Blast from the Past

Acelerando nos portáteis ao redor do mundo em Mario Kart DS

Fazia em torno de 2 anos que o último título da franquia Mario Kart tinha sido lançado. Com o subtítulo de Double Dash! !, o l... (por Anônimo em 11/11/2013, via Nintendo Blast)

Fazia em torno de 2 anos que o último título da franquia Mario Kart tinha sido lançado. Com o subtítulo de Double Dash!!, o lançamento para GameCube se livrava das fórmulas tradicionais de corrida que a série tinha criado no Super NES e estabelecido no Nintendo 64 até então ao colocar dois corredores em apenas um carro. Mais adiante, com a capacidade de renderizar gráficos tridimensionais, o Nintendo DS tinha um imenso potencial de crescimento da série, tendo em vista que até mesmo o Game Boy Advance teve o privilégio de apoiar um dos jogos da franquia. Foi em 14 de novembro de 2005 que Mario Kart DS finalmente foi lançado para o portátil de duas telas, sucedendo Super Circuit como o segundo lançamento portátil da série e reinventando mais uma vez a franquia ao conectar, pela primeira vez na história do spin-off, jogadores ao redor do mundo todo em partidas onlines.

Pedal portátil

Mario Kart DS foi o quinto lançamento da série de corridas que coloca Mario e sua turma em pistas igualmente tematizadas do Reino do Cogumelo para disputarem quem é o mais rápido. Também foi o segundo título a ser lançado para um portátil, sendo o primeiro Mario Kart: Super Circuit, para Game Boy Advance.
Diferentemente de Super Circuit, que retomava mecânicas bidimensionais com a tecnologia de Mode 7 empregada no Super Nintendo, Mario Kart DS foi o primeiro título portátil da série que contava com gráficos completamente tridimensionais, o que, para a época, era um imenso avanço e uma grande notícia para os fãs da série.
Mario Kart DS tinha o mérito de ser o primeiro jogo portátil da série com gráficos totalmente tridimensionais
Além de gráficos bonitos e corredores modelados em 3D (algo que nem mesmo Mario Kart 64 teve a chance de oferecer), o Nintendo DS oferecia muitas outras novidades graças à sua tecnologia mais avançada: a tela de toque servia como um mini-mapa que te permitia prever os itens e estratégias dos adversários, o som Surround (também novidade para o portátil) ajudava na espacialidade dos perigos que vinham em direção ao jogador e o serviço de Download Play era sublimemente usado para compartilhar até 8 pistas para outros amigos que sequer possuíam o cartão de jogo para partidas multiplayer.

A inclusão de mais atributos de Kart também era uma novidade que renovava a fórmula da série
Como se essas melhorias já não fossem o bastante para justificar um novo jogo, a Nintendo também se empenhou em entregar a melhor experiência de Mario Kart até hoje com uma versão single-player dos modos Balloon Battle e Shine Runners, customização de usuário e karts e bastante conteúdo extra, como o modo Mission e a versão single-player do modo VS, que quebrava a monotonia do modo Grand Pix.

O modo Mission prolongava ainda mais a longevidade do jogo

Segunda volta

Além de todas essas novidades e caprichos que a série nunca havia recebido, Mario Kart DS também contava com a volta de pistas de jogos anteriores da franquia. Retomando uma ideia até então exclusiva para Super Circuit, as pistas Retro em Mario Kart DS tiveram uma importância muito mais fundamental já que podiam ser renderizadas em 3D, convidando nostálgicas e queridas fases de versões como a do Nintendo 64 e a do GameCube a voltarem em participações especiais. Diferentemente de Super Circuit, que “recriava” as pistas de Super Mario Kart através da técnica rudimentar de Mode 7, as pistas Retro de Mario Kart DS eram cópias perfeitamente adaptadas às limitações do portátil, mesmo em pistas complexas como as de Double Dash!!

Até mesmo pistas totalmente planas, como as de SNES, foram revitalizadas aproveitando a potência do Nintendo DS
A qualidade das pistas Retro permitiram que elas se tornassem parte integrante do jogo, dobrando o número de copas disponíveis (ao invés de serem tratadas como fases extras e de difícil acesso, como em Super Circuit) em um conceito que se consolidou desde então na franquia. Graças à essa atenção especial que a Nintendo deu, na época, à Mario Kart DS, hoje em dia ainda podemos ver o padrão de 4 copas “novas” e 4 copas Retro em todo novo lançamento da série, como em Mario Kart Wii e Mario Kart 7.

