jogo, e conta com a famosa referência à Mario no monte Rushmore.

Livre como um pássaro

Além de poder praticar sua técnica e habilidade com as três principais atividades, Pilotwings 64 também guarda algumas atividades secretas e especiais, que são desbloqueadas dependendo da sua performance nas provas.

No papel de Birdman, você literalmente se torna um “homem-pássaro” e pode desfrutar das paisagens do jogo no seu próprio ritmo. No modo Cannonball, o jogador é colocado dentro de um canhão como uma bala humana, onde o objetivo é acertar os alvos dispostos pelo cenário calculando a rotação, a inclinação e a força do canhão. Já com as imensas botas pula-pula de Jumble Hopper, o piloto pode dar passos gigantescos e tem por meta alcançar a linha de chegada no menor número de pulos possível. A atividade de Paraquedismo (Skydiving) também volta nessa versão do jogo, nesse caso como uma atividade secreta e desbloqueável, e conta com uma impressão de altura e uma sensação de vertigem muito maior se comparado ao precursor.

Voar por lazer e aproveitar as paisagens tridimensionais do jogo no modo Birdman é um dos momentos mais zen do Nintendo 64

Um às dos ares

A vida de piloto pode parecer fácil até você colocar a mão na massa e decolar pela primeira vez. Ainda mais com a precisão aprimorada dos controles do Nintendo 64, o seu passeio aéreo pode passar por uma verdadeira turbulência se não seguir alguns cuidados básicos. Confira algumas dicas e segredos úteis para qualquer piloto novato:
  • Com o Jet Pack, você tem a opção de aprimorar sua trajetória brecando no ar instantaneamente pelo botão Z. Isso consome muito mais combustível do que normalmente, então fique de olho na reserva.
  • Apesar de serem meramente estéticos, alguns personagens são ligeiramente melhores do que outros em certas atividades. Goose tem um controle maior da Asa Delta, enquanto Ibis tem um maior domínio do Jet Pack, por exemplo.
Experimente diferentes personagens em diferentes situações e encontre qual funciona melhor em cada tipo de atividade!
  • A Ilha Little States é uma das ilhas que mais guardam segredos. Além de possuir alguns pontos de recarga de combustível, ela também oferece alguns portais secretos que ligam as versões em miniatura de Nova Iorque a São Francisco e Seattle a Miami.
  • A Ilha Holiday também esconde um segredo: Os habilidosos pilotos quem conseguirem adentrar a caverna perto da cachoeira poderão descobrir um cenário noturno ao sair dela. Isso é mais facilmente alcançado com o Jet Pack.
  • Um dos easter eggs mais famosos do console envolve acertar o gigantesco nariz do Mario no Monte Rushmore com um míssel do Autogiro ou com o próprio corpo, no modo Cannonball. Você consegue descobrir qual é o malvado e ganancioso personagem escondido?
Qual seré o segredo escondido no Monte "Mariomore"?

Provavelmente não havia forma melhor de demonstrar as vantagens da tecnologia poligonal do primeiro console tridimensional da Nintendo do que dar continuidade à série de pilotagem e reintroduzir Pilotwings na lineup inicial do console. Com vastos e ricos cenários e uma sensação imersiva de precisão dos controles nunca vista até então em um console de mesa, Pilotwings 64 demonstrou que uma simples ideia pode voar bem alto. Com a série fazendo seu retorno no Nintendo 3DS (além ser homenageado como uma arena no próximo Smash Bros.), ainda podemos torcer para que possamos, no próximo console ou ainda mesmo no Wii U, decolar novamente.


Revisão: José Carlos Alves
Capa: Leonardo Correia

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google