Random Blast

Uma verdadeira aula de história: conheça todos os logos da Nintendo ao longo dos seus 124 anos de vida

Sabe esse logo cinza escrito "Nintendo" que sempre vemos nos produtos da empresa? Ele é o logo que a Big N usa desde 2006, apes... (por Alex Sandro de Mattos em 29/11/2013, via Nintendo Blast)


Sabe esse logo cinza escrito "Nintendo" que sempre vemos nos produtos da empresa? Ele é o logo que a Big N usa desde 2006, apesar de seu modelo ser o mesmo desde 1982 com mudanças apenas na cor. Mas você sabia que, desde a sua criação em 1889, a Nintendo já teve mais de uma dezena de logos diferentes? Hora de conferir um pouco mais sobre os logos de uma das maiores e mais conhecidas empresas do mundo:

Durante as primeiras décadas de vida da Nintendo, o logo era composto pelo nome da empresa em kanji (任天堂), os caracteres da língua japonesa. E aqui vale uma curiosidade: Hiroshi Yamauchi, que foi presidente da Nintendo entre 1950 e 2002 e era neto do fundador da empresa, chegou a declarar que não sabia exatamente o que 任天堂 (Nintendo) significava. Era dito que o nome significava algo como "o templo da Hanafuda livre" ou "empresa autorizada a produzir Hanafuda", mas Yamauchi disse que "deixe a sorte para os céus" era uma explicação mais plausível para o nome.


A partir de 1950, a Nintendo adotou um logo diferente para atuar no mercado ocidental. Como ainda era essencialmente uma empresa que produzia cartas, o logo era composto por um por um As de espadas com um grande N ao centro. Curiosamente, Big N (grande N) é forma carinhosa que os fãs costumam chamar a empresa atualmente.


Durante o ano de 1960, pensando tanto no mercado ocidental quanto oriental, a Nintendo adotou um logo usando a escrita romana em um estilo manuscrito cursivo que acompanhava os primeiros jogos de tabuleiro e brinquedos da empresa. Vale notar a "ondinha" na letra N, que variava entre os produtos, e a estrela sobre a letra i.


Até a metade da década de 1960 apareceram outras variações de logo. Houve um mais estilizado, com letras individuais sendo conectadas por linhas retas que podia ser visto nas cartas produzidas pela Nintendo.


Houve ainda um logo com letras maiúsculas e de forma simples, utilizado principalmente em cartas e no jogo New Coaster.


O crescente e diferentes tipos de brinquedos da Nintendo começaram a ser licenciados pela empresa americana MB (Milton Bradley) e um novo logo, baseado na MB, foi adotado. Era um logo com um círculo com as letras NG estilizadas e com as palavras Nintendo Game escritas em rosa abaixo do círculo. Era visto nos jogos de tabuleiro e nos brinquedos Ultra Hand, Captain Ultra Coaster e Picture Cutter.


As letras NG também passaram a significar Nippon Game. Esse logo foi usado por algum tempo enquanto a Nintendo lançava produtos como jogos de tabuleiro com figuras de personagens da Disney e de outras empresas norte-americanas. O logo era acompanhado por caracteres japoneses e, posteriormente, foi usado apenas o círculo com as letras NG.


Em 1967, a Nintendo criou o Ultra Machine e foi um grande sucesso comercial e foi o primeiro brinquedo da empresa a utilizar um logo bem similar ao usado atualmente. As letras eram bem próximas do que vemos hoje, com apenas o N em maiúsculo e com o pingo do i quadrado.


A partir de então, a forma escrita se manteve e houve uma tentativa de adicionar uma borda hexagonal ao redor do logo. Esse logo foi usado nos brinquedos N&B Block e People House da Nintendo.


Na década de 1970, a Nintendo adotou variadas formas de logos. Houve um estilizado com a letra N preta com uma faixa escrita Nintendo que apareceu nos brinquedos Time Shock, Lefty RX e Mach Rider da empresa.


Quando começou a vender Wild Gunman, o logo que a Nintendo utilizou foi um grande círculo com a letra N e o nome escrito abaixo.


Em 1972, um logo bem mais similar ao que é utilizado atualmente apareceu nos brinquedos Ele-Conga e Autoplayer da Nintendo. O logo tinha uma borda ao redor com as laterais curvas e o nome da empresa escrito ao centro.


Por volta de 1973, a Big N começou a usar a escrita katakana - Ni (ニ) n (ン) te (テ) n (ン) dō (ドー) - como logo em seus produtos no Japão.


A partir de 1982, a mesma versão utilizada em 1972 reapareceu no arcade de sucesso e muito conhecido chamado Donkey Kong. Em comparação com o atual, o logo da década de 1980 era preto e tinha um espaçamento maior entre as letras 'N' e 'o' e a borda. No ano seguinte, esse espaçamento foi retirado e a cor foi alterada para vermelho. Esse modelo foi utilizado até 2006, quando passou a ter uma coloração acinzentada.


E você, conhecia os diferentes logos da Nintendo? Qual deles você mais gostou?



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google