Algumas arenas do modo Baloon Battle, como a Block Fort de Mario Kart 64, também entraram na dança e retornaram como estágios Retro.

O mundo com a mão no volante

Mais do que pistas Retro, customização de karts, melhorias para o modo de Single-Player e itens novos como o Blooper e Bullet Bill, a novidade mais impressionante de Mario Kart DS era um modo multiplayer online. Com algumas limitações técnicas que impediam a seleção de algumas pistas em específico (mais notavelmente, Waluigi Pinball) e apenas quatro jogadores em uma partida, o modo Online finalmente colocava corredores de todas as partes do mundo em um racha virtual e internacional, sendo que algumas opções de restrição de região (como continental, mundial ou apenas amigos) eram oferecidas para filtrar melhor as partidas e conexões.

Algumas pistas, como Waluigi Pinball, não podiam ser escolhidas no modo online devido a sua complexidade, mas isso não atrapalhava em nada a diversão de correr contra outros jogadores
O modo online, que utilizava o serviço de Nintendo Wi-Fi Connection, também foi a base de um imenso avanço para a série e para a própria Nintendo, visto que a mais recente Nintendo Network nasceu como uma expansão da rede de serviços oferecidos pela velha Nintendo WFC, sendo Mario Kart DS o primeiro jogo a ter o privilégio de usufruir dessa tecnologia e o jogo perfeito para demonstrar como o incontestável multiplayer da Nintendo poderia ser replicado em âmbito mundial.
Era a primeira vez que um jogo do Mario tomava proporções globais dessa espécie.
De uma forma similar às pistas Retro, o modo de multiplayer online nunca mais ficou de fora da série de corridas de Mario e seus amigos, estabelecendo outro padrão de qualidade que a série seguiria até hoje. Até mesmo o serviço de Wi-Fi Connection da Nintendo até hoje ainda não foi descontinuado, mesmo com o advento da Nintendo Network, graças à importância que Mario Kart DS agregou à essa rede gratuita desde seu nascimento. A própria Nintendo já revelou que não tem planos para cancelar o serviço oferecido justamente pela popularidade que seus dois jogos mais jogados através dessa rede — Mario Kart DS e Mario Kart Wii — têm em relação a essa tecnologia, e de quantos jogadores ainda desfrutam da diversão que ela oferece.

O sucesso da adesão online de Mario Kart DS chegou a ser homenageado na forma de uma arena na famosa série de luta Smash Bros.
Simplesmente a obra-prima mais fundamental para a série Mario Kart desde seu nascimento no Super NES em 1992, ele foi o responsável por estabelecer os padrões de qualidade que conhecemos até hoje na franquia de corrida do bigodudo da Nintendo, como a revolução do modo online gratuito, a customização de karts e a nostálgica aparição de pistas Retro. Graças a esses feitos incríveis, Mario Kart DS marca presença no pódio com a impressionante nota de 91 pontos no Metacritic, tendo diversos outros prêmios para complementar o seu legado. Relembrar a importância do segundo título portátil da franquia deu saudade de tirar o pó do seu DS e acelerar novamente em duas telas contra outros corredores ao redor do mundo? Não se preocupe, a paixão universal por esse jogo é tão grande que a própria Nintendo manteve o Wi-Fi Connection ainda em funcionamento por ele. Então “pise fundo” e aproveite o melhor Mario Kart já feito.
Revisão: Alan Murilo
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Excelente artigo. Mario Kart DS eh o melhor da franquia. Ranking particular:
    1- DS
    2- 64( definou um conceito que o DS mehorou)
    3-wii/ 7 (possuem otimos incrementos)
    4-original/Super circuit (introdutorios em consoles de mesa e portatil. Deve se muito a eles mas nao conseguem ser atemporais como outros titulos)
    5- Double Dash ( pecou com excessos do casco azul, muito sem emoção e pistas sem graca, exceto Colliseum, se apoiou demais no Super Mario sunshine...enfim uma epoca dificil para a nintendo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente...Esse foi o melhor Mario Kart ja feito pela franquia...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google