Perfil

Conheça as almas penadas do mundo dos cogumelos: King Boo e sua trupe fantasmagórica!

Em todo lugar pessoas morrem e há quem acredite que virem almas-penadas. Em todas as culturas, os mortos sempre tiveram um Deus ou alguém ... (por HugoH2P em 01/11/2013, via Nintendo Blast)

Em todo lugar pessoas morrem e há quem acredite que virem almas-penadas. Em todas as culturas, os mortos sempre tiveram um Deus ou alguém que reinava sobre eles e os comandava: Anúbis, Hades, Plutão; você decide. Então por que seria diferente no Reino dos Cogumelos? Prepare-se para conhecer um pouco mais a Vossa “Assombrosidade”, King Boo, e seus principais lacaios neste perfil especial de Halloween!
Agora, quem temos aqui? Ora, se não é o meu velho amigo Luigi! Ou seria o Bebê Luigi? Não consigo notar a diferença. Ei, se lembra quando você me prendeu naquela pintura para toda a eternidade? Bons tempos. Mas advinha o que aconteceu? EU ESCAPEI! E agora vou pintar a cidade de VERMELHO!"
O rei dos fantasmas do universo do Mario fez sua primeira aparição no título Luigi’s Mansion lançado em 2001 para o GameCube. Embora outros Boos tenham aparecido como chefes em outros jogos (como em Yoshi’s Island e Super Mario 64), nenhum recebeu o título nobre de “rei” até quando o Boo em questão foi criado como o principal antagonista do jogo. Um poltergeist de muitos talentos, King Boo tem capacidades que vão além das possuídas por fantasmas normais: pode conjurar bolas de fogo, materializar objetos, controlar objetos por telecinese, aprisionar seres vivos, objetos e até elementos em pinturas, aumentar de tamanho e muito mais. Isso sem contar suas inigualáveis habilidades de esqui! Só tem um pequeno porém: sua força é diretamente proporcional à quantidade de Boos na redondeza e é assim que o seu arqui-inimigo, Luigi, o derrotou pela primeira vez. Caçando os quarenta dos cinquenta lacaios fantasmagóricos de King Boo, nosso “Mario verde” conseguiu enfraquecer o suficiente o rei para que pudesse enfrentá-lo de igual para igual, iniciando assim a rivalidade entre os dois.
Depois de mais de 10 anos e duas próteses dentárias (fazendo com que agora tenha todos os quatro dentes e não somente os dois vampirescos caninos), King Boo retornou como o vilão de Luigi’s Mansion: Dark Moon, mostrando o qual extenso o seu poder consegue chegar ao criar um caos generalizado em não só uma, mas em cinco diferentes mansões. Entre os adventos dos dois jogos da franquia Luigi’s Mansion, enquanto a Vossa Alteza deveria supostamente estar presa em um quadro, ela foi avistada participando em campeonatos dos mais diversos esportes, incluindo baseball e corridas de kart, além de servir como chefe para jogos de tabuleiro em tamanho real na última iteração de Mario Party para Wii. Há quem diga também que ele deu as caras no  cassino do Hotel Sirena, mas este é um ledo engano que nos leva a outro assunto: os principais Lacaios do Rei Boo.
No topo, é visível algumas diferenças pelas quais o design de King Boo passou entre os dois jogos da série Luigi's Mansion. O maior problema, entretanto, são nos spinoffs do Mario (Mario Kart, Mario Party...) no qual ele é retratado apenas como um Boo normal usando uma coroa comum.

Quem encontramos enquanto perambulamos pela Delfino Island é, de fato, um “King Boo”, mas não o King Boo, se é que me entende. Na versão japonesa, o fantasma babão e de olhos azuis é chamado de
“Boss Boo”, ou seja, “Chefe Boo”, mas durante a tradução para a versão norte-americana, a equipe da Tree House resolveu nomeá-lo “King Boo” também (provavelmente devido à sua coroa), o que levou a muitos fãs distraídos acreditarem que este Boo gigante que detesta pimentas e o Boo que aprisionou o Mario em uma pintura eram o mesmo.

Além de Boss Boo, o rei dos fantasmas também conta com a ajuda do seu braço direito, o Boolossus, e este leva a sério a expressão “a união faz a força!”. Formado por 15 Boos, este ser é gigante e ataca com força bruta. A única maneira de derrotá-lo é literalmente “Dividindo e conquistando”. Ao ser arrastado até algum objeto pontiagudo, Boolossus estoura e se divide novamente em 15 Boos, que agora podem ser devidamente congelados e sugados pelo poltergust antes que se reagrupem novamente.

O mais antigo e conhecido da trupe, entretanto, data desde antes da criação do próprio King Boo. Big Boo já apareceu cinco anos antes de seu rei, no Super Mario 64, na fase que leva seu nome: “Big Boo’s Haunt”. Ele precisa ser derrotado em três diferentes ocasiões para que Mario consiga todas as estrelas
do local. Além disso, já foi chefe no excêntrico Super Mario Pinball Land, para GBA. Ele também deu as caras como simples inimigo em diversas outras ocasiões (de Super Mario World até Super Mario Galaxy 2) e voltou a ser um chefe em Luigi’s Mansion: Dark Moon, jogo no qual teve um comportamento muito similar ao de Boolossus, pois era formado por 10 Boos e precisava ser estourado para que Luigi caçasse os fantasmas um a um.

Além dessas principais figuras, a trupe do King Boo se estende por uma legião de mais de 80 Boos com nomes carismáticos e 23 fantasmas de uma antiga família aristocrata e um tanto exótica, todos esses dispostos a fazer toda travessura que seu mestre obrigar. Mas por mais que King Boo deteste o aniversariante do ano, temos que confessar que não tem como não gostar dessa bolota flutuante (não Kirby, não estamos falando de você!). Mas e você, qual a sua participação favorita do Rei Boo? Você sabia diferenciar todos estes fantasmas entre si?

Revisão: Luigi Santana
Capa: Hugo H2P

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google